A comissão de parlamentares da Comissão de Seguridade Social e Família foram à cidade de Formosa (GO), nesta quarta-feira (16), para acompanhar a investigação e o julgamento de Paulo Cesar Freire Loyola, acusado de assassinar a facadas a ex-companheira, Fernanda Karla Porto, em novembro de 2011, diante do filho de três anos de idade.

Iara Porto, irmã da vítima, solicitou ajuda à bancada feminina para o risco de absolvição de Paulo Loyola, cujo julgamento está previsto para a próxima sexta-feira (18).
Levantamento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher confirmou que Formosa é a cidade com maior índice de violência contra a mulher no estado de Goiás. No ranking nacional, é a 20ª cidade mais violenta, com taxa de 14 assassinatos para cada grupo de 100 mil mulheres. A média nacional é de 4,4 assassinatos.

Os parlamentares se reuniram com o juiz da comarca de Formosa, e também participaram de reunião com a presidente do Conselho Estadual da Mulher de Goiás, Angela Café; a superintendente de Políticas para Mulheres, Eliana França; e a secretária da Mulher de Goiânia, Tereza de Souza.

Além de prestar apoio à família da vítima e de fiscalizar as medidas adotadas pelas autoridades locais no caso da morte de Fernanda Karla Porto, a comissão externa da Câmara também participou de uma audiência pública, às 10 horas, na Câmara Municipal de Formosa.

O Brasil é o 7º país em que mais mulheres são violentadas e mortas no mundo. De 2001 a 2011, 50 mil mulheres foram assassinadas, vítimas de violência doméstica e familiar, o que equivale a cinco mil mortes por ano, 15 por dia ou uma mulher morta a cada uma hora e meia.

A comissão externa é formada pela coordenadora da bancada feminina, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), Erika Kokay (PT-DF), Marina Sant'Anna (PT-GO), Magda Mofatto (PTB-GO), Flávia Morais (PDT-GO), Íris de Araújo (PMDB-GO) e Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) e Paulo César (PR-RJ).

Com informações da Câmara Municipal de Formosa; Agência Câmara e Portal Vermelho.
(Fotos: Marcos Couto)

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem