Não é a primeira (tampouco a última) vez que o planeta passa por uma ameaça de chegar ao fim. Só nos últimos 25 anos, a Terra passou por três grandes previsões de que ia acabar: a passagem do Cometa Halley em 1988, as profecias de Nostradamus previstas para o ano de 1999 e o chamado “bug do milênio” na virada de 1999 para 2000. Mas e agora, qual é a explicação para o planeta acabar?Para explicar o fim do mundo no dia 21 de dezembro de 2012, é preciso voltar aos tempos da civilização maia (que se desenvolveu na região que hoje é a América Central) antes da chegada dos espanhóis ao continente americano. Distante de outras culturas (como a oriental e européia), os maias desenvolveram uma forma própria de enxergar o mundo. Uma das características desse povo era a forma de contar o tempo.

Calendário Maia é a explicação para o fim do mundo (theilr/Creative Commons)
O Calendário Maia tem como base a contagem do ano em 260 dias, divididos em 13 ciclos de 20 dias. Há também ciclos maiores, sendo que um deles é de cerca de 5125 anos. Como este ciclo é de uma data correspondente ao dia 11 de agosto de 3114 A.C., o fim dele está marcado exatamente para o dia 20 de dezembro de 2012.

Como o mundo acabaria em 21/12/2012
O fim do ciclo maia serviu para dar origem ao boato de que o mundo chegaria ao fim em 21/12/12. De acordo com o site da Nasa, as previsões apocalípticas ligaram o fim do Calendário Maia com o choque de um suposto planeta de nome Nibiru com a Terra.

Enchentes e congelamento: fenômenos naturais são apontados como causas para o fim (taigasylvan/flickr/Creative Commons)


Para quem acredita no fim do mundo, Nibiru estaria em rota de colisão com a Terra. A Nasa afirma que a primeira data do choque que acabaria com o mundo estava marcada para o ano de 2003, mas o fim do Calendário Maia fez com que a catástrofe passasse a ser esperada para o dia 21 de dezembro deste ano.

A Nasa afirma que não há a mínima chance de um planeta de grandes dimensões entrar em colisão com a Terra. Se isso acontecesse, seria completamente visível aos telescópios com, pelo menos com uma década de antecedência. A Nasa também dá conta de que Nibiru não existe.

Outras teorias também derrubadas pela Nasa davam conta de que a Terra poderia ser destruída por uma tempestade solar, pela escuridão de três dias que mataria a maioria da população, pelo alinhamento dos planetas que causaria o engolimento da Terra por um buraco negro e pela inversão magnética dos pólos.

Mundo não vai acabar, diz Nasa ( Rennata Corrêa/Creative Commons)


Além de derrubar as hipóteses da Terra acabar, a Nasa também refuta a ligação entre o fim do calendário Maia e o fim dos tempos. A explicação é simples e pode ser ligada em uma página especial criada para evitar uma atmosfera de pânico pelo medo do fim dos tempos:

“Assim como o calendário que você tem na sua parede da cozinha não deixará de existir após 31 de dezembro, o calendário maia não deixará de existir em 21 de dezembro de 2012. Esta data é o final do um longo período de contagem maia, mas depois outro longo período de contagem começa para o calendário maia. Assim como seu calendário começa novamente em 1 de janeiro”. Ou seja, o fim do ciclo no Calendário Maia não significa o fim do mundo. Quer dizer apenas que... o calendário acabou.

Fonte: EBC WEB

2 Comentários

  1. nem o filho sabe a hora do mundo acabar so de deus antes vai ter uma grade tribulaçao mais ainda nao e o fim esta escrito na palavra de deus. deus vira como um ladrao sem avisar .E nao qeira saber dos misterio de deus porq pode perder sua memoria nao queira saber de q lado vem o vento nem mesmo como gera um ser vivente dentro do utero de uma mae.

    ResponderExcluir
  2. O fim do mundo no Brasil foi adiado porque o país não suportaria um evento desta magnitude...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem