O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (9/7) lista com as cidades que terão prioridade para receber os novos médicos do programa lançado pelo governo federal para ampliar o atendimento na atenção básica da rede pública. Formosa é uma das cidades do Entorno juntamente com Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Pirenópolis, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás aparecem na lista.

Foi publicada na edição de hoje (9) do Diário Oficial da União a medida provisória (MP) que institui o Programa Mais Médicos para o Brasil. Lançada ontem (8), pelo Executivo, a iniciativa prevê a contratação de médicos para atuar na saúde básica em municípios do interior e na periferia das grandes cidades. Além da MP, também foi publicada a portaria conjunta do ministérios da Educação e da Saúde que fixa as diretrizes do programa.

Entre os objetivos listados estão diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), de modo a reduzir as desigualdades regionais nesta área; fortalecer a prestação de serviços na atenção básica em saúde no país; e ampliar a inserção do médico em formação nas unidades de atendimento do SUS, desenvolvendo seu conhecimento sobre a realidade da saúde da população brasileira.

De acordo com o governo federal, a prioridade é contratar médicos formados no Brasil. Caso as vagas não sejam preenchidas pelos brasileiros, o governo contratará médicos estrangeiros ou brasileiros formados no exterior, sendo que os últimos terão preferência dentro deste grupo. A estimativa inicial do Ministério da Saúde é a abertura de cerca de 10 mil vagas, mas o número pode mudar, já que os municípios ainda vão se inscrever no programa.

Com informações da EBC de Thais Leitão.

Escolha qual rede social e comente:

0 comments: