As denúncias político-administrativa feitas pelo vereador Sd Caetano contra o prefeito Itamar Barreto foram rejeitadas pelos vereadores da Câmara na noite desta terça-feira, 1.

A primeira a ser discutida e rejeitada na noite, foi a 002/15, nela o vereador Caetano denuncia que o prefeito não atendeu os pedidos de informações da Câmara. Os vereadores da Câmara rejeitaram por 10 votos contrários (Vers. Antônio Faleiro, Castro, Didi do Bonito, Jeremias, Miguel Rubens – Macarrão, Miquita, Nélio Marques, Santiago, Wenner Patrick e Zequinha Leiloeiro), 02 favoráveis (Vers. Emílio do Raio X e Prof. Jorge), 02 abstenções (Vers. Gustavo Marques e Mundim), 01 ausência (Ver. Domingos Filho) e 01 impedimento (Ver. Sd. Caetano).

O vereador Santiago, criticou a postura um vereador da Casa. “Eu estou um pouco atacado da rinite alérgica, o que justificaria minha ausência. Mas em relação a esse assunto relevante não obtive o direito de furtar sobre esta questão. Gostaria de ratificar meu pensamento que sempre foi independente de oposição ou governo”, diz. Santiago também questiona “As atitudes de um vereador tem que ser desprendidas de paixão, de oportunismo [trazer às luzes para cima]. Sempre me posicionei desta maneira e nunca vendi a falsas esperanças, mentiras e vantagens que são procedentes ou inexecutáveis” Santiago também questiona “Afastando o prefeito, ou cassando o prefeito, quem garante que em 24 horas ou em 48 horas teremos essas informações solicitadas pelo denunciante? A data-base ou o piso salarial seriam pagos no próximo mês? Eu respondo, não. O prefeito reassumiria o seu cargo por ordem judicial em menos de 10 dias e mais uma vez essa câmara passaria por uma situação embaraçosa. Acho que ele [denunciante] poderia ter procurado às secretarias e ter solicitado. A maioria das informações ou estão no próprio site da prefeitura ou no site do TCM. Além disso, se houvesse a negativa de um servidor teria a oportunidade de ir ao MP para que o MP buscasse essas informações. Não tenho notícia que o MP até agora sugeriu para esta casa que cassasse o prefeito e movesse uma Ação Civil Pública.

O líder do governo, Nélio Marques, destacou que Formosa faz parte do G-100, os cem municípios brasileiros com mais fragilidade socioeconômica. Inclusive complementou dizendo que as informações sobre gastos estão disponíveis no site da transparência e TCM.

A denúncia 003/15 também foi debatida e rejeitada. Nela o denunciante acusa o prefeito de não cumprimento do pagamento do piso salarial corrigido pelo índice. Rejeitada por 09 votos contrários (Vers. Antônio Faleiro, Castro, Didi do Bonito, Jeremias, Miguel Rubens – Macarrão, Miquita, Nélio Marques, Santiago e Zequinha Leiloeiro), 02 favoráveis (Vers. Emílio do Raio X e Prof. Jorge), 03 abstenções (Vers. Gustavo Marques, Mundim e Wenner Patrick), 01 ausência (Ver. Domingos Filho) e 01 impedimento (Ver. Sd. Caetano).

Baixe o áudio da sessão ordinária do dia 01 de dezembro: baixe

Foto/Arquivo: Aldimar Nunes - Câmara Municipal de Formosa

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem