Conforme ordem de operação nº 008/2012 do Comandante do 16º CRPM/CPA, do dia 06 a 08 de novembro, deu-se início à OPERAÇÃO FORMOSA/CABECEIRAS, nos municípios de Formosa e Cabeceiras, na região Nordeste do Estado, pois estes clamam por intervenção estatal, no sentido de levar para a região o combate efetivo das atividades ilícitas perpetradas contra o meio ambiente.



A missão do 16º CRPM/CPA foi fazer com que a Ordem Pública Ambiental fosse restabelecida na localidade, propiciando qualidade de vida para esta geração e para aquela que está por vir.
Dezesseis pontos foram levantados no município de Formosa-Go, com possíveis práticas em desfavor do meio ambiente e sete (07) no município de Cabeceiras-Go, conforme informe nº 008/2012-2ª Seção do 1º BPMA.

Os locais levantados, num total de vinte e três (23), foram fiscalizados, com o apoio do 15º CRPM/CPRV, SEMARH e DNPM, onde foram constados:

Extração Mineral (brita, cascalho e areia);
Poluição e funcionamento sem licença;
Poluição por lançamento de dejetos;
Fiscalização para averiguação;
Ter em depósito madeira nativa sem DOF (lascas);
Desmatamento sem licenciamento;
Averiguação de cerâmica;
Construção de represa;
Extração de argila;
Averiguação em confinamento.


11 – CONCLUSÃO: Concluímos que a Operação se deu dentro da normalidade, porém, temos que a produtividade não foi maior devido ao lapso de tempo entre o levantamento de campo e a execução.


Fonte: Ricardo Garcia Roriz - Cap QOPM
Comandante da Operação

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem