Se você está sem tempo, volte depois, faremos o RAIO X dos 74 dias de mandato do atual prefeito da Prefeitura Municipal de Formosa.

A campanha do pesedebista Itamar, inaugurada no dia 22 de agosto de 2012 instaurava oficialmente a campanha que prometia a renovação de Formosa, que na época enfrentava vários problemas de saneamento, pagamentos e buracos.

A campanha vitoriosa contou com a maior carreata já vista no município, com mais de 6 mil veículos na intitulada “carreata da vitória”.
 

No dia 07 de outubro Itamar foi eleito com 53,32% dos votos contra 46,68% de Ernesto e logo após fez várias viagens para Brasília e Goiânia buscando apoio político e buscando garantir recursos para o orçamento 2013.

Em 31 de Dezembro, os vereadores se reuniram e votaram o projeto de lei enviado à câmara pelo ex-prefeito Pedro Ivo. Vereadores leram a carta enviada pelo prefeito eleito pedindo que o projeto fosse aprovado. O Projeto de Lei para aumento do IPTU/IPTI foi barrado. Divino Ramos (líder do governo na câmara), Rogério Martins (atual secretário de comunicação) e Henrique Vieira (atual administrador do terminal rodoviário) votaram a favor e Com, Abigail, SD Caetano, Genedir Ribas e Dr Joelson votaram contra o aumento.

Já no seu 1º dia de mandato, em seu empossamento Itamar anunciou a campanha “Cidade limpa é Formosa” com ampla divulgação com panfletos, sms, jornais e internet. A Campanha “Cidade limpa é Formosa” foi um sucesso logo de início


Em janeiro, a administração foi bastante criticada por atrasar o pagamento da remuneração dos professores, a prefeitura alegou que não havia receita, mas segundo funcionários da antiga administração havia mais de R$ 1 milhão na conta da secretaria de saúde.

No dia 18 de janeiro Itamar anunciou uma das maiores polêmicas do seu mandato, o cancelamento do Carnaval Formosa 2013.

Em sua campanha, Itamar prometeu a realização de concurso, dando fim aos servidores contratados convocando pessoas mais qualificadas, o que não vai acontecer tão cedo. LEIA: Concurso da Prefeitura de Formosa vai demorar (e muito).

O prefeito foi incisivamente criticado pela oposição após não cumprir com o Coronel Abigail o acordo feito na campanha. Em uma rede social o ex-vereador e coronel r/r da PM de Goiás relatou:
Aumento do IPTU e do ITBI, quais as consequência em votar contra?
Durante sua campanha Itamar Barreto esteve em minha casa acompanhado de outras pessoas onde afirmou que este seu velho aliado estaria presente em sua administração, mas mesmo tendo prometido a mim naquela época Secretaria Municipal de Segurança Pública, logo após a eleição já havia mudado de ideia e oferecido apenas a ouvidoria geral, mas tudo bem eu já tinha até concordado.
O Soldado Caetano único dos que votaram contra o aumento dentre os reeleitos de acordo com Itamar não teria sequer um requerimento aprovado na Câmara.
Palavras do Itamar a mim um dia após a votação: "Você votou contra mim ontem..." Palavras do Itamar no último Domingo: "Abigail... você não participará da minha administração por ter votado contra o aumento do IPTU/ITBI...". Eu agradeci a Ele por ter definido isso logo, diante de minha cobrança de um posicionamento... visto que sinceramente prefiro um "Não" do que uma enrolação para o resto do seu mandato. Coronel Abigail, 15/01/2013 (fragmentos).
Logo após esse fato, veio um período de chuvas intenso e as ruas da cidade foram tomadas por buracos com mais de 5 centímetros de profundidade, sendo apelidada de Formosa dos buracos.

Moradores ironizavam a situação.
A campanha “Cidade Limpa é Formosa” que foi motivo de muito sucesso, está começando a ser questionada pela população. Vários pontos da cidade continuam sujos e mesmo com políticos residindo no bairro não há solução.

Reprodução/J. Carlos Martins/Jardim das Américas
Reprodução/Larangeiras/ Nill Ribeiro
O atual prefeito que prometeu  para servidores municipais o reconhecimento da classe e aumento de remuneração, mas foi alvo de maciças críticas quando abaixou os quinquênios o que consequentemente abaixou a remuneração. Itamar e sua administração não revelou se ainda pretende arrumar a tabela dos servidores municipais, tabela inclusive que está bastante defasada.

Itamar defende a construção da fábrica de cimentos da CPX e fez várias reuniões com o presidente da empreiteira. 

Após a posse de Itamar a prefeitura recebeu várias viaturas.



O Governo do Estado entregou 28 viaturas para a Polícia Militar após algumas semanas após apresentaram mais 06 caminhonetes para a Polícia Militar, sendo 04 viaturas para a Patrulha Rural e 02 para o Grupo de Patrulhamento Tático. 

O Ministério da Saúde entregou 03 viaturas para o SAMU  e a Secretaria de Educação Estadual doou 480 cadeiras para as escolas municipais.



“A Prefeitura de Formosa continua com a campanha Cidade Limpa é Formosa, coletando o lixo, serviços de tapa buracos, poda de árvores e jardinagem” relatou por meio de uma rede social juntamente com a imagem abaixo.


Muitas promessas de campanha ainda não foram discutidas, o compromisso de avançar 40 anos em 4 anos começou a andar, esperamos que Itamar seja o melhor prefeito de todos os tempos.

Escolha qual rede social e comente:

1 comments:

  1. Amarrou bem o texto. Parabéns!
    Amanhã (dia 27) às 9h00, o SINPREFOR e os servidores estarão debatendo e discutindo assuntos ligados às respostas da Administração acerca de assuntos como esse da tabela que já foi cobrado pelo sindicato.
    Convidamos para participar do evento.

    ResponderExcluir