MÍDIA BRASILEIRA: O  RIO SÃO FRANCISCO E MUITOS OUTROS RIOS BRASILEIROS ESTÃO MORRENDO!
O Rio São Francisco, o mais famoso dos rios brasileiros,  e muitos outros rios estão em processo terminal. O Rio São Francisco é responsável pela iluminação de centenas de cidades, residências, escritórios, indústrias, fazendas,  fornece água pra milhões de pessoas, abastece ainda um pouco de peixes aos ribeirinhos... Por que os jornais,  revistas e redes de televisão não se unem também para alertar, sacudir e exigir que os governantes, políticos e o povo brasileiro acordem para a situação dele e o do restante dos rios brasileiros?! Ah! Não dá ibope?! Ah! Não desperta o interesse gera! Está bem. Vamos ver então se não vai dar ibope. Não vai demorar muito a morrer. Então, o povo vai acordar.

O RIO SÃO FRANCISCO E A MORTE DO ATOR DA GLOBO
A comoção foi nacional. Morreu uma pessoa famosa no Rio São Francisco, fato que repercutiu forte, enchendo de tristeza o povo brasileiro, onde muitos chegaram a dizer:  - Coitado, o Rio São Francisco matou ele. Uma pessoa muito boa, elogiavam todos, e por aí foi. Um fato negativo, mas que teve um lado altamente positivo: Lembrou que, na verdade mesmo, estamos matando o Rio São Francisco, velho Chico para os mais íntimos, um sistema de circulação da Mãe Natureza, todos os dias. Ele está perdendo a força vital, pois antigamente entrava 8km dentro do mar. Hoje, o mar entrou dentro dele, porque não consegue chegar até a antiga foz. 10, dez mesmo, usinas hidrelétricas tiram a sua força, suas nascentes estão um fio do que eram, em suas margens fizeram projetos agrícolas que sugam suas águas... E aí veio alguém que, sem conhecer a história dos rios do Cazaquistão, 2 grandes rios com mais de 200km cada um, que morreram, mandou fazer a mesma coisa com o debilitado Rio São Francisco: A maldita transposição. Que vai acabar por matá-lo, venho dizendo isto há anos! A televisão mostrou que o rio, naquela região, tem cerca de 30m de profundidade e muitas corredeiras, mas não mostrou que tem lugar que podem atravessar o rio…a pé! Vamos ver se o Brasil agora acorda para SALVAR e ELOGIAR o Rio São Francisco, para que a morte do ator sirva de alerta.

UMA MENSAGEM RECEBIDA
Tenho postado minhas mensagens no meu blog, na minha fanpage, no site www.entornourgente, alguns vídeos no YouTube, além de enviar por e-mail e por zap. Assim, recebo diversos e diferentes retornos. Recebi um que me chamou atenção, pois disse para não me preocupar e registrou que Deus proverá, escrevendo o conhecido Salmo 23: O Senhor é meu pastor e nada me faltará. Apesar de profundamente religioso, tenho uma chácara exclusiva para encontros religiosos, gostaria de analisar esta posição. Primeiro, uma pergunta: Deus, como proprietário único do planeta Terra, deve estar satisfeito com o modo que cuidamos dele, como simples posseiros transitórios? Certamente, que não. Estamos, literal e incansavelmente, destruindo o maravilhoso planeta que nos proporcionou, realmente o verdadeiro e fantástico paraíso por todos pretendidos. Cientificamente, baseado em 45 anos de estudos sistemáticos, a água potável já está faltando para cerca de 1,7 bilhão de homens, mulheres e crianças no mundo. No Brasil, que tem o maior percentual de reserva de água doce do planeta, estamos contemplando este quadro altamente preocupante, agravado pelos efeitos potencializados do aquecimento global, poluições e outras atividades nossas prejudiciais. Se não agirmos, intensa e amplamente, e todos nós habitantes deste magnifico país juntos, não apenas os governos federal, estadual e municipal, vamos ter seriíssimos problemas de falta d'água. A água está faltando e vai faltar sim, pois nós criamos está situação e nós temos de resolve-la. Deus não tem nada a ver com isso.

DERRETIMENTO DA GROENLÂNDIA - ESTÁ ACONTECENDO UM DOS MAIORES PROBLEMAS DA HUMANIDADE
Em 1986, registrado na Biblioteca Nacional, escrevi o livro O Último Pedido, o último pedido da Natureza feito ao ser humano, ainda em sinal verde, para que o homem mudasse a estrada da destruição e agressão da Natureza, pois os efeitos potencializados seriam crescentes e incontroláveis. Em 1998, escrevi o livro S.O.S Terra, já em sinal amarelo. Em 2004, escrevi o livro Tarde Demais?, todos registrados, dizendo que estávamos entrando no sinal vermelho, onde me referi sobre a gravidade que seria o derretimento da Groenlândia, pois é uma extensão de 1.700.000 de km2 que tem em cima cerca de 1.600 metros de altura de gelo  que, se derretesse, já estava degelando, ia causar o crescimento das águas do mar do globo terrestre em cerca de 5m de altura, cobrindo muitas cidades litorâneas e todos as faixas e praias de todos os países próximos do mar. Agora, estamos vendo acontecer o derretimento e não estamos vendo nenhuma ação da ONU e de nenhum país do mundo. O que está acontecendo com a humanidade por tanta passividade e omissão?! O que os governantes estão aguardando?! Incompreensível esta posição anestesiada deles! Inacreditável a posição da imprensa! Urge uma reunião permanente dos países para medidas inadiáveis! É necessário urgente uma rede de televisão, 24 horas no ar, para informações globais, conforme já sugeri - Onu Ambiental. O que o governo federal brasileiro está esperando?! É uma situação hoje praticamente irreversível. Veja também, A Groenlândia quebrou recordes de calor neste ano, depois de que partes da vasta camada de gelo do território começaram a derreter mais cedo do que o normal –disse o DMI (Instituto Meteorológico Dinamarquês) nesta terça-feira www1.folha.uol.com.br/ambiente/2016/09/1812910-groenlandia-registra-recorde-de-calor-e-degelo-precoce.shtm

POÇOS ARTESIANOS
Uma pessoa me falou, recentemente, estas palavras: - Por mim, pode faltar água, não é problema meu, porque tenho muita água em meu poço artesiano.  Respondi: - Mas, se você retira água do lençol freático e a chuva não repõe e a fonte interna secar, vai ficar sem água um dia. Ele, sem pensar, retornou: - Ah! Vai demorar! Até lá já morri. Na realidade, um egocentrismo extremado, pois o indivíduo em questão, inconsciente e ignorante; apenas enxerga o próprio umbigo, pouco preocupado com a natureza e com os semelhantes, com as consequências das suas ações. Assim, devem pensar e agir muitos outros “civilizados” brasileiros, crentes que a água é um produto facilmente disponível na natureza. Faz-se necessária, urgentemente, uma campanha permanente esclarecedora e educativa do governo federal sobre a grave situação ocorrente no Brasil. Ou será também que estão esperando, provavelmente, que São Pedro abra as torneiras do céu?

O DRAMA DA REGIÃO E DA CIDADE DE VICENTE PIRES NO DISTRITO FEDERAL
Quem conhece o Distrito Federal há mais alguns anos sabe perfeitamente que a região chamada Vicente Pires, assim chamada porque tinha  um rio com o mesmo nome, alimentado por dezenas de nascentes, que afloravam na superfície da terra, um lugar abençoado, que deveria ter sido protegido pelos governos passados, pois alimentava de água e vida toda a região e por onde passava, infelizmente foi invadida e ocupada, e seus novos habitantes ficavam extremamente aborrecidos, de vez que a água aflorava nas suas construções enquanto as edificavam. Toda a região foi ocupada sob os olhos fechados dos governantes e políticos da época. Hoje, mortas as nascentes, e matar nascentes deveria e deve ser considerado crime hediondo, pois é cometido contra a humanidade, a cidade, pasmem os mais conscientes, está sofrendo de falta... d'água! E os que buscaram resolver seus problemas com poços artesianos estão vendo eles... secos! Acabaram com a região.  Acorda Brasil! Não estamos vendo um filme de ficção, mas a duríssima realidade, onde somos atores e expectadores!
Urgente! Consciência nacional!

Escolas no interior de Goiás estão suspendendo as aulas por falta de água para higiene e até mesmo para beber. E não vemos nenhuma reunião dos dirigentes federais e nenhuma mobilização nacional a respeito. Absolutamente nenhuma iniciativa para saber os porquês e as soluções. Vamos acordar Brasil!

FALTA D'ÁGUA EM BRASÍLIA
Quando podíamos pensar que faltaria água em Brasília, capital do Brasil? Inúmeras nascentes e muitos rios e riachos existiam na sua inauguração, tantos que os seus idealizadores não hesitaram em realizar um lago imenso, seguido de outras barragens. A culpa é do governo! Reclamam alguns. A culpa é de São Pedro! Dizem outros. E por aí vão buscando jogar a responsabilidade em cima de alguém, os inconscientes. Quando, na verdade, todos nós sabemos que a culpa é de todos nós, que desmatamos, soterramos nascentes, destruímos as matas ciliares, não replantamos, poluímos sem parar o ar, as águas, não cuidamos do meio ambiente, simples apelido, da Natureza, da nossa Mãe Natureza, um ser vivo, um ser que tem todos os seus sistemas interagindo uns com os outros, que sofre com as agressões humanas, que damos de ombros, desinteressados, para tudo isto. Mas o que fazer?! Como continuarmos a ter falta de água?! Quais as soluções?! Dependem de cada um de nós, cobrarmos incessantemente dos nossos representantes nos diferentes poderes; fazermos diversas campanhas sobre a importância de um relacionamento saudável com o meio ambiente; usarmos as redes sociais para orientarmos, sugerirmos, criticarmos sem parar tudo aquilo que vemos agredindo a natureza; plantarmos árvores sem parar, pois, a árvore é VIDA, é ela que se inter-relaciona com o ar, a água e a terra. E muitas iniciativas mais, que dependem de todos nós juntos. Como já expliquei em muitas mensagens que escrevi e venho transmitindo, preocupado, pelas redes sociais: A árvore é nossa possibilidade de sobrevivência. Não temos outra força viva da natureza. Demora a crescer? Sim. Mas é a principal solução que temos para garantirmos o nosso futuro e os dos nossos descendentes. Mas, e a chuva? A chuva é o resultado de um conjunto grande de soluções que temos de iniciar, onde a árvore é o centro vital delas. Você já reparou que, desde que começou o desmatamento louco da floresta amazônica, que já perdeu cerca de 40 bilhões de árvores, nos últimos anos, o clima no Brasil mudou drasticamente?!

Repúdio!
Não podemos ficar mais omissos, calados, passivos, aguentando qualquer tipo de corrupção, porque retira do povo atendimento hospitalar digno, educação adequada, transportes públicos modernos, segurança pública que nos proporcione a tranquilidade que merecemos, estradas seguras, portos avançados...
Nós pagamos os mais elevados impostos do mundo. Não podemos silenciar, engolir e aceitar tantos inescrupulosos no poder que vivem rindo da gente, tanta falta de vergonha, valores e princípios.
Muitos irmãos nossos estão morrendo nas filas dos hospitais, na violência do trânsito, por causa de tanta violência e criminalidade, pelas drogas...
Temos de dar um basta!
Violência e Criminalidade!

As crianças e adolescentes estão sendo bombardeados por lutas marciais, transmitidas pelas televisões, que evidenciam apenas a mais brutal animalidade e extravasamento dos mais baixos instintos, por games violentos, por filmes violentos e muitas novelas violentas, um incitamento constante para a violência, que acabam por entender que a violência é o estado normal, gerando, então, os elevados índices de violência e criminalidade que contemplamos incrédulos e inertes, especialmente a violência nas escolas. E nenhuma reação dos políticos, nenhuma mobilização nacional da sociedade. Descaso, omissão, desinteresse. Aonde vai chegar todo esse desatinado estímulo? Na nossa casa.

CRACK!
A droga revela claramente a incompetência dos diferentes níveis de governo e a falência da sociedade, perdida num remoinho de violência e criminalidade incontrolável e insuportável, transformando nosso cotidiano num pesadelo.  Ninguém está imune aos problemas circundantes derivados dessa pedra maldita. Ninguém aguenta mais. Ontem, um caso grave na casa de um vizinho. Hoje, amanhã dentro da nossa casa. É só questão de tempo.   Vamos agir, falar, denunciar, contestar, mandar email, utilizar a internet e outros meios de comunicação.

A RÃ E O SER HUMANO PASSIVO E OMISSO
Quando colocada numa panela fervendo a rã salta fora, mas se colocada numa panela com água fria e for aquecendo, a rã morre sem demonstrar reação. Assim o ser humano passivo e omisso terá o mesmo caminho diante das reações da natureza agredida.

Trânsito Assassino!
Não podemos mais aceitar um código de trânsito que não penalize severamente aquele que dirige bêbado e assassina pessoas ou causa lesões corporais gravíssimas, para o resto da vida, em seres humanos inocentes, nossos semelhantes, que caminham pelas ruas, avenidas e estradas. A vida em primeiro lugar. Onde estão os nossos incompetentes políticos que não legislam? Esses assassinos têm de ser presos, o veículo ser recolhido e vendido, no estado em que se encontra, para pagar uma indenização à família e depois de solto deve trabalhar e pagar uma pensão pelo resto da vida aos familiares da vítima. Basta de tanta impunidade! Código de trânsito severo! Basta de tantos irresponsáveis e inconsequentes bêbados ou não dirigindo uma arma mortal como um veículo!

Marcos Garzon
Escritor, empresário, advogado, publicitário, especialista em marketing de transformação, escritor com mais de 100 livros publicados e distribuído sobre o tema responsabilidade socioambiental. Curta e fique por dentro sobre a defesa do meio ambiente:
https://www.facebook.com/Marcos-Garzon-515090675191698/
https://www.youtube.com/watch?v=Gb87GC472zA

http://www.marcosgarzon.eco.br

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem