O primeiro dia de aula sempre é uma expectativa. Alunos animados com olhares radiantes e o sorriso “estampado na cara”! Todos encontrando seus antigos colegas e conhecendo os demais. Alguns retraídos por virem de outra Escola e professores/coordenadores fazendo socialização da meninada.

Os professores animados, outros não, para fazerem as dinâmicas do primeiro dia de aula, apresentando plano de ensino, objetivos a serem alcançados juntos, projetos a serem desenvolvidos, atividades recreativas... Enfim, todos unidos a fim de tornar o ambiente escolar agradável e propício ao ensino e a aprendizagem.

Pois bem! Nem tudo é Alice no País das Maravilhas! Nem todos os professores estão preparados para trabalharem com alunos ditos “portadores de necessidades especiais” mesmo com o apoio/monitor em sala de aula. E os professores de Contrato Temporário recém-formados estão preparados para atender a “Clientela Especial”? Teoria se vê nos cursos de Licenciatura. A prática, aprendemos na sala de aula, ou seja, na Escola, no dia a dia. E quem não tem experiência o quê fazer? Pesquisar, estudar, atualizar.....

Agora pergunto...? Será que as Secretarias de Educação vão oferecer capacitação aos professores iniciantes/contratados para trabalharem com crianças ditas “portadoras de necessidades especiais”? Eu não sei responder? VÁ perguntar ao Secretário (a) de Educação do seu Município ou aos Responsáveis Legais.

1 Comentários

  1. Em Formosa, acho que continuará o projeto dos futuros formados em Pedagogia cursarem pós e se especializarem. Há cursos na própria cidade, e caso a pessoa queira aprender mais e consequentemente ganhar mais pode ir para Brasília e fazer uma pós.
    O salário não dispara, mas é um atrativo para novos professores que querem seguir a carreira para criar novos cidadãos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem