O Distrito Federal e municípios do Entorno receberão na próxima semana a visita da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Congresso Nacional (CPI mista) que investiga violência contra a mulher. Na segunda (29) e na terça-feira (30), os parlamentares farão diligências a delegacias, juizados e entidades de defesa da mulher da região, além de um encontro com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). Na quarta-feira (31) haverá audiência pública no Senado Federal para tratar do assunto.

O DF ocupa o 7º lugar do país em assassinatos de mulheres, de acordo com dados do Mapa da Violência 2011, elaborado pelo Instituto Sangari/Ministério da Justiça. Sua taxa de homicídios é de 5,8 assassinatos para cada grupo de 100 mil mulheres, acima da média nacional que é de 4,4. O primeiro colocado é o estado do Espírito Santo (9,4) e o segundo é Alagoas (8,3).

Em Brasília, a taxa de homicídios é de 1,7 para cada grupo de 100 mil mulheres. A cidade ocupa a 27ª colocação entre as capitais. O maior problema da região encontra-se no Entorno. A cidade goiana de Formosa, por exemplo, aparece como a mais violenta para as mulheres, com taxa de 14,4 assassinatos para grupo de 100 mil mulheres, seguida de Valparaíso de Goiás (10,2) e Águas Lindas de Goiás (8,8).

Senado Federal 

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem