Na próxima sexta-feira (29), às 9 horas da manhã, a Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, em parceria com o Sistema Municipal de Ensino, Instituto Itiquira, Rede Terra, Programa São Bartolomeu Vivo e com a Polícia Militar, com empresas e com organizações da sociedade civil, organiza a Treição Saia Velha, para plantar milhares de árvores nas escolas e espaços públicos do Município.

Logo de manhã, Valparaíso de Goiás fará um grande mutirão para o plantio de árvores do Cerrado na nascente do Ribeirão Mangal, na Etapa II, nas escolas e nas comunidades. Este grande mutirão se chamará Treição Saia Velha, porque é uma ação feita em mutirão pela administração municipal, pela comunidade escolar e por toda a sociedade de Valparaíso de Goiás, para fazer do Município um local mais verde, mais ecológico e mais saudável. O nome escolhido – Treição Saia Velha – é uma homenagem ao ribeirão de onde é captada a água que chega às torneiras das casas das pessoas que vivem no Município.

O que é uma Treição?
Nas roças goianas, quando a situação aperta para um vizinho ou para uma vizinha, todo mundo se junta, chega de “treição”, com muita cantoria, com muita disposição, e dá uma força para o companheiro ou companheira que está em precisão. “Treição” é, portanto, coisa da nossa tradição rural, é mutirão feito de surpresa, é coisa boa que vem do coração. A Treição Saia Velha é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, coordenada pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Governo e Educação, com o apoio de todas as demais Secretarias. O trabalho de plantio e de organização será realizado em parceria com o Instituto Itiquira, que já fez treições em Formosa e Luziânia, e da Rede Terra, que doará as mudas para o plantio.

CRONOGRAMA

No dia 29:
Chegar antes das 9 horas ao local da Treição: Nascente do Ribeirão Mangal, Esplanada II. Fazer o cadastro e retirar as mudas que vai plantar. 

Depois do dia 29, até 5 de junho de 2014: 
Organizar plantios individuais ou coletivos nos bairros, nas praças, na comunidade. Entrar em contato com a organização pelo e-mail: treiçaosaiavelha@gmail.com.

Cada participante deve levar boné ou chapéu, cantil ou caneca para beber, água, tênis ou sapato confortável, e se apresentar diretamente para o/a coordenador/a da sua frente de trabalho.

COMO PARTICIPAR DA TREIÇÃO SAIA VELHA?

Todo mundo pode participar da Treição Saia Velha.

A Treição Saia Velha está aberta à participação de toda a Comunidade de Valparaíso de Goiás. Podem participar pessoas da Comunidade, organizadas em grupos, ou Escolas, Empresas, Servidores e Servidoras, Vereadores e Vereadoras. Participar é fácil. Você pode participar no dia 29 de novembro, ou nos meses seguintes, até o dia 5 de junho. Veja como:

1. Organize um grupo de amigos e amigas para participar da Treição na sua rua, no seu bairro, na sua associação, na sua igreja ou em qualquer outro local de sua Comunidade.
2. Pense em um lugar perto de vocês para fazer o plantio.
3. Escolhido o lugar, decida com o grupo quantas mudas vocês podem plantar no dia 29.
4. Escolha – na lista disponível – as espécies que vocês querem plantar.
5. Entre em contato com a coordenação da Treição pelo e-mail treicaosaiavelha@gmail.com, ou com o Gabinete da Secretária de Meio Ambiente para reservar as mudas do seu grupo e acertar a logística do plantio.
6. No dia 29, você e seu grupo devem estar no local do Plantio às 8 h 30 min em ponto.
7. Também no dia 29, o plantio deve começar ao mesmo tempo, no mesmo lugar, às 9 horas em ponto. 
8. Durante o plantio, faça fotos – muitas fotos – e grave depoimentos das pessoas que estão participando da Treição, ou que estão apenas passando pelo local.
9. Mande as fotos para o e-mail da Treição: treicaosaiavelha@gmail.com
10. Para mais informações sobre a Treição, curta a página da Treição no facebook: www.facebook.com/ pvalparaisogo, e visite sempre o site da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás: www.valparaisodegoias.go.gov.br

QUANTAS ÁRVORES SERÃO PLANTADAS?

Entre 29 de novembro de 2013 e 5 de junho de 2014 serão plantadas 13 mil mudas de árvores nativas do Cerrado em Valparaíso de Goiás. Quantas árvores serão plantadas no dia da Treição vai depender da comunidade. Até o dia 25 de novembro, já foram adotadas 2.291 mudas.
Veja quais:

1. Ipês coloridos: 21
2. Ipês Amarelos: 743
3. Ipês Rosa: 545
4. Ipês Brancos: 06
5. Sangra d’Água: 08
6. Aroeira Vermelha: 66
7. Mutamba: 47
8. Figueira: 135
9. 9. Anilão: 11
10. Cagaita: 295
11. Cedro: 68
12. Jatobá: 114
Total de espécies: 22
Total de mudas: 2.291

COMO SERÁ A TREIÇÃO SAIA VELHA?

A Treição Saia Velha será um grande encontro das pessoas que gostam da Natureza com a Prefeitura Municipal, que decidiu fazer do Município uma das áreas mais verdes de todo o Estado de Goiás. Este grande encontro se dará por meio do plantio de milhares de árvores nativas do Cerrado, tanto na nascente do Ribeirão Mangal, Etapa II, quanto nas escolas e nas demais áreas comunitárias do Município.

O plantio será feito da seguinte forma:

1. Existem 22 espécies de árvores do Cerrado para serem plantadas.
2. Existem áreas na nascente do Ribeirão Mangal, Etapa II, nas escolas e nas comunidades, aptas para o plantio das 22 espécies.
3. Às margens da Nascente do Ribeirão Mangal, será plantada uma mistura das 22 espécies.
4. O plantio no Ribeirão Mangal será feito em frentes organizadas, segundo a disponibilidade de voluntários e voluntárias.
5. Nas escolas, serão feitos plantios de “bosques” de uma das espécies disponíveis, podendo a escola escolher e adotar uma árvore. A árvore escolhida deverá ser trabalhada como tema em sala de aula, na produção de poesias, textos e outras artes criativas. Este material será publicado na revista eletrônica da Treição, no Site da Prefeitura Municipal. As peças mais criativas serão utilizadas para a produção de um livro, a ser entregue no dia 5 de junho de 2014, durante as celebrações da Semana do Meio Ambiente.
6. A árvore escolhida deverá ser trabalhada como tema em sala de aula, na produção de poesias, textos e outras artes criativas. Este material será publicado na revista eletrônica da Treição, no Site da Prefeitura Municipal. As peças mais criativas serão utilizadas para a produção de um livro, a ser entregue no dia 5 de junho de 2014, durante as celebrações da Semana do Meio Ambiente.

Com informações da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem