Formosa foi a cidade escolhida para receber 800 jovens do Pronatec pelo sistema Senar/Faeg. A idade mínima para participar do Programa é de 15 anos, e o aluno deve estar na escola de rede estadual. Os alunos que interessem em participar do Pronatec 2014 devem procurar a direção da escola, que irá fazer a pré-inscrição e repassar para Subsecretaria Regional de Educação.

Foi realizado nesta terça-feira (26), a entrega de certificados do Pronatec no município de Formosa.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) trouxe mais de 800 alunos distribuídos em 82 turmas de 26 municípios do nordeste de Goiás e entorno do Distrito Federal.

Em Goiás, o Pronatec para o campo está sendo coordenado pelo Senar Goiás e veio para oferecer qualificação para os jovens oriundos do meio rural e para aqueles que estão na cidade e vislumbram oportunidades de emprego e ganho real na agricultura e pecuária.

Alunos da Escola Municipal Projeto Paranã que participaram do Pronatec
A diretora Ana Paula Monteiro da Escola Municipal Projeto Paranã elogiou o programa. “Os alunos ganharam o poder de trabalhar para o futuro. Eles ganharam empreendedorismo, conhecimento, aprendizagem e podem com certeza transformar o local onde eles vivem”, destacou. 

“O programa foi muito bom para a gente, nós moramos na zona rural. Nos ensinou a mexer com os animais. Ensinou a laçar, tirar leite. O programa foi muito bom, um aprendizado a mais para levar para vida”, disse os alunos Luís Fernando e Eduardo da Escola Municipal Projeto Paranã.

Equipe da secretaria de Educação que prepararam a galinhada que foi servida no almoço.
O secretário de Educação, Rafael Barros, destacou a importância do programa para os jovens. “Esse programa traz capacitação, dá um norte para os jovens que estão saindo das escolas. Os jovens que estão no campo precisam entender que nem sempre vir para a cidade é a melhor alternativa”, frisou.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Wilmar Weber, salientou a importância do programa para a capacitação profissional. “O programa é de grande importância para o município de Formosa e Entorno, pois leva conhecimento aos nossos jovens para que eles se insiram no mercado de trabalho” disse.

O presidente do sistema Faeg/Senar, José Mario Schreiner, explicou que o programa ajudou o jovem a conhecer melhor o campo. “Hoje Formosa tem vários alunos que estão concluindo o ensino profissionalizante. Muitos deles vão cursar uma universidade porque o ensino técnico reabriu a mente e deu um novo horizonte” destacou. O presidente também agradeceu a parceria com a Prefeitura de Formosa. “Nós temos aqui uma parceria excepcional com a Prefeitura e estamos muito felizes por estar premiando os alunos que estão sendo certificados com o Pronatec.

A vice-prefeita, Argentina Martins, esteve no evento representando o prefeito Itamar Barreto e declarou que o programa é fantástico. “O programa é uma oportunidade que todo jovem precisa ter, e, que a Faeg junto com as prefeituras estão abrindo suas portas. Hoje são 800 alunos, mas vários outros alunos estão sendo encaminhados também. Ontem eu visitei uma turma no Distrito do Bezerra e constatei de perto a empolgação e importância desse programa para o nosso cidadão que precisa muito de uma oportunidade de qualificação” declarou.

Galeria







Com informações da Prefeitura de Formosa
Foto principal: Marcos Couto/PMF

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem