NA RUSSIA O PAPO É OUTRO
Ministro da Economia da Rússia foi demitido e preso por ter recebido uma propina de "dois milhõezinhos de dólares". Ora, uma "propinazinha de nada", no Brasil seria apenas pro cafezinho, ninguém nem ia esquentar a cabeça. “Coitado!”
Pior do que a prepotência da ignorância sem instrução é a prepotência da ignorância com instrução. O mundo, neste período de grandes e dramáticas transformações socioambientais, está precisando, urgentemente, de sábios, de conscientes, de equilibrados e de competentes, para que a civilização consiga superar os imensos desafios ocorrentes e os que estão se formando nos horizontes da humanidade.


NATAL, UMA INVENÇÃO COMERCIAL?
Natal, uma estranha data mundial! Primeiro, porque não existe nenhuma prova, absolutamente nenhuma, de que foi, realmente, a data do nascimento de Jesus Cristo de Nazaré. Segundo, por que vincula um velho de barbas brancas, vestido de forma esquisita, numa carruagem puxada a renas, ao nascimento do Mestre Nazareno?! Terceiro, o que tem a ver o peru na história, que envolve o nascimento de Jesus, Papai Noel e renas?! Quarto, qual motivo leva as pessoas a se confraternizarem nesse dia? Não deveríamos nos confraternizar todos os dias?! Não deveríamos saudar diariamente o nascimento do Mestre do Amor fraternal Jesus?! Quinto, o que tem a ver nessa história natalina a troca de presentes?! Por que presentear? Ah! Por causa do Papai Noel?! É mesmo?!  Sexto, de onde foi que saiu a árvore de Natal?! Como se juntou ao nascimento de Cristo, a Papai Noel, a renas, a peru, a presentes?! Por que e para que estimular essa mentirada toda nas crianças?!  Misturando tudo, resta a convicção de que quem ganha mesmo é o comércio, que inventou esse bolo esdrúxulo para vender mais. Afinal, quem paga o pato dessa doideira é o peru.


NASCIMENTO DE CRISTO
Nascimento de Cristo é uma data simbólica, porque ninguém sabe ao certo quando foi realmente, mas foi um momento histórico importante demais no caminho da humanidade, pois marcou a oportunidade do ser humano encontrar a redenção infinita e eterna da sua alma,  do renascimento crístico interno, porque o interior  é que é a verdadeira imagem e semelhança do Pai, não a aparência exterior,  oportunidade também do ser humano realizar em si mesmo os quatro pilares fundamentais da evolução: amor, luz, paz e bem. Ainda, de deixarmos os caminhos horizontais para subirmos pelos caminhos verticais, como nos exemplifica a sua cruz. O nascimento do Cristo é para ser vivenciado diariamente, na ligação constante com Ele, através da oração, da caridade, da solidariedade, da fraternidade, da compaixão, da consciência, dos princípios e valores morais e éticos, da simplicidade que foi a marcante característica do Nazareno, sem a prepotência do ouro, das joias, da ambição, da ganância, da superficialidade e do artificialismo do luxo desmedido. Ele poderia ter vindo numa carruagem de ouro, comandando o exército de Deus, mas não veio com essa demonstração própria dos inconscientes, nascido numa manjedoura, na humildade, para mostrar o caminho do despojamento, do desapego. Nascimento de Jesus é uma comemoração de cada dia, vivenciando as suas palavras, realizando-as através de ações, de     dedicação, de reverência, de submissão e de glorificação ao Seu nome. Jesus Cristo é uma experiência a ser saboreada no dia a dia da existência terrena, pois Ele é o próprio templo cósmico de veneração.


ALUGAM-SE PRESÍDIOS
A Holanda vem conseguindo, a exemplo da Islândia, que há alguns anos conseguiu o inacreditável número de zero crime durante um ano, diminuir o índice de criminalidade de tal forma que alguns presídios acabaram... vazios! Solução que encontraram: um deles virou hotel e outros foram alugados para países vizinhos. Uma lição formidável de cidadania, um exemplo para muitos países do mundo, especialmente para o Brasil, um recordista mundial de violência e criminalidade. Concluímos, então, que princípios e valores, educação, instrução e cultura, além de religiosidade, fazem uma grande diferença. Um modelo de desenvolvimento e evolução de um povo.


CANADÁ EXEMPLO PARA O MUNDO
Enquanto um presidente recém-eleito que banir refugiados e imigrantes, o Canadá demonstra um elevado nível de desenvolvimento e evolução, pois é muito grande o número de cidadãos canadenses, autorizados pelo governo central, que querem ser padrinhos de famílias de refugiados sírios, albergando-os em casa, ajudando-os até conseguirem emprego, escola para os filhos e residência para morar. Um exemplo dignificante e engrandecedor de seres humanos, que renova nossas esperanças na humanidade, numa vida realmente civilizada, num mundo melhor.

Marcos Garzon
Escritor, empresário, advogado, publicitário, especialista em marketing de transformação, escritor com mais de 100 livros publicados e distribuído sobre o tema responsabilidade socioambiental. Curta e fique por dentro sobre a defesa do meio ambiente:
https://www.facebook.com/Marcos-Garzon-515090675191698/
https://www.youtube.com/watch?v=y7ySuWB
http://www.marcosgarzon.eco.br

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem