A Prefeitura de Formosa através da Secretaria de Turismo,está apoiando o Campeonato Brasileiro e Internacional de Voo Livre - 2013 que que teve início no último domingo, 18 de agosto. Mais de oitenta pilotos de asa delta, de diferentes estados brasileiros, coloriram os céus do Vale do Paranã, município de Formosa (GO), que fica a cerca de 130 km de Brasilia, onde está sendo disputada a segunda etapa do Campeonato que irá até o dia 24 de agosto. O presidente da AVLDF (Associação de Voo Livre do DF) Ricardo Ortega agradeceu o apoio de Formosa-GO este ano e ressaltou que sem esta inciativa o evento não teria o mesmo sucesso.


Considerado pelos pilotos como uma espécie de prova de fogo, devido ao alto nível técnico necessário para voar nas difíceis condições oferecidas pelo vale, a prova tem um sabor especial para os voadores. A decolagem já é adrenalizante, com as asas ganhando altitude em poucos segundos, e rasgando a borda do planalto, como é conhecido o vale, impressionando quem assiste. Para os pilotos é um deleite enfrentar o que alguns, fazendo alusão às ondas, consideram o Waymea ( praia haviana onde as ondas são gigantescas) do Voo.
E as condições de domingo, ventos com cerca de 12km/h, e boas térmicas, estavam clássicas, segundo a avaliação de vários pilotos.Para Chico Santos, presidente da Asssociação Brasileira de Voo Livre, a missão foi cumprida:
“Estamos muito satisfeitos com as condições. Temos um esquema diferente para a categoria de acesso, pois a prova exige muita técnica e os pilotos mais experientes levam vantagem”, diz ele sobre o percursso: cento e três quilômetro para os mais experientes e noventa para a categoria de acesso.
O evento conta com participantes de várias partes do mundo.

Fonte: Prefeitura de Formosa

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem