Últimas

Menu

Browsing "Older Posts"

Formosa recebe curso à distância sobre tendências do Processo Civil

29 de mar de 2013 / Comente

A Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-GO, em parceria com a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), vai realizar, na segunda (1º) e terça-feira (2), o curso a distância Tendências do Processo Civil. Serão abordados os seguintes temas: molecularização de demandas e técnicas de prevenção de litígios e potencialização de julgados.

As teleaulas serão transmitidas às 19 horas, na sede da ESA, em Goiânia, e nas subseções de Anápolis, Catalão, Ceres, Cristalina, Formosa, Goiás, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Morrinhos, Rio Verde, Santa Helena, São Luís de Montes Belos, Trindade e Uruaçu. A entrada é gratuita, mas as inscrições devem ser feitas pelo site www.oabgo.org.br/esa. Mais informações pelo telefone (62) 3235-6520.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

Sefaz-GO realizou operação para apreensão de bebidas em Formosa

28 de mar de 2013 / Comente
A Gerência de Arrecadação e Fiscalização da Secretaria da Fazenda realiza a Operação Semana Santa para coibir a circulação de bebidas sem notas fiscais ou com notas inidôneas. As ações incluem blitze em rodovias e em distribuidoras de bebidas e estão sendo realizadas pelas Delegacias Regionais de Fiscalização. A operação começou na quarta-feira (20) e termina hoje (27).

Em Formosa, os fiscais apreenderam até agora 310 mil latas de cerveja e 14 mil latas de energético que estavam sendo transportadas com documentação inidônea, com destinatário diferente do apresentado na nota. O delegado regional de Fiscalização, Luiz Antônio de Faria Grangeiro, explica que as bebidas saíram da Bahia e Sergipe e pela documentação teriam como destino Mato Grosso e Rio de Janeiro, mas diligências do fisco confirmaram que, na verdade, elas seriam descarregadas em Goiânia. As bebidas estão avaliadas em R$ 690 mil e o valor do ICMS sonegado chega a R$ 187 mil além da multa. Segundo Luiz Antônio a fiscalização vai continuar nas empresas destinatárias. As principais apreensões foram na BR-020 na área urbana de Formosa.

FONTE: Comunicação Setorial – Sefaz

Prefeitura de Formosa credencia profissionais da Saúde

/ Comente
A Prefeitura Municipal de Formosa - GO, através do Fundo Municipal de Saúde, informa que estará realizando credenciamento de Profissionais da área de Saúde, visando o atendimento à população no decorrer do ano de 2013.

Os documentos necessários para realizar a inscrição devem ser entregues entre os dias 27 e 28 de março de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Valeriano de Castro, nº 205, Centro. O horário de atendimento será das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O edital completo e outras informações podem ser obtidas na Sede da Secretaria Municipal de Saúde ou através do telefone: (61) 3981-1156.

Fonte: www.agecom.go.gov.br

Dilma revela o desafio Brics

27 de mar de 2013 / Comente

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (27) que o desafio do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) é superar as dificuldades econômicas e sociais para atingir o mesmo nível dos países desenvolvidos. Dilma reiterou que a crise econômica, que afeta principalmente os europeus, não pode contagiar o Brics e os países emergentes. A presidenta discursou em dois momentos da 5ª Cúpula do Brics, em Durban, na África do Sul.

Para a presidenta, os desafios estão centrados na superação de dificuldades econômicas, na preservação de direitos sociais e na proteção do meio ambiente. “Não podemos permitir que os problemas dos países avançados criem obstáculos para os nossos países. Nosso desafio é encontrar um caminho mais vigoroso”, ressaltou.

Dilma disse que um dos principais efeitos da crise econômica internacional é a redução da oferta de empregos. Para ela, é fundamental que sejam feitos esforços conjuntos “para a recuperação da economia internacional”. “Hoje temos de ter em mente: fazer um grande esforço. Se faltam oportunidades de investimentos nas economias avançadas, vamos criar fontes de financiamento”, destacou.

A presidenta lembrou que os países do Brics conseguiram superar as dificuldades, provocadas pela crise, a partir de 2007. “Temos força suficiente para responder com responsabilidade”, disse ela, lembrando que a Rússia, na presidência rotativa do G20 (grupo de países mais desenvolvidos do mundo) terá muito o que fazer.

Segundo Dilma, a pauta no G20 deve ter como foco o desenvolvimento global, envolvendo infraestrutura e a geração de emprego. Ela disse que, embora o cenário de 2013, seja “um pouco mais promissor” do que o de 2012, é visível que “muitos dos países desenvolvidos continuam a prometer, principalmente na taxa de desemprego”.Fonte: Agência Brasil

PM-GO sob novo comando

26 de mar de 2013 / Comente

O coronel Sílvio Benedito Alves, de 46 anos, tomou posse ontem de manhã, na Academia da Polícia Militar, como comandante da instituição que teve o pai dele como soldado, fato inédito na corporação. Ele ficou emocionado ao se lembrar que o pai foi um praça da PM. “Sou o primeiro comandante-geral filho de soldado”, disse.

O coronel, que tem 27 anos de corporação, foi empossado pelo governador Marconi Perillo (PSDB) com a missão de, através de operações especiais, diminuir os índices de violência e de criminalidade principalmente na região metropolitana de Goiânia e no Entorno do Distrito Federal.

Considerado um oficial operacional, que está à frente da tropa nas ruas em casos de operações contra o crime, Sílvio Benedito Alves foi escolhido para o cargo porque foi o único comandante regional da PM a conseguir diminuir os índices de violência e criminalidade onde comandou. Até a semana passada ele era comandante do Comando Regional de Aparecida de Goiânia e conseguiu reduzir os índices em 30%, em média, nos casos de homicídios, latrocínios, roubo a pessoas, de veículos e a comércios.

Ele assumiu o comando-geral da Polícia Militar no lugar do coronel Edson Costa Araújo, que desde 2011 estava no cargo. Edson Costa agora é o subsecretário de Segurança Pública e Justiça. Na solenidade contou com a presença de políticos, familiares, amigos, comandantes regionais e de área, além de toda a turma de aspirantes do ano de 1988, da qual o coronel Sílvio Benedito Alves fez parte. “Foi uma homenagem muito bonita”, comentou o novo comandante.

O governador Marconi Perillo cobrou operacionalidade do novo comandante-geral. “O que eu peço agora é operação. É o comandante nas ruas, na Região de Goiânia, no Entorno de Brasília, nas divisas, nas pequenas e grandes cidades”.

FONTE: Polícia Militar de Goiás e O Popular

Falta de dados sobre a dengue no Entorno dificulta combate

25 de mar de 2013 / Comente
Ao constatarem que doentes da região procuram os hospitais de Brasília, os responsáveis pelo órgão se organizaram para conscientizar a população.
A falta de dados sobre a dengue nos municípios do Entorno preocupa a Secretaria de Saúde de Goiás. Ao constatarem que doentes da região procuram os hospitais de Brasília, os responsáveis pelo órgão se organizaram para conscientizar a população. “O Governo do Distrito Federal fez contato conosco, para conversarmos sobre esses atendimentos. Reunimos as duas secretarias e mais representantes de oito municípios, para mostrar a eles a importância de passar a situação para o estado de Goiás”, afirma Huilma Alves Cardoso, gerente de vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis do órgão goiano.

A reunião uniu secretários dos municípios de Águas Lindas, Formosa, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Novo Gama. Os representantes de Planaltina de Goiás e da Cidade Ocidental não compareceram. “Resolvemos fazer um movimento em cada cidade, para conscientizar a população. Levamos técnicos da área de assistência de laboratório, de vigilância epidemiológica e da área de vetores. Sentamos com o gestor e a área técnica do município e passamos todas as orientações necessárias”, explicou Cardoso.

Fonte: Correio Braziliense

MEC oferece curso gratuito de inglês a distância

24 de mar de 2013 / Comente

O Governo Federal, através do MEC (Ministério da Educação), está oferecendo 2 milhões de senhas à versão online do programa Inglês sem Fronteiras, para estudantes de graduação e pós-graduação matriculados em universidades públicas, bem como para alunos de instituições privadas que tenham obtido no mínimo 600 pontos em todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde 2009.

Para efetuar o cadastro o estudante deve acessar o link http://www.myenglishonline.com.br/.

AGDR doa mobiliário para Centro Comunitário

/ Comente

No último sábado (23), a Presidente da AGDR Lêda Borges, esteve no Município de Formosa confirmando e reiterando o compromisso do Governo de Goiás em procurar atender às demandas de Formosa, na ocasião foi entregue todo o novo mobiliário que será usado no Centro de Múltiplo Uso do setor Parque Lago. 


O Evento que contou com a presença da Vice Prefeita Argentina Martins, Secretário de Governo Marcelo Magalhães, Secretária de Desenvolvimento Econômico Kelly Correia, Secretário de Transportes Eduardo de Paiva, Secretário de Assuntos Jurídicos Drº Luiz Antônio, Secretário de Comunicação Rogério Martins, Vereador Divino Ramos Representando a Câmara Municipal, Diretor da AGEL Marcos Goulart, Chefe de Gabinete da AGDR Júlio Cesar, Capitão Bráulio do Corpo de Bombeiros, Tenente Cardoso representando o Comando do 16º Batalhão da Polícia Militar,Lideranças Comunitárias e a Secretária de Trabalho e Promoção Social Dona Maria Helena. 

No local ocorreu também atendimentos de cabelereiro, manicure, inscrições para diversos cursos e programas sociais e contou com o apoio da caravana da alegria que proporcionou divertimento para toda a criançada do setor. É a Prefeitura de Formosa pensando em sua gente!

Com informações da Prefeitura Municipal de Formosa
FOTOS: Prefeitura de Formosa

Desocupação na ZBM deixará centenas de moradores desabrigados

23 de mar de 2013 / 15 Comments
Por: Aldimar Nunes


A Prefeitura Municipal de Formosa fez uma verdadeira operação de guerra para desabrigar centenas de pessoas na conhecida Zona de Baixa Meretriz.

A ZBM é conhecida por abrigar moradores carentes, no local também fazia a venda de drogas. O local foi intitulado pela Prefeitura como a “cracolândia” formosense.

Na última sexta (22), a Prefeitura Municipal através do seu Prefeito Itamar Barreto, reuniu todas as forças para adentrar na Zona, com apoio logístico - e coercitivo - da Polícia Militar, Polícia Civil, Delegados Regionais, SAMU, GENARC, DPCA, GGIM, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária, Secretaria de Transportes, Parques e Jardins, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Delegacia da Mulher e Secretaria de Comunicação causando medo e satisfação.

Juntamente com a Defesa Civil, desocupou e demoliu várias casas, fiscalizou casas e notificou moradores que estão em terrenos públicos, dando alguns dias para fazer a desocupação pacífica.

Não demorando muito, vários internautas postaram repúdio e admiração, muitos que admiraram também pediram a indenização por parte do poder público às famílias desocupadas que hoje estão desabrigadas.

A Prefeitura não liberou nenhuma nota relatando o que as famílias devem fazer, alguns moradores procuraram a redação e disseram que a prefeitura não está dando suporte algum. Procurado informalmente, um servidor público relatou que não haverá nenhuma indenização por parte da Prefeitura, já que os moradores – quem moram ali há 40 anos – não possui escritura.


Muitas casas daquele setor foram frutos de doações de prefeitos anteriores, contando com escrituras, a população carente que não tinha as “costas quentes” agora receberá um auxilio-moradia por um certo período.


Na gestão anterior, o ex-prefeito Pedro Ivo construiu 500 casas populares, esperamos que algumas dessas sejam doadas à população, que ficará desabrigada e sem nenhum auxílio do Prefeito Itamar Barreto.

Confira os relatos de moradores da ZBM, que serão desabrigados em breve.

Estou muito triste nesta manhã. Construí há 07 anos uma casa onde pude colocar meus filho e eu para morarmos e hoje qual a minha tristeza o PREFEITO de FORMOSA juntamente com advogados irá dentro de poucos dias derrubá-la. E eu e meus filhos e netos que moram lá dentro. Soube do advogado da prefeitura que o prefeito não irá indenizar ninguém mas aqueles terremos e habitado por pessoas há 40 anos e só hoje o prefeito quer de volta para fazer a cede da guarda municipal. Pode imaginar a minha tristeza de ter votado e apostado que Itamar Barreto iria fazer melhorias em nossa cidade, mas uma das primeiras providências foi acabar com a ZONA mas lá existe pessoas de bem na rua 01 do primavera. Que pena ITAMAR o meu salário não dá para comprar nem sequer um lote quanto mais uma casa, TENHO MENOS DE 10 DIAS para retirar as telhas madeiras portas e janelas antes de tudo vir a baixo. Só existe confiar na misericórdia de DEUS e contar com amigos. TEM ALGUM ADVOGADO QUE QUER PEGAR MINHA CAUSA. QUERO UMA INDENIZAÇÃO. ME AJUDEM. JOSILENE QUE HÁ 14 ANOS TRABALHO JUNTO AO POVO E EM BREVE SEM UM TETO” descreveu Josilene Neres

Prefeitura desapropria famílias em prol ao combate do tráfico de drogas.
Há mais de 50 anos a Praça da Alegria ( Setor Primavera ) é ocupada por moradores, muitos deles famílias dignas e trabalhadores decentes que pagam seus impostos.
Porém a Polícia Militar juntamente com a Prefeitura Municipal de Formosa resolveram que a melhor alternativa para o combate as drogas , seria a desapropriação e a derrubada de todas as casas, incluindo das famílias que não há envolvimento com drogas e prostituição.
Fica a pergunta ... Com essa alternativa irá acabar com o tráfico de drogas em Formosa ou só estará jogando paras as periferias?
Várias casas já foram construídas em invasões e depois seus donos foram prestigiados por antigos prefeitos com a escritura...
Por favor quem puder compartilhe esse link para que chegue em alguma autoridade que me ajude Pois minha casa é uma delas ...Já conversamos com o prefeito, porém ele foi irredutível...Eu e minha família não temos para onde ir
” relatou a moradora Kelly Karine que postou em uma rede social.

Só deviam ter pensado também nas famílias de bem que vivem lá, ou será que é justo retirar pessoas de suas casas e as deixarem na rua sem ter onde morar, então essa boa ação em prol da sua gente não se abrange o todos senhor prefeito?” Deborah Borgeia escreveu na página da Prefeitura Municipal.

Não precisava disso se o Ricardo Rocha voltasse ou comandante Abigail” disse Cinara Lima.

"Acho que qualquer ação que contribua para a melhoria da cidade é muito bem-vinda, mas gostaria de saber se existe alguma ação social e de saúde pública que dão sustentação a ação de derrubada das casas da ZBM...o caso ali não é um problema urbanístico, mas sim de saúde pública......a simples retirada das casas não soluciona o problema, pelo contrário…mascara o problema existente que deixa de ser um problema pontual. E pode se alastrar pela cidade...foi o que aconteceu em são Paulo ano passado...se fez uma operação policial para acabar com a cracolândia. Os usuários se alastraram pela cidade. Duplicando a violência e dificultando a ação social.…das entidades que ofereciam tratamento…mesmo que paliativo aos usuários…já no rio de janeiro sempre há uma ação conjunta da equipe de ordem pública, social e saúde pública...diante disso gostaria de saber se os usuários foram encaminhados para tratamento...se foi oferecido acompanhamento...pois se nenhuma destas ações foram efetuadas…o problema só piorou......e pior não sabemos para onde eles vão…" pronunciou um morador que não quis ser identificado.

Fotos: Prefeitura Municipal de Formosa

Formosa estuda implementação da Faixa Azul

22 de mar de 2013 / Comente

Na manhã da última quinta-feira, dia 21 de março de 2013, aconteceu no Auditório da Câmara Municipal de Formosa uma Audiência Pública que tinha em pauta um assunto de muita importância e grande relevância que é a Implantação de Estacionamento Rotativo Pago/Área Azul em algumas vias urbanas do município, nos termos da Lei Municipal nº 541 de 23 de dezembro de 2011.

Estiveram presentes diversas Autoridades Civis e Militares, Secretários Municipais, Superintendentes Municipais, O Prefeito Itamar Barreto e Vice Prefeita Argentina Martins, Vereadores, Representantes de Classes, Bancos e Imprensa local. Onde foi mostrado um estudo e apresentação do então projeto-técnico pelo Major Newton Nery de Castilho que estava acompanhado dos Oficiais da PM o Cel. Divino Efigênio de Almeida – Chefe de Gabinete de Gestão de Segurança do Entorno e o Cap. Daniel Freire Rezende.

Segundo a Prefeitura Municipal de Formosa, o projeto reveste-se da maior importância, diante da reconhecida dificuldade de locomoção de pessoas e do estacionamento de veículos, constituindo-se em medida bastante eficaz na política municipal de administração de espaços públicos.

Caso a lei municipal entre em vigor, o estacionamento em via pública nas maiores avenidas será cobrado. A medida pode ser considerada impopular, pois afasta a população das vias centrais e deixam os habitantes à mercê do estacionamento público. No entanto, traz mais segurança pois qualquer dano que acontecer no estacionamento - cabe contestação - a prefeitura é obrigada a reparar.

Com informações da Prefeitura Municipal de Formosa

Faculdade de Artes Dulcina de Moraes será pública

21 de mar de 2013 / Comente
Quem admira o teatro, seus encantos e mistérios entende a angústia que por anos acomete a comunidade acadêmica e artística que frequenta ou frequentou a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Situada no Setor de Diversões Sul, mais conhecido como Conic, a instituição, que tem como mantenedora a Fundação Brasileira de Teatro (FTB), passa há anos por diversos problemas financeiros e administrativos: falta de remuneração dos professores, escassez de investimentos em infraestruturas, conservação inadequada do acervo artístico, dentre outros. Tais entraves influenciaram diretamente no desempenho da faculdade que já chegou a contar com dois mil estudantes. Hoje, somente 200 frequentam as salas de artes do local.

Em uma tentativa de reverter esse quadro, o Governo do Distrito Federal (GDF) assumirá o projeto pedagógico da faculdade, tornando-a a primeira instituição pública distrital voltada exclusivamente para o ensino de artes. De acordo com o secretário de Governo do DF, Gustavo Ponce de Leon, o GDF já estudava uma forma de criar uma faculdade de artes para suprir a carência das escolas da rede pública e do próprio mercado regional. “A Dulcina de Moraes também é um patrimônio artístico e cultural do DF”, acrescentou.

Articulação
A articulação que culminou nesta decisão inédita teve início ano passado. Conforme os rumores de fechamento da instituição ganhavam força e percebendo o caos que a cada dia se tornava mais real, o estudante do 7º semestre de Artes Visuais e artista plástico, Adeilton Oliveira, 39 anos, iniciou uma mobilização com universitários para reivindicar uma posição do GDF a fim de encontrar uma solução para a faculdade.

Após negociações e articulações iniciadas em novembro de 2012 e a criação de uma frente parlamentar em defesa da faculdade, o movimento foi ganhando aderência e reconhecimento. No dia 8 de março, foi realizado um ato simbólico no prédio da faculdade. O "Abraço Salve Dulcina" reuniu cerca de 150 professores, alunos e funcionários da faculdade e autoridades na praça Zumbi dos Palmares, no Conic. Além disso, os universitários lançaram um abaixo-assinado virtual chamada o S.O.S Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, que recolheu cerca de 683 assinaturas cobrando uma medida do GDF e da Câmara Legislativa.

De acordo com a chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Natália Duarte, a previsão, é que o GDF assuma a manutenção da faculdade no segundo semestre de 2013. “O governo tem o compromisso de assegurar o funcionamento do Dulcina para que os estudantes possam concluir seus cursos, o que é um direito básico”, afirma. Ponce de Leon ressalta que o GDF não se responsabilizará pelas dívidas da mantenedora, mas apenas pelo projeto pedagógico da instituição.

Adeilton afirma que a iniciativa do GDF foi extremamente bem recebida pela comunidade. “A Dulcina foi a primeira faculdade de artes do Brasil. E o fato de termos a oportunidade de estudar em uma instituição pública dá um grande prestígio no currículo”. E complementa: “Ninguém quer um diploma de uma faculdade falida”.

O estudante afirma que tal ação terá impacto direto no mercado de professores de artes do DF: “o Dulcina forma, por semestre, cerca de 60 professores enquanto que na UnB são apenas cinco ou seis. Asseguro que 80% dos professores de artes do DF foram formados no Dulcina”.

Hugo Rafael Soares, 30 anos, é professor de artes cênicas e se graduou na instituição. Para ele, a medida mais benéfica da intervenção do GDF será o asseguramento de pagamento aos professores: “temos agora a certeza de que os professores serão pagos em dia e que os alunos poderão concluir seus cursos”.

Para o estudante do 5ª semestre de bacharelado em Interpretação Teatral e um dos idealizadores das mobilizações, Júnior Ribeiro, 19 anos, “ter a certeza de que o patrimônio cultural e artístico de Dulcina de Moraes será preservado é motivo de muita alegria para nós, estudantes e admiradores dela”. Para ele, o maior mérito da decisão do GDF será para os jovens que querem estudar e viver de arte: “Não é fácil trabalhar com arte no Brasil. E com essa transformação do Dulcina em uma faculdade pública, mais jovens carentes terão oportunidades de concorrer a uma vaga”, assegura.

Histórico
A Faculdade de Artes Dulcina de Moraes foi inaugurada em meados de 1970 pela atriz, diretora, produtora de espetáculos e professora de artes cênicas Dulcina de Moraes. À época, influenciada pelo presidente Juscelino Kubitscheck, Dulcina mudou-se para Brasília, transferindo a sede da Fundação Brasileira de Teatro para a cidade. Construiu, com projeto de Oscar Niemeyer, o novo Teatro Dulcina e uma das primeiras faculdades de artes efetivamente autorizadas e reconhecidas no país. Resultado desse empenho, a Faculdade Dulcina tornou-se responsável pela formação de milhares de artistas e arte-educadores na região Centro-Oeste e em todo o Brasil. Para ela, a vocação de Brasília era de ser o grande pólo de cultura do país.

A Faculdade oferece cursos de graduação em licenciatura e bacharelado em Artes Cênicas, licenciatura em Artes Visuais e Pós-Graduação nos cursos de Direção Teatral, História das Artes Visuais e Gestão de Espaços e Projetos Culturais.

Dulcina de Moraes nasceu em 1908, na cidade de Valença, no Rio de Janeiro. Foi atriz, diretora, produtora de espetáculos e professora de artes cênicas, e é considerada pela crítica como a mais importante intérprete teatral brasileira no Século XX. Fernanda Montenegro, uma das mais importantes atrizes do Brasil, afirma que Dulcina foi uma de suas referências no teatro.

Em reconhecimento à importância de sua obra, o governo do Distrito Federal assinou, em 2008, o tombamento do Teatro Dulcina e dos acervos fotográficos, cênico e de textos da atriz como Patrimônio Cultural do DF. Além disso, por meio de decreto, dedicou o ano à grande dama do teatro brasileiro.

FONTE: GDF e EBC

Jiboia é capturada na Formosinha

20 de mar de 2013 / Comente


A 7º Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, situada em Formosa resgatou uma jiboia no perímetro urbano de Formosa, na manhã da terça-feira (19). O animal repousava tranquilamente em uma cerca no bairro da Formosinha, próximo a uma mata.

Depois do resgate, a cobra foi levada para uma área de preservação rural no município. O Corpo de Bombeiros orienta a população para sempre chama-los no caso de encontrar um animal silvestre fora de seu habitat.

Eles ressaltam que é preciso técnicas específicas para fazer os resgates e que caso alguém sem preparo tentar intervir pode acabar se ferindo e ferindo o animal.

Com informações Bombeiros e O dia

Desabafo Formosense: Saúde em crise

19 de mar de 2013 / 6 Comments
Por Aldimar Nunes 
A saúde formosense nunca foi um "mar de rosas". Não venha criticar ou elogiar políticos por preferência política, faça uma análise imparcial de quem verdadeiramente necessita e frequenta o estabelecimento.

Formosa sempre foi criticada por habitantes do Distrito Federal por superlotar hospitais brasilienses mostrando a ineficácia do Governo Estadual em auxiliar a 10ª maior economia do Estado de Goiás. O problema não é somente das esferas municipais, que muitas vezes está “atolada” em dívidas suspeitas.

O HMF é alvo de campanhas de vários políticos, mas as promessas nunca são compridas. Em sua campanha Itamar afirmou que o Hospital Municipal de Formosa teria plantão permanente de médico pediatra, o que não foi cumprido.

Quem possui condições financeiras prefere não ser atendido no HMF pois no hospital não há um atendimento satisfatório. Há casos que para ser atendido o tempo de espera supera 3 horas e muitas vezes acaba agendando por não ter o atendimento específico.

Os casos de erros ocorre inclusive na alta cúpula do hospital, onde médicos esquecem de passar receita médica, erram em diagnósticos e caso a paciente não procure outro atendimento pode ter graves sequelas.

Ao invés de melhorar, o HMF e UPA sofreram um roubo ainda não informado de vários equipamentos caros (Veja fotos de repúdio abaixo).  E o UPA pode ainda sofrer suas atividades suspensas, prejudicando o atendimento imediato e trazendo lentidão ao sistema de saúde local.

A indignação da sociedade formosense é evidente, em passagens pela web vemos várias reclamações ao secretário de saúde e prefeito.

“Hoje fui ao Hospital Municipal para tentar consultar meu filho e me informaram que só teria pediatra às 19:00 e não era nem certeza, pois não tem dia certo para ter pediatra. Para saber sem tem pediatra você tem que ficar ligando no hospital! Eu pensei que algo iria mudar, mas até agora não vi mudança alguma", afirmou Fernanda Sabrynna que constatou o fato no dia 09 de fevereiro.

“Não sei como tem coragem de falar que a saúde de Formosa melhorou, fui levar minha irmã com o filho doente no HMF, ficamos aguardando 04 horas para atendimento, e ainda não foi atendido por pediatra, cadê as especialidades 24 horas que prometeram!!!! Uma vergonha um hospital onde atende urgência e emergência com apenas dois médicos!!!!! Até quando as pessoas teram que sair da sua cidade para procurar atendimento nas cidades vizinhas????? Até quando????”, relatou Elaine Araujo.

“Bom dia gente... queria não ter quer reclamar sobre isso, sera q mesmo pagando impostos não temos direito de ter uma saúde, pra que dizer sobre o hospital municipal de FORMOSA- GO, minha amiga ontem passou mal e os médicos que la estavam não dão o minimo para os pacientes eles aplicam injeção sem saber se a pessoa tem alguma alergia, e que medico e esse que vê a pessoa sofrendo de dor e diz que e mentira isso e um absurdo duvido se fosse da família deles se eles fariam isso cade nossos direitos pagamos impostos merecemos isso. QUE FALTA DE RESPEITO ISSO E UMA VERGONHA PRA FORMOSA AQUI FICA A INDIGNAÇÃO DE UMA PESSOA QUE VIVEU ISSO”, publicou Jaciane Trileia.

Veja fotos abaixo, de manifestantes que compareceram na Praça Rui Barbosa reivindicando saúde, educação e segurança.



Digo desde já que a saúde só tende a piorar. Com a instalação da fábrica de cimento problemas respiratórios se tornarão frequentes. Além das dermatoses ocupacionais. Fique ligado!

Formosa receberá doação de cadeiras, reformas, ar condicionado e tablets

17 de mar de 2013 / Comente
Reprodução/Pref de Formosa

Em solenidade realizada no último sábado (16), o prefeito municipal Itamar Barreto juntamente com sua vice Argentina Martins, subsecretária de educação Marília Magalhães, secretários municipais e vereadores receberam o Secretário Estadual de Educação, Deputado Thiago Peixoto.

Na ocasião o deputado federal fez a doação de 700 cadeiras para a rede municipal e prometeu a reforma de todas as escolas municipais, ar condicionado em todas as salas, tablets e kits escolares para alunos como ferramentas de aprendizado.

A Vice-prefeita Argentina Martins em suas palavras enfatizou a importância da parceria do Governo de Goiás com o município de Formosa, solicitando a extensão dos tabletes para os alunos da rede municipal, a mesma fez a entrega do Botton com a Bandeira de Formosa em nome da Administração "Construindo uma vida melhor".

O Prefeito Itamar Barreto em suas palavras colocou a sua equipe a disposição da Subsecretaria de Educação para trabalhar em conjunto, segundo ele, é com a Educação que teremos uma sociedade sem violência, sem crimes e mais justa.

Após a solenidade o Secretário de Educação Thiago Peixoto, permaneceu com a Subsecretária Marília Magalhães, Vice-prefeita Argentina Martins e os Diretores das escolas estaduais em uma reunião informal, para os diretores abordarem os problemas que cada escola apresenta buscando assim uma solução imediata.

O secretário estadual indagou que não vê diferença entre alunos da rede de ensino estadual e municipal.

Itamar: Um sonho que se tornou pesadelo?

15 de mar de 2013 / 1 Comment

Se você está sem tempo, volte depois, faremos o RAIO X dos 74 dias de mandato do atual prefeito da Prefeitura Municipal de Formosa.

A campanha do pesedebista Itamar, inaugurada no dia 22 de agosto de 2012 instaurava oficialmente a campanha que prometia a renovação de Formosa, que na época enfrentava vários problemas de saneamento, pagamentos e buracos.

A campanha vitoriosa contou com a maior carreata já vista no município, com mais de 6 mil veículos na intitulada “carreata da vitória”.
 

No dia 07 de outubro Itamar foi eleito com 53,32% dos votos contra 46,68% de Ernesto e logo após fez várias viagens para Brasília e Goiânia buscando apoio político e buscando garantir recursos para o orçamento 2013.

Em 31 de Dezembro, os vereadores se reuniram e votaram o projeto de lei enviado à câmara pelo ex-prefeito Pedro Ivo. Vereadores leram a carta enviada pelo prefeito eleito pedindo que o projeto fosse aprovado. O Projeto de Lei para aumento do IPTU/IPTI foi barrado. Divino Ramos (líder do governo na câmara), Rogério Martins (atual secretário de comunicação) e Henrique Vieira (atual administrador do terminal rodoviário) votaram a favor e Com, Abigail, SD Caetano, Genedir Ribas e Dr Joelson votaram contra o aumento.

Já no seu 1º dia de mandato, em seu empossamento Itamar anunciou a campanha “Cidade limpa é Formosa” com ampla divulgação com panfletos, sms, jornais e internet. A Campanha “Cidade limpa é Formosa” foi um sucesso logo de início


Em janeiro, a administração foi bastante criticada por atrasar o pagamento da remuneração dos professores, a prefeitura alegou que não havia receita, mas segundo funcionários da antiga administração havia mais de R$ 1 milhão na conta da secretaria de saúde.

No dia 18 de janeiro Itamar anunciou uma das maiores polêmicas do seu mandato, o cancelamento do Carnaval Formosa 2013.

Em sua campanha, Itamar prometeu a realização de concurso, dando fim aos servidores contratados convocando pessoas mais qualificadas, o que não vai acontecer tão cedo. LEIA: Concurso da Prefeitura de Formosa vai demorar (e muito).

O prefeito foi incisivamente criticado pela oposição após não cumprir com o Coronel Abigail o acordo feito na campanha. Em uma rede social o ex-vereador e coronel r/r da PM de Goiás relatou:
Aumento do IPTU e do ITBI, quais as consequência em votar contra?
Durante sua campanha Itamar Barreto esteve em minha casa acompanhado de outras pessoas onde afirmou que este seu velho aliado estaria presente em sua administração, mas mesmo tendo prometido a mim naquela época Secretaria Municipal de Segurança Pública, logo após a eleição já havia mudado de ideia e oferecido apenas a ouvidoria geral, mas tudo bem eu já tinha até concordado.
O Soldado Caetano único dos que votaram contra o aumento dentre os reeleitos de acordo com Itamar não teria sequer um requerimento aprovado na Câmara.
Palavras do Itamar a mim um dia após a votação: "Você votou contra mim ontem..." Palavras do Itamar no último Domingo: "Abigail... você não participará da minha administração por ter votado contra o aumento do IPTU/ITBI...". Eu agradeci a Ele por ter definido isso logo, diante de minha cobrança de um posicionamento... visto que sinceramente prefiro um "Não" do que uma enrolação para o resto do seu mandato. Coronel Abigail, 15/01/2013 (fragmentos).
Logo após esse fato, veio um período de chuvas intenso e as ruas da cidade foram tomadas por buracos com mais de 5 centímetros de profundidade, sendo apelidada de Formosa dos buracos.

Moradores ironizavam a situação.
A campanha “Cidade Limpa é Formosa” que foi motivo de muito sucesso, está começando a ser questionada pela população. Vários pontos da cidade continuam sujos e mesmo com políticos residindo no bairro não há solução.

Reprodução/J. Carlos Martins/Jardim das Américas
Reprodução/Larangeiras/ Nill Ribeiro
O atual prefeito que prometeu  para servidores municipais o reconhecimento da classe e aumento de remuneração, mas foi alvo de maciças críticas quando abaixou os quinquênios o que consequentemente abaixou a remuneração. Itamar e sua administração não revelou se ainda pretende arrumar a tabela dos servidores municipais, tabela inclusive que está bastante defasada.

Itamar defende a construção da fábrica de cimentos da CPX e fez várias reuniões com o presidente da empreiteira. 

Após a posse de Itamar a prefeitura recebeu várias viaturas.



O Governo do Estado entregou 28 viaturas para a Polícia Militar após algumas semanas após apresentaram mais 06 caminhonetes para a Polícia Militar, sendo 04 viaturas para a Patrulha Rural e 02 para o Grupo de Patrulhamento Tático. 

O Ministério da Saúde entregou 03 viaturas para o SAMU  e a Secretaria de Educação Estadual doou 480 cadeiras para as escolas municipais.



“A Prefeitura de Formosa continua com a campanha Cidade Limpa é Formosa, coletando o lixo, serviços de tapa buracos, poda de árvores e jardinagem” relatou por meio de uma rede social juntamente com a imagem abaixo.


Muitas promessas de campanha ainda não foram discutidas, o compromisso de avançar 40 anos em 4 anos começou a andar, esperamos que Itamar seja o melhor prefeito de todos os tempos.

Confira o local de prova do concurso da Polícia Civil

14 de mar de 2013 / Comente

Já estão disponíveis no site do Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás (UEG) os endereços dos locais de provas para a segunda etapa do concurso de agente de 3ª classe da Polícia Civil, que vai acontecer no próximo domingo, dia 17. Todos os locais de provas serão em Goiânia, distribuídos em 16 pontos. Para que cada candidato saiba o local exato, deverá acessar o site do Núcleo de Seleção e, por meio do seu número de inscrição, poderá obter todas as informações necessárias, inclusive o número da sala onde fará as provas.

Estão inscritos para a seleção 22.605 interessados, que concorrem a 344 vagas. A concorrência é de 65,71 candidatos por vaga, lembrando que esse número não leva em consideração os inscritos por delegacia, já que o concurso é regionalizado, ou seja, no ato da inscrição o candidato teve que fazer a escolha para qual Delegacia Regional de Polícia (DRP), pretendia ser lotado, em caso de aprovação.

As vagas mais concorridas são as da 2ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Aparecida de Goiânia, onde estão disponíveis 32 vagas e se inscreveram 3.762 candidatos, gerando uma procura de 117,56 candidatos por vaga. Em seguida, aparece a 5ª DRP de Luziânia, onde a concorrência ficou em 92,30 para as 50 vagas disponíveis; e a 3ª DRP de Anápolis, em que a procura ficou em 74,39 candidatos por vaga, para as 14 regionais. O salário inicial do cargo é de R$ 2.971,95.

Provas
Esta etapa da seleção envolve a realização da prova objetiva, que contará com 50 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, além da prova discursiva, que é a redação.

Mais informações: (62) 3328-1122 ou pelo endereço eletrônico:www.nucleodeselecao.ueg.br

Confira aqui a distribuição dos candidatos
FONTE: AGECOM e UEG

Goiás abre 25 mil novas vagas para cursos de formação

13 de mar de 2013 / Comente
Mais 25.140 vagas para os cursos de Formação Inicial Continuada e para os cursos técnicos em 2013 foram abertas pela Secretaria da Educação, após conseguir pactuar com as instituições parceiras do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Estado de Goiás. Os estudantes do ensino médio da rede estadual devem preencher a ficha de inscrição fornecida pelos parceiros e entregar na secretaria da escola em que estudam. Depois, os próprios alunos farão as matrículas diretamente na instituição onde o curso será realizado.

As aulas do Pronatec terão início no próximo dia 18 para os alunos remanescentes dos cursos técnicos iniciados no ano passado. Os interessados em entrar no programa a partir de agora terão todo o primeiro semestre para fazer a inscrição. Concorrem às vagas dos cursos de Formação Inicial Continuada (de 160 a 300 horas de aula) os alunos com idade a partir de 16 anos matriculados no ensino regular ou EJA do ensino médio. Já os cursos técnicos, que duram dois anos, são oferecidos para estudantes das 2ª e da 3ª séries do ensino médio regular, com idade a partir de 16 anos.

ProfissionalizaçãoDas mais de 25 mil novas vagas, 17 mil são para cursos de curta duração. As demais são para cursos técnicos de longa duração. Após a conclusão, todos os alunos são certificados pela Secretaria da Educação. O objetivo do Pronatec é possibilitar aos estudantes a profissionalização técnica enquanto dão continuidade à formação acadêmica. Ou seja, eles podem entrar no mundo do trabalho com uma qualificação inicial.

Os cursos para os alunos que querem fazer a formação em no mínimo 160 horas e no máximo 300 horas são para agricultor familiar, auxiliar administrativo, vendedor, recepcionista, modelista, inglês básico, espanhol básico, mecânico industrial, padeiro, confeiteiro, pedreiro de alvenaria, costureiro, auxiliar de biblioteca, almoxarife, desenhista da construção civil, auxiliar de cozinha, auxiliar de pessoal e outros. Para os que querem o curso técnico de dois anos, as opções são de técnico em redes de computadores, em administração, em edificação, logística, química, cooperativismo, agricultura, eletrotécnica, informática, mineração, açúcar e álcool, design de interiores, guia de turismo, metalurgia e agroecologia, entre outros.

Neste momento, as instituições que ofertam os cursos estão visitando as escolas e deixando as fichas de inscrição. Os alunos farão os cursos no contra turno das aulas regulares. Receberão material didático, uniformes e subsídio para a alimentação. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos estudantes para as matrículas junto às instituições parceiras.

Mais informações: (62) 3201-3239 e 3201-3220.Fonte: AGECOM

Itamar Barreto assume vice-presidência da Associação Goiana dos Municípios

12 de mar de 2013 / Comente
Reprodução/Facebook/Argentina Martins

A solenidade de posse da nova diretoria da Associação Goiana de Municípios (AGM) para o biênio 2013-2015 aconteceu hoje, ás 10h30, no Parque Agropecuário de Goiânia (GO).

O novo presidente da associação é o prefeito de Bom Jardim de Goiás (GO), Cleudes Baré Bernardes e terá em sua gestão como desafio principal a recuperação da autonomia financeira dos Municípios. A união dos Municípios será fundamental, principalmente na participação das ações da entidade.

Integram a nova diretoria o vice-presidente Itamar Sebastião Barreto, de Formosa (GO); a diretora administrativa, Mércia Regeane Lima de Oliveira Cesilo, de São Luis de Montes Belos (GO); diretora administrativa substituta, Selma de Oliveira Bastos Pires, diretor financeiro, Leonardo de Oliveira Brito de Firminópolis (GO) e diretor financeiro substituto, Paulo Sérgio de Rezende de Hidrolândia (GO).

Com informações do CNM, AGM e Governo de Goiás

Mais de 22 mil inscrições são recebidas pelo Bolsa Universitária

11 de mar de 2013 / Comente

Mais de 22.800 estudantes se inscreveram para o processo seletivo do primeiro semestre do Programa Bolsa Universitária (PBU), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O período de inscrições se encerrou no dia 10. A lista dos convocados para a entrevista, conforme disponibilidade de vagas, será divulgada dia 18 de março, no site da OVG.

Os inscritos concorrem a quatro mil bolsas parciais, destinadas a alunos com renda bruta familiar de até seis salários mínimos, e mil integrais, para universitários com renda bruta familiar de até três salários mínimos. O candidato convocado terá que apresentar, na data agendada, cópia e originais dos documentos pessoais e também cópia da documentação do grupo familiar. O não comparecimento resultará na desclassificação do interessado. Toda a documentação obrigatória e complementar está no edital disponível no site da OVG.

Alunos de cidades do interior do Estado, convocados para a entrevista, deverão apresentar a documentação nas instituições de ensino superior privadas onde estão matriculados. No caso dos estudantes da capital e de Aparecida de Goiânia, os documentos devem ser entregues na sede do programa Bolsa Universitária (Rua T-14, nº 249, Setor Bueno).

O resultado da seleção será divulgado pela internet no dia 05 de junho. O período de recursos vai de 05 a 09 do mesmo mês. Já o resultado do recurso será divulgado no site da OVG no dia 25 de junho.

Fonte: AGECOM

Planaltina restaura igreja e recorda história

10 de mar de 2013 / Comente
No lugar onde antes se ouviam bençãos e orações, batem martelos e estacas. Pás revolvem a terra úmida, fria. Na pequena e centenária Igreja de São Sebastião, em Planaltina, a 40 quilômetros do centro da capital federal, os únicos ajoelhados são os operários, reparando as vigas de sustentação. As paredes, testemunhas de 143 anos de história, estão sendo preparadas para voltar aos gloriosos dias.

Jonatas Nunes, diretor de Preservação da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, carrega a responsabilidade de atender a um antigo anseio da população, de voltar a ver a igreja como fora concebida. “A gente nota na administração, na sociedade civil e nos moradores essa vontade de despertar o centro histórico”, diz. Nunes caminha pela obra, analisando paredes, vigas e piso. Realmente, há muito o que fazer. “Isso aqui era um grande largo. Com a urbanização, a rua subiu e a igreja acabou ficando em um buraco. A água das chuvas acaba empoçando ao lado da igreja, que tem problema de solo, instável”, explica.

O local não passa apenas por uma restauração. A igreja está sendo reforçada para corrigir os problemas que prejudicaram a estrutura ao longo dos anos. Vigas originais, de aroeira, serão preservadas, mas terão as bases trocadas, pois estavam infestadas de fungos. As telhas quebradas serão substituídas por outras da mesma época. Compradas em reformas de igrejas históricas em Goiás. Cada uma das telhas tem um formato diferente, com o molde da coxa do escravo que a fabricou. O piso, elevado em reformas anteriores, será novamente rebaixado e os tijolos, que até pouco tempo o revestiam, já não existem mais. O conceito original de piso de madeira será respeitado.

A falta de manutenção adequada levou a igrejinha à beira do desmoronamento, um dos grandes problemas a serem contornados. “A parte da frente da igreja, onde fica o altar, estava se soltando do restante. Estava pendendo para trás e puxando a estrutura, provocando rachaduras. Vamos fazer o travamento estrutural dela. Um travamento em 'X', com peças metálicas, para evitar que ela se mexa. Esse é o maior desafio”, diz.

O governo do Distrito Federal destinou R$ 500 mil para a obra. A cidade está acompanhando para que seja uma verba bem empregada. Simone Macedo, presidente e fundadora da associação Amigos do Centro Histórico, é uma das principais fiscais da população. “Foi feita uma comissão de dois historiadores, dois arquitetos e eu, como representante da sociedade civil. Essa comissão deve acompanhar a obra mais de perto. Por morar aqui, já tenho feito isso. Consigo uma autorização e vou lá”.

Simone destaca o resgate histórico como sua maior preocupação. “Estamos esperando que, além de serem sanados os problemas estruturais, a igreja volte às características originais. É o nosso bem maior, mais representativo. Estamos querendo que o restauro seja real. Em um dos restauros passados tiraram o sino. Queremos o sino de volta”.

De acordo com Jonatas Nunes, a busca pelas características originais da igreja não esquece esse detalhe. “Fizemos também uma pesquisa iconográfica na própria Secretaria de Cultura. Fotos antigas da igreja, inclusive com a torre do sino. Vamos refazer a torre do sino original”.

Apesar de ter muito trabalho pela frente, o diretor de Preservação já tem previsão para entrega da obra. “Depois da parte estrutural, tem o serviço de acabamento. Piso, revestimentos, tudo para voltar ao original. Nas paredes rachadas, vamos fazer um tratamento, chamado de 'costura'. Existe ainda uma equipe cuidando da restauração das imagens e da cruz de madeira que ficava aqui dentro. Estamos estimando a entrega da igreja, inclusive com as imagens, para final de maio”.

O padre Pedro Renato, na cidade há cinco anos, explica que a população, sobretudo os mais velhos, aguarda a volta da igreja que sempre frequentaram. “Os mais antigos têm manifestado a alegria na reforma. Já ocorreram outras reformas, mas elas não alcançaram as expectativas”.

O morador Guilherme Ribeiro, de 24 anos, também torce pelo resgate da história do local. “Essa reforma é importante porque a cidade é muito antiga e o Distrito Federal não tem muitos patrimônios históricos como esse, tão antigo. E a igreja também é uma identidade de Planaltina”.

No século 19, a pequena igreja foi erguida como forma de homenagear São Sebastião por curar a população de uma epidemia. Ao longo dos anos, foi palco de festas, cerimônias, pagamento de promessas e foi tombada pelo patrimônio histórico. Hoje, 143 anos depois, é a simpática igrejinha que depende de seus fiéis para erguê-la como era antes.

Edição: Carolina Pimentel
Fonte: Agência Brasil

Formosa é contemplada com treinamento a distância que aborda advocacia empresarial

9 de mar de 2013 / Comente
A Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-GO, em parceria com a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), vai realizar, de segunda (11) a quinta-feira (14), o curso a distância Direito e Advocacia Empresarial do Trabalho. O treinamento vai abordar temas como terceirização de atividades empresariais, cautelas trabalhistas, defesa empresarial, entre outros.

As teleaulas serão transmitidas, das 19 às 21 horas, na sede da ESA, em Goiânia, e nas subseções de Anápolis, Catalão, Ceres, Cristalina, Formosa, Goiás, Goiatuba, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Morrinhos, Rio Verde, Santa Helena, São Luís de Montes Belos, Trindade e Uruaçu. A entrada é franca, mas é necessário fazer inscrição pelo site www.oabgo.org.br/esa. Mais informações pelo telefone (62) 3238-6520.


Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

Entorno Urgente Entrevistas: Edna Xavier

8 de mar de 2013 / 8 Comments

Uma das maiores revelações do cenário político formosense, entrevistaremos hoje uma mulher que carrega em seu currículo: Seriedade, carisma, competência, agilidade, criatividade, e uma gama de projetos sociais e culturais bem elaborados.

A caminho para Formosa, a equipe do Entorno Urgente ouviu e participou de uma discussão calorosa, entre os tópicos da conversa informal estava a competência e seriedade do novo governo em especial dessa figura política que está crescendo. Na conversa o prefeito municipal, Itamar Barreto, também foi elogiado por cancelar o carnaval e remanejar R$ 150 mil para pagar déficits da prefeitura.

Edna Xavier, nossa entrevistada de hoje, foi muito elogiada pelos trabalhos que realizou.

 


Quais cargos você já ocupou na Prefeitura Municipal de Formosa?
Secretaria de Cultura e Secretaria de Comunicação.

Quais projetos mais marcaram sua carreira?
Dentre os projetos implantados na Secretaria de Cultura o mais marcante foi a Revitalização do Coreto e a Praça Rui Barbosa , com o Projeto "Adote um Espaço" com a participação efetiva de empresários de Formosa.

Como a Edna Xavier vê a aprovação do aluno mesmo sem aprender?
Aprovação do aluno sem aprendizagem necessária para sua progressão intelectual sem responsabilidade, sem orientação, sem cobrança, sem algum apoio e nenhum critério (ou seja o aluno é empurrado adiante), o mesmo, futuramente terá dificuldades em sua vida acadêmica, mesmo na progressão continuada, muitos educadores afirmam que a reprovação traumatiza o aluno. No entanto, deixar que a criança chegue em uma etapa escolar sem saber ler e escrever e muito mais traumático.

O que falar da educação especial?
Vejo a Educação Especial nos seguintes prismas: Inclusão, Diversidade e Aceitação. Compromisso do Grupo gestor com um ensino de qualidade em uma pedagogia voltada as necessidades de cada criança.


Na prática, educação vêm de casa?
Sim, cabe a família educar os filhos dentro dos princípios morais e éticos. Infelizmente muitos pais tem o conceito que a escola tem a obrigação de educar os seus filhos, sendo que a "Educação tem de vir do berço".

Acredita que o incentivo na cultura é importante para a sociedade?
Sim, a cultura e um fator essencial para a integração social e a formação da identidade de um povo.

BATE BOLA:
Pensa algum dia se candidatar a vereadora?
Não.

Gosta do que faz? 
Sim.

Se não fosse educadora, o que seria?
Arquiteta.

Quais perspectiva para o futuro?
A busca por uma melhor qualidade de vida.

Se sua vida fosse uma trilha sonora, qual seria?
Faça a Diferença ( Tatiana Costa)

Se apenas abrindo uma porta você pudesse ir para algum lugar, que lugar seria esse?
Meu Lar.

INFÂNCIA:
Vivida com muita intensidade

FAMÍLIA:
Segurança

RELIGIÃO:
Adventista do 7º Dia

TRISTEZA:
Disparidade social

FELICIDADE:
Estar sempre ao lado de pessoas que amo.

UM MEDO:
Solidão

UM SONHO:
Fim da pobreza da fome , miséria e a diferença social.

ARREPENDIMENTO:
Não tenho.

FUTURO:
A Deus pertence.

EDNA XAVIER por EDNA XAVIER:
Determinada, amiga e companheira.

Edna ajuda a realizar vários eventos no município, veja alguns em que a nossa entrevistada compareceu.



Agradecemos a prontidão por ceder a entrevista, nós do Entorno desejamos muito sucesso. Que sua carreira brilhante continue mais radiante.

A folia do divino tem data marcada

7 de mar de 2013 / Comente
Créditos/Encontro de Culturas
A maior festa religiosa do município de Formosa já possui data marcada, será realizada no dia 18 de maio.

A Festa do Divino Espírito Santo é uma festa cristã. A sua origem é tão antiga quanto o próprio cristianismo. O seu nome litúrgico é "Festa de Pentecostes". A palavra "pentecostes" é de origem grega e significa "cinquenta dias". No tempo de Jesus, a comunidade judaica celebrava uma festa típica, em agradecimento pelas colheitas, cinquenta dias após a Páscoa, da qual participavam judeus de todas as partes do mundo. Nesse dia, Jesus enviou sobre os Apóstolos o Espírito Santo (Atos 2). Repletos e animados pelo Espírito Santo, os Apóstolos começaram a pregar corajosamente a Boa Nova de Jesus Cristo, Senhor e Salvador.

O Giro da Folia do Divino Espírito Santo começa logo após a Santa Missa que acontece no sábado de manhã. Percorre diversos pontos da cidade e visita várias residências e Igrejas, até chegar a Praça da Catedral para entregar a Folia na hora da Santa Missa.

A folia conta com diversos jovens, muitos deles vão a festa para ingerir bebidas alcóolicas o que é condenado pela igreja. “Estamos encaminhando um pedido ao DPCA para que estejam presentes durante a caminhada. Atitude tomada para tudo correr bem, sem bebidas alcoólicas, pois, a Festa do Divino Espírito Santo é uma festa Cristã! Quem crê não precisa de bebida para demonstrar sua devoção “relatou a Diocese em um site de eventos.

Autoridades


Na festa comparece todas as autoridades da região. Novos e Ex-prefeitos sempre comparecerem no evento.
Confiram algumas:

Créditos/91 FM
Formosa Gov