De todas as águas salgadas e doces existentes na Terra, 97% são salgadas.

Dos 3% de águas doces, 2% encontram-se nos polos e nas geleiras. O 1% restante está nos rios, lagos atmosfera e lençóis subterrâneos. A demanda por água potável está crescendo em todo o mundo, mas as indústrias, a irrigação, as cidades, os agrotóxicos, o mercúrio, o lixo bruto, os esgotos, o desperdício de todas as formas, o desmatamento das nascentes, das matas ciliares e das florestas estão acabando com o 1% restante.

Basta analisar o rebaixamento ocorrente nos lençóis freáticos. Nos últimos 20 anos, com mais de 2,5 bilhões de seres humanos que nasceram nesse período, a Terra tem menos 1/3 da sua água doce disponível, agora 0,66% de água doce.

Hoje, 1 bilhão de seres humanos estão com problemas de acesso a água potável, para beber. Cerca de 3 bilhões de seres humanos não dispõem de saneamento básico, quer dizer, seus excrementos vão para esgotos a céu aberto e fossas que terminam nos lençóis freáticos, e 3 milhões de seres humanos morrem anualmente por falta de higiene e outros problemas derivados da água. É... é uma loucura! E vai… piorar!

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem