A Prefeitura de Formosa inaugurou ontem as novas instalações do Centro Pop, importante local para colocar um basta na situação vivida pelos moradores de rua. O objetivo do Centro de Referência Especializado para população em Situação de Rua e retirar das ruas os andarilhos para fornecer comida, banho assistência médica e psicológica em seguida encaminha-los para Casa de Passagem, ou outros atendimentos especializados. O horário de atendimento é das 

O espaço também é referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Na atenção ofertada no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua deve-se proporcionar vivência para o alcance da autonomia, estimulando, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.

Dentre as principais atividades desenvolvidas pelos Centros POP, podem ser destacadas: Orientação e apoio para obtenção de documentação pessoal, encaminhamento para a rede de serviços socioassistenciais, encaminhamento de usuários-dependentes de substâncias psicoativas para serviços da rede de saúde, encaminhamento para outros sérvios da rede de saúde, entrevista individual e/ou familiar, acolhida e escuta inicial, encaminhamento para órgãos de direitos, entre outros.

“Pessoas em situação de rua é uma questão social, presentes nas principais cidades do país e do mundo. A atuação da Assistência Social é para esclarecer essas pessoas dos seus direitos e deveres, informando sobre os serviços públicos que elas podem acessar, na tentativa de convencê-las a utilizarem tais serviços e saírem dessa vida tão árdua. Esse grupo populacional possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares fragilizados ou rompidos e a inexistência de moradia convencional regular. E o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) irá acolher essas pessoas com amor, respeito, e dignidade, ampliando o acesso aos direitos de cidadania, e ajudando a ter uma vida digna e justa. Em 5 meses de funcionamento, já conseguimos reconduzir diversas pessoas ao seio familiar, resgatando a esperança e trazendo de volta a dignidade dessas pessoas tão sofridas. Agradeço imensuravelmente á toda equipe do Centro POP, e em especial ao Prefeito Itamar Barreto e a Secretária de Trabalho e Promoção Social Maria Helena, por ter me convidado à fazer parte desse belíssimo projeto, que está resgatando a esperança da população de rua”, revela Mariana Viana, coordenadora do Centro POP.

O prefeito Itamar Barreto pontuou algumas obras que estão em andamento e destacou a felicidade. “Nós vamos fazer de Formosa a partir de agora um verdadeiro canteiro de obras com pavimentação asfáltica com recapeamento, construção de escolas, creches, pontes, construção da barragem que irá garantir água para Formosa durante os próximos 50 anos. Estão sendo investidos em Formosa mais de 150 milhões de reais, estou muito feliz também com essa inauguração. Esse é o grande legado que vamos deixar para o povo de Formosa”, frisa Itamar.

Fotos











1 Comentários

  1. Olá! Por favor, eu preciso entrar em contato com alguém do Centro `Pop- Formosa_ GO, com urgência. É sobre uma mulher (andarilha) que anda sem destino, dormindo na rua, pegando carona com caminhoneiros, etc... Soubemos que alguém deste centro a viu. Por favor, me ajudem!

    Izabel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem