Por: Aldimar Nunes


A Prefeitura Municipal de Formosa fez uma verdadeira operação de guerra para desabrigar centenas de pessoas na conhecida Zona de Baixa Meretriz.

A ZBM é conhecida por abrigar moradores carentes, no local também fazia a venda de drogas. O local foi intitulado pela Prefeitura como a “cracolândia” formosense.

Na última sexta (22), a Prefeitura Municipal através do seu Prefeito Itamar Barreto, reuniu todas as forças para adentrar na Zona, com apoio logístico - e coercitivo - da Polícia Militar, Polícia Civil, Delegados Regionais, SAMU, GENARC, DPCA, GGIM, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária, Secretaria de Transportes, Parques e Jardins, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Delegacia da Mulher e Secretaria de Comunicação causando medo e satisfação.

Juntamente com a Defesa Civil, desocupou e demoliu várias casas, fiscalizou casas e notificou moradores que estão em terrenos públicos, dando alguns dias para fazer a desocupação pacífica.

Não demorando muito, vários internautas postaram repúdio e admiração, muitos que admiraram também pediram a indenização por parte do poder público às famílias desocupadas que hoje estão desabrigadas.

A Prefeitura não liberou nenhuma nota relatando o que as famílias devem fazer, alguns moradores procuraram a redação e disseram que a prefeitura não está dando suporte algum. Procurado informalmente, um servidor público relatou que não haverá nenhuma indenização por parte da Prefeitura, já que os moradores – quem moram ali há 40 anos – não possui escritura.


Muitas casas daquele setor foram frutos de doações de prefeitos anteriores, contando com escrituras, a população carente que não tinha as “costas quentes” agora receberá um auxilio-moradia por um certo período.


Na gestão anterior, o ex-prefeito Pedro Ivo construiu 500 casas populares, esperamos que algumas dessas sejam doadas à população, que ficará desabrigada e sem nenhum auxílio do Prefeito Itamar Barreto.

Confira os relatos de moradores da ZBM, que serão desabrigados em breve.

Estou muito triste nesta manhã. Construí há 07 anos uma casa onde pude colocar meus filho e eu para morarmos e hoje qual a minha tristeza o PREFEITO de FORMOSA juntamente com advogados irá dentro de poucos dias derrubá-la. E eu e meus filhos e netos que moram lá dentro. Soube do advogado da prefeitura que o prefeito não irá indenizar ninguém mas aqueles terremos e habitado por pessoas há 40 anos e só hoje o prefeito quer de volta para fazer a cede da guarda municipal. Pode imaginar a minha tristeza de ter votado e apostado que Itamar Barreto iria fazer melhorias em nossa cidade, mas uma das primeiras providências foi acabar com a ZONA mas lá existe pessoas de bem na rua 01 do primavera. Que pena ITAMAR o meu salário não dá para comprar nem sequer um lote quanto mais uma casa, TENHO MENOS DE 10 DIAS para retirar as telhas madeiras portas e janelas antes de tudo vir a baixo. Só existe confiar na misericórdia de DEUS e contar com amigos. TEM ALGUM ADVOGADO QUE QUER PEGAR MINHA CAUSA. QUERO UMA INDENIZAÇÃO. ME AJUDEM. JOSILENE QUE HÁ 14 ANOS TRABALHO JUNTO AO POVO E EM BREVE SEM UM TETO” descreveu Josilene Neres

Prefeitura desapropria famílias em prol ao combate do tráfico de drogas.
Há mais de 50 anos a Praça da Alegria ( Setor Primavera ) é ocupada por moradores, muitos deles famílias dignas e trabalhadores decentes que pagam seus impostos.
Porém a Polícia Militar juntamente com a Prefeitura Municipal de Formosa resolveram que a melhor alternativa para o combate as drogas , seria a desapropriação e a derrubada de todas as casas, incluindo das famílias que não há envolvimento com drogas e prostituição.
Fica a pergunta ... Com essa alternativa irá acabar com o tráfico de drogas em Formosa ou só estará jogando paras as periferias?
Várias casas já foram construídas em invasões e depois seus donos foram prestigiados por antigos prefeitos com a escritura...
Por favor quem puder compartilhe esse link para que chegue em alguma autoridade que me ajude Pois minha casa é uma delas ...Já conversamos com o prefeito, porém ele foi irredutível...Eu e minha família não temos para onde ir
” relatou a moradora Kelly Karine que postou em uma rede social.

Só deviam ter pensado também nas famílias de bem que vivem lá, ou será que é justo retirar pessoas de suas casas e as deixarem na rua sem ter onde morar, então essa boa ação em prol da sua gente não se abrange o todos senhor prefeito?” Deborah Borgeia escreveu na página da Prefeitura Municipal.

Não precisava disso se o Ricardo Rocha voltasse ou comandante Abigail” disse Cinara Lima.

"Acho que qualquer ação que contribua para a melhoria da cidade é muito bem-vinda, mas gostaria de saber se existe alguma ação social e de saúde pública que dão sustentação a ação de derrubada das casas da ZBM...o caso ali não é um problema urbanístico, mas sim de saúde pública......a simples retirada das casas não soluciona o problema, pelo contrário…mascara o problema existente que deixa de ser um problema pontual. E pode se alastrar pela cidade...foi o que aconteceu em são Paulo ano passado...se fez uma operação policial para acabar com a cracolândia. Os usuários se alastraram pela cidade. Duplicando a violência e dificultando a ação social.…das entidades que ofereciam tratamento…mesmo que paliativo aos usuários…já no rio de janeiro sempre há uma ação conjunta da equipe de ordem pública, social e saúde pública...diante disso gostaria de saber se os usuários foram encaminhados para tratamento...se foi oferecido acompanhamento...pois se nenhuma destas ações foram efetuadas…o problema só piorou......e pior não sabemos para onde eles vão…" pronunciou um morador que não quis ser identificado.

Fotos: Prefeitura Municipal de Formosa

15 Comentários

  1. Infelizmente o poder corrompe as pessoas :@ estou totalmente indignado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sai da sua casinha de filhinho de papai e vai lá na zona ver o que está acabando antes de ficar indignado , você não tem noção do tamanho do bem que isso ta fazendo pra cidade,

      Excluir
    2. Na boua voce ta indignado pq msm??? Sabe qual o numero de assassinato que tem la todo ano??? Se voce nao sabe ali viro um matadouro humano... Nao fica acreditando em tudo que ler nao, qualquer dia dessa da uma voltinha por la anoite pra tu ver o tanto de familia que tem la... E se voce nao sabe tbm ali a um dos maiores ponte de droga que tem aq nessa cidade!!

      Excluir
  2. Oque realmente eles tem que fazer, Eles não fazem! Tem que cuidar é dessa saúde que está uma porcaria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto isso a alta cúpula do HMF esquecendo de dar receitas, fazendo diagnósticos errados. O asfalto em calamidade, salários de servidores abaixo do mínimo, tanta coisa e eles preocupados em desabrigar pessoas. Parabéns Prefeito!

      Excluir
    2. Saúde? Desabrigar pessoas? Entra lá dentro pra você ver que tipo de pessoas residem nas duas ruas do inferno em Formosa, morre gente ali todo dia, lá só tem ponto de tráfico e puteiro, lá nao existe gente de bem, quem ja entrou lá sabe disso. Por favor, não fala sem saber do que se passa não. Ficar ai na sua casinha de playboy e falar de pessoas de bem estão sendo desabrigadas e muito fácil, agora graças a Deus aquele inferno não existe mais, mas se existisse eu ia te convidar a passear la dentro e conhecer as pessoas de bem que lá vivem.Vocês quererem comparar a saúde de Formosa, e pior os buraquinhos no asfalto com o problema da Zona, isso é a maior merda que eu já li.

      Excluir
  3. Me pergunto: ao invez de demolir casas dos cidadãos de bem que la residem, porque não tampam a buraqueira do asfalto de Formosa? Existem outras maneiras de combater o tráfico... pode ter certeza que esta ação atingiu somente trabalhadores, famílias de bem, pois os traficantes logo logo estarão "acomodados" em outra parte da cidade.
    Isso é uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. putz, é sério isso? Você ta comparando ponto de trafico de de prostituição com asfalto co buraco? Que eles mudem de lugar então, piorar nao vai, não pode é ter uma cracolandia em uma cidade do tamanho de formosa, morre gente ali quase todo dia, você nunca deve ter passado lá dentro pra saber o que é. Atingiu somente trabalhadores? Te pergunto novamente, voce ja entrou lá? familia de bem? Você só pode ta de brincadeira. VERGONHA É VOCÊ FALAR DE ALGO SEM CONHECER.

      Excluir
  4. Interessante o método arcaíco desta administração, mas, não vai ser uma derrubada de casas que o tráfico de drogas vai ser extinto na cidade de Formosa-GO.

    Não se resolve um problema criando vários, isso não é nem um pouco inteligente!

    A longo prazo isso trará inconveniências para a atual administração.

    Só espero que saibam o que estão fazendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, seria melhor o que então? Deixar continuar como tava? A zona é e sempre foi um inferno, só existe boca de fumo e ponto de tráfico no local, se vai melhorar eu não sei, mas piorar não vai, isso vai ser uma limpeza pra cidade

      Excluir
  5. Gente vamos ser coerentes. Eu falo porque moro no setor primavera. Vivo aqui ha mais de vinte anos, aplaudo de pe a iniciativa do prefeito. Fez oq outros antetiores ja deveriam ter feito. A ZBM e um ponto de trafico. Venda de drogas explicito. Nao venham defender familias desajoladas nao. Pq naquele lugar nao tem familia nenhuma. Ali era dominado por traficantes e ultimamente vem se tornando um matadouro humano. Pra quem ve de fora e uma coisa. Agora more aqui e quero ver se tem coragem de defender quem nao nerece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente alguém certo aqui. Cesar quem fala bem de la, que tinha familias de bem, que eram pessoas trabalhadoras, nunca entraram lá pra saber o inferno, só tem puteiro e ponto de tráfico lá. Tem gente que compara esse problema com buraco no asfalto, isso sim me deixa muito INDIGNADO!

      Excluir
  6. Como combater com eficiência o tráfico de drogas?
    1 - Investir na educação;
    2 - Criar programas para fazer com que adolescentes e crianças passem o dia todo ocupados, programas estudantis e esportivos de tempo integral;
    3 - Criar novas políticas públicas para aumento de emprego;
    4 - Melhorar o salário dos funcionários públicos que, muitas vezes tem dois ou três empregos;
    5 - Combater o tráfico existente no Laguinho do Vovo e na Praça da Prefeitura, ou os filhinhos de papai podem?
    6 - Aumentar o número de forças tarefa in loco para prender traficantes e apreender cargas.
    7 - Investimento maciço em publicidade e programas de combate às drogas, tal como o PROERD;
    8 - Investimento maciço em casas de reabilitação.

    Mas demolir a casa dos outros é mais fácil que fazer tudo isso. Ainda mais que não irão indenizar. As más línguas dizem que: "Entre os terrenos da Prefeitura tem também terreno de gente grande que foi invadido e agora pediu para o prefeito ir lá tirar o povo que mora no terreno deles sem entrar na justiça".

    A CF garante tanta coisa, uma delas a moradia que o povo tinha e agora não vai ter. Como tenho dito, é um mandato só desse cara aí. Queria ver em Formosa era um prefeito jovem, humilde, estudioso e que seja Servidor Público. Tem o menino lá do sindicato mesmo que seria um baita prefeito aqui da cidade.

    ResponderExcluir
  7. Falar que é de mais o que o prefeito está fazendo é por que não sabe o que se passa lá dentro, cuidar da saúde? Eu garanto que a zona é muito pior que todos os hospitais de Goiás. Um exemplo se na zona tem 20 casas, 10 são pontos de droga, e 10 é puteiro. Se moram 200 pessoas na zona 190 deveriam estar presas. Eu perdi meu irmão dentro daquele lixo, e sei do que eu to falando. Agora falar que centenas de pessoas vão ficar sem casa é muito bonito, pega mal né?! Mas só quem já sofreu por causa daquelas duas ruas de inferno ali, sabe o bem que isso vai fazer pra Formosa, eu morei lá perto durante 20 anos e nada mudou, ta acabando com aquilo tarde de mais.

    ResponderExcluir
  8. O pior prefeito que já passou na minha época foi o Nenen Araújo mas o primo dele vai superar, será que mau de família?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem