A Festa do Divino Espírito Santo é uma festa cristã. A sua origem é tão antiga quanto o próprio cristianismo. O seu nome litúrgico é "Festa de Pentecostes". A palavra "pentecostes" é de origem grega e significa "cinquenta dias". No tempo de Jesus, a comunidade judaica celebrava uma festa típica, em agradecimento pelas colheitas, cinquenta dias após a Páscoa, da qual participavam judeus de todas as partes do mundo. Nesse dia, Jesus enviou sobre os Apóstolos o Espírito Santo (Atos 2). Repletos e animados pelo Espírito Santo, os Apóstolos começaram a pregar corajosamente a Boa Nova de Jesus Cristo, Senhor e Salvador.

Organizada pela Diocese de Formosa, a festa mais popular do município foi realizada no último Sábado (18) e contou com as maiores autoridades regionais e estaduais.

O Giro da Folia do Divino Espírito Santo começa logo após a Santa Missa que acontece no sábado de manhã. Percorre diversos pontos da cidade e visita várias residências e Igrejas, até chegar a Praça da Catedral para entregar a Folia na hora da Santa Missa.

A folia conta com diversos jovens, muitos deles vão a festa para ingerir bebidas alcoólicas o que é condenado pela igreja. “Estamos encaminhando um pedido ao DPCA para que estejam presentes durante a caminhada. Atitude tomada para tudo correr bem, sem bebidas alcoólicas, pois, a Festa do Divino Espírito Santo é uma festa Cristã! Quem crê não precisa de bebida para demonstrar sua devoção” relatou a Diocese em um site de eventos.

Esse ano muitas empresas superfaturaram os preços, lesionando os festeiros. Uma água que custava em média R$ 1 foi vendida por R$ 2 a 2,50 (aumento de até 250%).

Esse ano os presentes respeitaram e não ingeriram bebidas alcoólicas como o ano anterior, a festa foi muito tranquila.

O Entorno Urgente em breve realizará uma entrevista com o novo Imperador e Folião da Festa do Divino de 2014.

Fotos









pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem