O Brasil tem, ou melhor, tinha 12% da água doce do planeta.

Em toda a Terra, nos últimos 25 anos, o consumo de água dobrou, enquanto que, nos últimos 55 anos, a disponibilidade de água diminuiu 60% e, nos últimos 28 anos, a média da temperatura planetária subiu muito mesmo.

Por causa dessa preocupante, para não dizer terrível, situação, em poucos anos, a falta de água potável assombrará mais de 3 bilhões de seres humanos, ou seja, 50% dos terráqueos, porque, simplesmente, os depósitos de água doce estão secando em todos os quadrantes do planeta, mais rápido do que qualquer previsão das reuniões de cúpula de governantes.

Conforme o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, cerca de 50 países já têm seríssimos problemas com a escassez de água.

A água, minha gente, vai ficar muito mais valorizada do que o petróleo. Que o digam os habitantes de Dubai, onde a água para beber vem do mar e tem de ser dessalinizada, acessível apenas aos mergulhados em rios de... petrodólares.

A Austrália é o continente que menos tem água potável. E está passando por problemas gravíssimos no seu meio ambiente.

E o que acontecerá pela falta do precioso líquido?

Robert Swan, ambientalista inglês, sintetizou: “Nossos filhos verão mais guerras pela água do que qualquer outra coisa. ”

Jacques Chirac, ex-presidente da França, disse em 2002, 12 anos atrás: “Nossa casa está pegando fogo e nós olhamos para o outro lado. ”

E o Brasil podia estar preparado hoje para apagar a sede do mundo, recebendo águadolares, se tivesse protegido as suas reservas de água doce, que estão... evaporando!

Apenas como registro: mais de 25% dos rios do Brasil já estão contaminados.

Onde se encontram os dirigentes das áreas de estudos estratégicos brasileiros?!

Ah! Investindo bilhões e bilhões de dólares na busca de petróleo pela Petrobras que está... afundando!

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem