O Entorno Urgente lança hoje, segunda-feira (13), sua primeira coluna de entrevistas, Personalidades. O primeiro a inaugurar a coluna foi o deputado estadual eleito, Ernesto Roller (PMDB). A coluna durante todo o ano deve entrevistar pessoas que possuem fortes compromissos com Formosa, Nordeste Goiano e Entorno do Distrito Federal.

O deputado estadual eleito Ernesto Roller concedeu entrevista em sua residência neste sábado (13). O deputado respondeu perguntas polêmicas como sua possível candidatura à Prefeito de Formosa. Ernesto não descartou a possibilidade mas disse que é cedo para definir o caminho político.

Todos sabem que você foi o maior vencedor nessas eleições na região. Foi eleito por Formosa mas conseguiu votos no extremo do Nordeste Goiano, em Nova Roma foi o segundo mais bem votado. Grande parte da população de Formosa deseja, e, você pode confirmar. É o novo candidato a prefeito ou acha que é muito cedo para falar?
Ernesto: É muito cedo para se definir qualquer caminho político. Eu nunca acabo uma eleição pensando na outra. Acabo uma eleição pensando no exercício do mandato. Mas é como você disse, eu tive 24 mil e 900 votos desses praticamente 20 mil em Formosa. Eu devo muito a Formosa e quem vai definir isso [candidatura] primeiro é Deus e segundo é o povo de Formosa, se assim entender lá no momento da eleição que eu devo vir a candidato eu não descarto a possibilidade. Meu foco agora é trabalhar por Formosa e por nossa região.

Você é diplomado deputado estadual dia 19, quais serão seus planos para o município?
Ernesto: A primeira coisa a se pensar é fazer uma séria cobrança do Governo do Estado no sentido que os serviços públicos estaduais sejam melhorados. Nós sabemos que apesar da qualidade e dedicação no quadro das forças de Segurança Pública locais, no caso, a Polícia Militar e Civil têm profissionais abnegados que enfrentam dificuldades para o exercício para sua atividade. E com isso os números de violência e criminalidade em Formosa como acontece em todo Estado são muito altos. É preciso uma cobrança firme também para que haja solução do problema da Energia Elétrica aqui em Formosa que é um grave para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Nós vamos fazer um trabalho de cobrança muito forte. Mas além disso nós vamos trabalhar buscando recursos. E já estamos trabalhando. Apresentei a Formosa o candidato a deputado federal Lucas Vergílio com o compromisso de enviar R$ 1 milhão das suas emendas para Formosa por ano. Algo que nenhum deputado federal fez isso ao longo do tempo. No entanto, nós vamos tomar posse 1º de fevereiro. Mas já conseguimos com o pai do Lucas, que é deputado federal, R$ 1 milhão já colocado como emenda desse ano para o ano de 2015. Temos graves problemas de pavimentação asfáltica, o reclame de pavimentação é muito grande. Na quarta-feira, às 10h, iremos levar ao Prefeito Municipal essa emenda que será apresentada pelo seu pai.

O que você está achando da Gestão Municipal? Irá auxiliá-la a resolver seus problemas?
Ernesto: Quanto à gestão municipal eu sou adversário do prefeito. Formos adversários na eleição de prefeito. Na eleição para deputado a chapa dele foi completamente diferente da minha. Mas eu tenho com o prefeito uma questão de divergência política e divisão administrativa. Não sou inimigo do prefeito, e, sobretudo não sou inimigo da cidade que é minha terra. Eu devo muito à cidade. Eu vou buscar todos os recursos que forem possíveis para realizar obras, benefícios e serviços públicos de qualidade à cidade. Esse gesto, por exemplo, da emenda que eu já consegui para Formosa é uma clara demonstração que nós podemos fazer política pensando nas pessoas. Chegou o tempo de nós colocarmos fim à política do ódio, à política da desconstrução. Política ainda é a melhor ferramenta para realizar a transformação positiva na vida das pessoas (...) Eu sou um soldado da população de Formosa, e, portanto assim sendo não há uma outra postura a não ser estender as mãos àqueles que queiram, possam ajudar e que sejam um instrumento. Não pode o deputado pensar que ele vai ajudar a cidade atrapalhando a administração municipal. Eu tenho, volto a dizer, uma posição política e administrativa diferente. Nós temos um grave problema de saúde na cidade que precisa ser resolvido e enfrentado de frente. Ninguém pode dormir tranquilamente assistindo o que se assiste em Formosa. Reafirmo à Formosa o meu compromisso com as pessoas, a minha terra, a cidade que nasci, e, que me deu todas as oportunidades que tive na vida.

Nas eleições de 2014 Formosa ficou fragmentada entre vários partidos. Você foi o único que se elegeu Deputado Estadual pelo município. A que se deve essa vitória?
Ernesto: Eu agradeço essa vitória a dois fatores. Primeiro a bênção e a graça de Deus, e, segundo a vontade da população de Formosa. Se fosse analisar, eu não tinha nenhum prefeito me apoiando, não tinha nenhum ex-prefeito me apoiando. Na cidade não tinha nenhuma força política de amplitude política estadual me apoiando. Eu tinha companheiros e amigos e dois vereadores me apoiando declaradamente. Eu entendo que essa vitória é resultado da vontade da população aliada às bênçãos e graças de Deus. Por isso meu compromisso muito maior com a população, as pessoas e as famílias no sentido de realizarmos um trabalho que atenda as demandas coletivas de nossa cidade.

“O objetivo de todos nós é combatermos as práticas políticas que nós estamos assistindo nos últimos tempos em Formosa”, você disse isso na reunião realizada na casa do editor Neusimar Coelho no 2º turno das eleições. Na ocasião disse que não juntaria grupos e sim criaria uma nova força política. Mesmo assim, os dois candidatos que você apoiou não venceram em Formosa, mesmo com crescimento considerável. Num próximo pleito utilizará o mesmo pensamento?
Ernesto: A minha prática política é diferente. Formosa tem ao longo dos anos servido de instrumento para interesses pessoais. Para vaidades, para ódio e rancores. Temos sombras externas que agem e atuam na política de Formosa para descontruir. Não quer o sucesso de ninguém. O momento é de mais que compreender, agir e dar um norte para a cidade. Formosa é a 9º maior cidade de Goiás e não pode viver os problemas que vive. Nós temos que ter uma visão político-administrativa que tenha foco no resultado da melhoria da qualidade de vida. Independentemente se é este ou aquele que está ocupando. O importante é que trabalhemos para mudar a vida das pessoas. Se não, não tem sentido você ir para o Poder Público.

Formosa é conhecida como a Prefeitura que mais deve no Entorno. A cidade mesmo não fazendo parte está localizada estrategicamente no Nordeste Goiano, a região que tempos atrás era chamada de corredor da miséria. Você recebeu 20 mil votos em formosa sendo o primeiro mais votado e 275 votos em Nova Roma, sendo o segundo mais votado. São cidades bonitas mas com muitos problemas. Como será o seu foco na resolução dos problemas? É um Ernesto para uma área muito extensa?
Ernesto: Eu já fui deputado em duas oportunidades representando desde Formosa até São Domingos, na divisa com a Bahia, e, até Campos Belos na divisa com o Tocantins. Podemos realizar muito. O grande problema para o desenvolvimento econômico do Nordeste Goiano é que os governos estaduais precisam compreender que é necessária uma quota diferenciada ao Nordeste. Vou usar uma metáfora: O aluno vindo de escola pública tem uma reserva de vagas na universidade. Isso é o resgate de uma dívida social que o país possui para aqueles que tem uma menor condição econômica. Da mesma forma as regiões do país e do nosso Estado. O nordeste goiano não pode ser tratado como é o sul, o sudeste ou a região central. Se for dado o mesmo tratamento, nunca alcançaremos. É preciso compreender que essa região precisa de um forte incremento da sua infraestrutura como forma de atrair investimentos. O Nordeste Goiano é uma região muito especial para nós goianos. Formosa tem uma ligação muito forte. É necessário que tenhamos um governo comprometido com nossa região. O governo que está faz muito barulho e realiza pouca chuva. A primeira e fundamental proposta é a criação de uma infraestrutura. Quando fui deputado nós aprovamos uma lei na Assembleia Legislativa garantindo o incentivo fiscal para Formosa e Nordeste Goiano. Só o incentivo não é suficiente. Hoje, daqui de Formosa até o Nordeste tem um grande problema para atrair o investimento empresarial. Não digo nem uma grande indústria, até uma pequena indústria. Hoje você não tem energia elétrica de qualidade. Isso impede o desenvolvimento. O empresário no momento que for fazer a escolha do local vai observar a logística, infraestrutura, oportunidades energéticas, entre outros. Hoje o produtor rural vive um grave problema. Ele precisa de energia elétrica para o estabelecimento de novos investimentos e não consegue. Grandes são os entraves de pavimentação asfáltica, saúde pública, etc.

Aqui em Formosa nós vimos nessas últimas eleições de 2010 e 2014 que alguns candidatos vêm em Formosa pegam os votos e nunca mais aparecem. Como você vai integralizar o seu gabinete com o município de Formosa?
Ernesto: Já no dia que tomar posse será aberto um escritório político na cidade. Já temos o local e está encerrando as reformas. Como foi nos dois mandatos terei um escritório para que as pessoas tenham onde pedir socorro. Além de morar aqui, no dia a dia as pessoas precisam. O deputado tem de estar presente, sob até cassação de mandato às sessões da Assembleia. No período que eu lá estiver terá uma estrutura para atender a população que precisa de tanta coisa e espera que esse trabalho que realizei nos meus dois mandatos sejam retomados. Desde que deixei nunca mais teve esse trabalho aqui.

Bate-Bola:
Sonho: Mundo melhor, mais justo, ver a cidade e região ter serviços públicos de qualidade
Ídolo: Meu pai, Carlos Roller, o homem que meu deu um berço honrado
Ocasião: Elas se apresentam a todo momento, é aquela que você constrói para entregar benefícios a outras pessoas

Deixe suas considerações finais


Quero deixar o meu agradecimento mais uma vez à Formosa e região do Nordeste. O meu agradecimento às pessoas pela confiança e carinho. Muito mais que ganhar um mandato de deputado o que mais me alegrou foi o carinho das pessoas. E isso é o combustível da minha vida pública. Agradeço a todos, e, meus cumprimentos a você pelo trabalho que realiza com todas as dificuldades que nós sabemos que são próprias dessa atividade. Com a consciência que um jovem que vai sem dúvida dar muito orgulho a Formosa nesse trabalho de comunicação. Meu desejo a todos que tenha um feliz e santo Natal. Que em 2015 seja um ano de muitas realizações e alegrias para todas as famílias. Me coloco sempre à disposição das pessoas e do povo de Formosa e região para que possamos construir dias melhores para todos. Um grande e fraterno abraço a todos os leitores e internautas com a alegria de vivenciamos uma nova etapa da vida pública de Formosa. Onde nós podemos fazer com que Formosa seja tratada com amor.

O Entorno Urgente lança hoje, segunda-feira (13), sua primeira coluna de entrevistas. O primeiro a inaugurar foi o deputado estadual eleito, Ernesto Roller (PMDB). A coluna durante todo o ano deve entrevistar pessoas que possuem fortes compromissos com Formosa, Nordeste Goiano e Entorno do Distrito Federal.

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem