Produtos rurais da Bacia Hidrográfica do Pipiripau, em Planaltina DF, irão receber nesta quarta-feira (28) outorgas de direitos que garantirá o uso de água para suas atividades. A bacia é alvo do programa Produtor de Água, que prevê investimentos de R$ 40 milhões pelos próximos 10 anos.

Durante a solenidade, realizada às 14h30, no escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-DF), autoridades de GDF e entidades da União assinarão acordo para instalação e funcionamento do Centro de Operações de Água – COA viabilizando o Programa Nacional de Qualidade da Água – PNQA. O convênio será assinado entre Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e a secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF (Semarh).

Serão anunciados também os projetos aprovados no programa Produtor de Água, que resultarão na melhoria da qualidade da Água; Redução da erosão e da sedimentação; Adequação ambiental das propriedades rurais e na regularização da oferta de Água.

A bacia do Pipiripau abrange uma área de 23.527 hectares, abrangendo 90,3% do Distrito Federal e também o município de Formosa (GO). Desenvolvem-se produção de frutas, grãos, carnes, lazer, proteção ambiental e captação de água para o abastecimento de 180 mil habitantes de Planaltina (DF).
Com informações Agência Brasília

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem