​"Cada população terá de se preparar para um tipo diferente de desequilíbrio climático, como enchentes, furacões ou secas, e isso terá um custo alto." Prof. Warwick McKibbin, da Universidade Nacional da Austrália

"O grande problema do Estado é a má gestão, que reduz a eficácia dos esforços e das iniciativas de melhoria". Daniel Annenberg

"Falamos nas reformas trabalhista, tributária e previdenciária há décadas e nada disso foi feito. A sociedade precisa querer, precisa se mobilizar para debater e exigir mudanças. Eu não acredito em mudanças que venham do governo." Maria Sílvia Bastos Presidente do BNDES.

"Os políticos não veem muita vantagem eleitoral em enfrentar o desgaste de cortar custos, cargos e pessoas, porque é um esforço que não costuma se traduzir em votos. Como o resultado desses movimentos demoram a aparecer, muitos temem arrumar a casa para os sucessores." Revista Isto É.

AS DEZ BANDEIRAS DO ESPORTE 1. Esporte Saúde
2. Esporte Educação
3. Esporte Conhecimento e Informação
4. Esporte Trabalho
5. Esporte Crescimento Pessoal
6. Esporte União Fraternal
7. Esporte Inclusão Social
8. Esporte Antidrogas
9. Esporte Antiviolência
10. Esporte Anti-criminalidade

BAÍA DE GUANABARAEstamos vendo os esportes náuticos das olimpíadas, apesar das críticas que a Baía de Guanabara recebeu de muitos participantes. Há alguns anos, escrevi, no meu livro Tarde Demais?, que a Baía de Guanabara, que faz a cidade ser conhecida como "cidade maravilhosa", sofria com 70% do esgoto do Rio de Janeiro despejados em suas águas, que já foram cristalinas, em torno de 465 toneladas, de 16 municípios que estão à sua volta, mais 12.000 toneladas de lixo depositadas ao seu redor, 200 toneladas de lixo não coletadas que vão para os rios, canais e valas, cerca de 3 toneladas de óleo e 300 quilos de metais pesados... diariamente! Será que, de lá pra cá, o ser humano,"civilizado e racional", tornou-se civilizado e racional?! Será que diminuiu o despejo dos seus dejetos nela?!! Será que os seus governantes tiveram alguma iniciativa a respeito?! Ou estes números aumentaram muito?
​​
ANIMAIS E PÁSSAROS E O LIXO JOGADO PELO HOMEM MUNDO AFORAUma garrafa de plástico jogada inconsequente pelo ser humano pela janela do seu carro demora centenas de anos para ser decomposta pela natureza e pode causar imensos prejuízos à fauna, além da flora. O lixo plástico confunde os albatrozes, as tartarugas, as focas e os leões marinhos, que ingerem seus pedaços, causando sérios problemas respiratórios e digestivos, acabando por morrer. Apenas de albatrozes, cerca de 250.000 deles morrem todos os anos. Outra ação extremamente prejudicial é os chicletes jogados displicentemente por crianças, jovens e adultos em qualquer lugar dos centros urbanos, pois são ingeridos pelos passarinhos, que os confundem com algum alimento, vindo logicamente a morrer. E segue o ser humano destruindo a única casa planetária que tem para viver, produzindo cerca de 30 bilhões de toneladas de lixo sólido por ano.
​​
"Cortar árvores é matar as chuvas." Jacques-Ives Cousteau - um dos maiores cientistas do meio ambiente do mundo.

'Quem planta uma árvore, planta uma esperança." Lucy Larcom

"Os netos colherão os frutos de tuas árvores." Virgilio

O HOMEM FAZ CHOVER SIM. SE QUISER
Basta plantar árvore. Por quê? Porque a árvore interage com a terra, o ar e a água. Porque ela transpira e refresca o ambiente, mandando água para a atmosfera. Porque, segundo um dos mais brilhantes cientistas brasileiros, António Donato Nobre, "a árvore emite compostos orgânicos voláteis, os perpenos e isoprenos, que são químicas que a árvore põe pra fora. Estes compostos voláteis saem na atmosfera e quando chegam a uma certa altura são oxidados pela luz. Eles formam, então, gotículas de óleo ou cristais orgânicos microscópicos que são absurdamente eficientes na nucleação das nuvens. A floresta gera a sua própria chuva. Ela vai lá e faz "cócegas" nas nuvens." Por que não plantamos uma árvore, dez árvores, cem árvores, milhares de árvores, milhões de árvores, bilhões de árvores? Porque além de tudo a árvore desintoxica a atmosfera, pois é uma indústria viva que transforma gás carbônico em oxigênio ao lado dos fitos plânctons nos oceanos.
​​
POR QUE OS POLÍTICOS NÃO GOSTAM DE DE PLANTAR ARVORES?Porque as árvores demoram a crescer e eles querem obras imediatas. Porque dizem que interferem nas redes elétricas. Porque acham que meio ambiente não gera votos, assim como as obras de saneamento, que ficam enterradas. Porque não se importam com o calor excessivo das cidades, que diminui muitos graus, se a cidade for arborizada.

Porque não se preocupam com o desenvolvimento sustentável e a interação com a natureza. Porque desconhecem a importância da árvore na geração de umidade e na produção de chuvas. Porque, na verdade mesmo, apenas se preocupam com eles mesmos e não com o povo.
​​

AS PALAVRAS MAIS IMPORTANTES PARA UMA VIDA FELIZ1. Fé
2.Consciência
3. Saúde
​​4. Integridade
5. Amor
6​. Paz
7. Bem
8​. Luz
9. Escolha
10. Paciência
11. Determinação
12. Resiliência
13. Coragem
14. Humor
15. Conhecimento
16​. Informação


Marcos Garzon
Escritor, empresário, advogado, publicitário, especialista em marketing de transformação, escritor com mais de 100 livros publicados e distribuído sobre o tema responsabilidade socioambiental. Curta e fique por dentro sobre a defesa do meio ambiente:
https://www.facebook.com/Marcos-Garzon-515090675191698/
https://www.youtube.com/watch?v=Gb87GC472zA

http://www.marcosgarzon.eco.br

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem