Escola Isolada Projeto Paranã recebe homenagem da Prefeitura de Formosa por ser uma das 10 melhores experiências pedagógicas de todo Brasil

Você conhece a Escola Isolada Projeto Paranã? Se não, convido a ler as poucas mas concisas informações sobre essa escola que quebrou o marasmo e é destaque não somente nacional, mas internacional. A Escola da Zona Rural do município de Formosa supera as dificuldades estruturais e esbanja criatividade quando o assunto é a educação.

A Escola não é só fenomenal mas consolidou como uma das 10 melhores experiências pedagógicas em todo o país, segundo o MEC. Esse título foi responsável por promover um documentário sobre o programa federal Mais Educação que foi exposto internacionalmente.

O sucesso da Escola é enorme, vários países já visitaram a horta que tem extensão de um hectare, o que é muito grande. Com certeza não é a maior do mundo, mas uma das melhores de todo o mundo. A receita do sucesso? Integrar toda a comunidade em um único espaço: A escola.

Na tarde dessa segunda-feira (28), o prefeito Itamar Barreto e a vice-prefeita Argentina Martins entregaram na mão de servidores da escola uma placa em homenagem por ser uma das 10 melhores experiências pedagógicas de todo Brasil, além de ser a única no Estado de Goiás. O prefeito e vice-prefeita também marcaram uma data para visitar as instalações da escola. O vereador Jeremias inclusive solicitou a construção de um Ginásio Poliesportivo para a comunidade.


A diretora Ana Paula Monteiro também concedeu entrevista para a mídia local. "Estou feliz em acreditar que a educação é sim a mola mestra para o futuro do país. Só existe progresso quando a educação é levada à sério. Esse é um trabalho de excelência de toda equipe", declara.

Desde que o Entorno Urgente visitou a Escola Projeto Paranã em 8 de Agosto de 2013, começou a narrar a história da escola mais famosa do município de Formosa. A Escola Paranã promove o ensino fundamental, médio e possui o programa “Mais Educação” que garante atividades em tempo integral. Localizada a 56 quilômetros de Formosa, a escola superou muitas dificuldades e se destacou por ser uma de poucas que conseguem levar a comunidade para dentro da escola.

Em agosto de 2013, uma conquista recente tinha sido a pintura realizada por pais de alunos nas férias. Por meio de doações, foi feita uma reforma dentro da escola no período das férias, com direito a reparos além da troca de portas e janelas.

Talvez um dos maiores patrimônios da Escola Municipal seja a Horta que possui a extensão de 1 hectare. Ela é composta por produtos orgânicos, que é um alimento sadio, limpo, cultivado sem agrotóxicos e sem fertilizantes químicos. Nela é cultivada cebolinha, coentro, alface, beterraba, cenoura, couve, abobrinha, tomate, quiabo, jiló, pepino, etc. que são utilizados na alimentação escolar. “Vagner é fantástico” elogiou a diretora Ana Paula ao coordenador da Horta. A escola inclusive faz a distribuição dos legumes, verduras e frutas para outras escolas.

A UnB, comissão da ONU para Alimentação e Agricultura, Ministério da Educação e 5 países visitaram a horta. A horta portanto, acabou se tornando parte da vida dos alunos que implementaram a ideia em suas casas. Segundo estimativa da diretora Ana Paula Monteiro, várias famílias criaram hortas em suas casas a pedido dos alunos.

Os projetos da escola são os mais variados, como a manutenção da horta, ciclismo (com proteção individual), esportes, teatro, e o reforço escolar que é composto pelo letramento e aulas de matemática.

Uma equipe de filmagem da Imagina Filmes do Rio de Janeiro (RJ), veio à Formosa no dia 16 de outubro, para filmagens na Escola Municipal Projeto Paranã. O documentário que foi realizado pela produtora de filmes, foi sobre o Mais Educação, um programa do governo que garante atividades em tempo integral na escola.

O foco do documentário, que foi patrocinado pela UNESCO, é ver como o programa Mais Educação está mudando a vida das pessoas fora da zona urbana. O projeto da UNESCO viabilizou 10 documentários pelo Brasil, mostrando cada característica. O documentário foi reproduzido no Seminário Internacional sobre Educação Integral.

Confira o documentário:



Fotos








Escolha qual rede social e comente:

1 comments:

  1. Que reportagem linda meu querido amigo Aldimar!!! Fiquei arrepiada!!! Agradeço em nome de toda a equipe!!!

    ResponderExcluir