Aconteceu neste sábado (3), em Formosa, o tradicional Giro da Festa do Divino Espírito Santo 2017. Os festeiros foram o imperador Leonasser Rodrigues e o Folião Luiz Junior. A festa mais tradicional da cidade levou milhares às ruas.

A festa do Espírito Santo iniciou com a Alvorada no dia 26 às 4h, na Catedral Imaculada Conceição. Diversos músicos acompanhados de foguetes, carros de som e um público fervoroso percorreram o município de Formosa realizando o despertar do Espírito Santo.

As festividades deste sábado iniciaram no divinódromo no café da manhã. De lá, seguiram para a Praça da Catedral, onde foi celebrada a missa de envio. Durante a missa foram coletadas doações para ajudar no pagamento das despesas, que são altas devido às refeições que são servidas durante toda festa. Geralmente, o almoço do Giro é calculado para milhares de pessoas.

Encerrando a missa, uma multidão (incluindo moradores de cidades limítrofes) seguiram em cortejo pelas ruas da cidade, foram quase 15 quilômetros, o que equivale a mais de 33 mil passos. Algumas pessoas andam descalças durante todo o percurso professando a sua fé. Ainda na manhã, várias casas servem lanches para os foliões que estão no cortejo. Durante todo o caminho é visto pessoas beijando a bandeira procurando e agradecendo graças. Após o Giro da manhã, é servido no divinódromo o almoço para milhares de pessoas. Lá acontece o encontro das folias da roça e da cidade, o ápice da festa.

Após o almoço a multidão se reagrupa e recomeça o cortejo percorrendo as ruas da cidade, até chegar na Praça da Catedral às 19h, onde é realizada a missa. Depois da missa as barraquinhas com comidas, bingos, leilões e bingão agitam a noite do formosense. Essas barraquinhas abrem todos os dias de festa após a missa.

Galeria
















pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem