O vice-governador José Eliton se reuniu hoje com o governador do Estado de Nova Gales do Sul (Austrália), Barry OFarrell, para buscar estreitar as relações comerciais entre os dois estados. Na oportunidade, José Eliton fez uma explanação sobre os potenciais de Goiás nas áreas de agricultura, pecuária, mineração e propôs parcerias nos diversos segmentos.

A ideia, segundo o vice-governador, é aprofundar as relações nas áreas de mineração e agropecuária, especialmente na produção de leite, e buscar investimentos na geração e transmissão de energia. O governador Barry O’Farrel confirmou o interesse na parceria comercial entre os dois países, especialmente nos investimentos no setor de energia, pois, segundo ele, é preciso produzir mais energia a preços mais baixos. “Tive uma reunião nessa semana sobre o assunto e a energia é sim uma das nossas missões. Vamos estudar melhor o que pode ser feito”, garantiu.

Barry, que fez questão de receber a comitiva, destacou que em 21 meses de mandato, esta é a primeira vez que uma delegação brasileira o procura. “São dois países com características muito semelhantes. Com certeza temos muitos interesses em comum e muitas experiências a serem trocadas”, observou, ao se comprometer a viabilizar estudos sobre as possibilidades de negócios entre os dois estados.

O governador sugeriu ainda uma rodada de negócios com empresários e possíveis investidores. “Precisamos manter contato e continuar essas conversações, pois o que buscamos não é só gerar riquezas, mas também conquistar essas relações e as formas de se desenvolver as habilidades de cada lado”, ressaltou Barry O’Farrel.

A Austrália já é parceira do Brasil em áreas como educação, na qual cerca de 30 mil estudantes brasileiros cursam o ensino superior do outro lado do oceano. Na área de proteína, a empresa goiana JBS atua no país através da Swift & Company, e na área de mineração, a brasileira Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, opera no Estado de Quensland, no norte da Austrália.

Participaram ainda da reunião o presidente eleito da Assembleia Legislativa, Helder Valin, o secretário de Infraestrutura Danilo de Freitas, o secretário para Assuntos Internacionais Elie Chidiac e o cônsul adjunto do Brasil em Sydney, André Costa.
Fonte: Goiás Agora

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem