A Prefeitura Municipal de Formosa, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (28) uma apresentação na Câmara Municipal de Formosa, sobre o Programa Saúde na Escola - PSE.

Iniciativa da secretaria de saúde, em parceria com a secretaria de educação, o programa vem ao encontro das necessidades locais, fortalecendo um vínculo voltado para educação com mais saúde.

O Programa Saúde na Escola (PSE), Política Intersetorial dos Ministérios da Saúde e Educação, foi instituído em 2007. Nesta estratégia, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover o desenvolvimento pleno desse educando, aproveitando o espaço privilegiado da escola para práticas de promoção, prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz.

A apresentação do Programa sucedeu pela gestora geral de Atenção Básica a saúde, Kandice Falcão, que explanou o programa para diversos educadores da rede municipal e estadual, e profissionais da saúde ali presentes.

O Programa Saúde na Escola tem como objetivo contribuir para a elaboração intersetorial de uma política integral que priorize a prevenção e promoção da saúde da saúde de crianças e adolescentes, visando promover a integração entre os serviços de saúde e a escola. Com a adesão ao programa, cada escola passa a ter uma equipe de saúde como referência.

O secretário de saúde, Rodrigo Lacerda complementou. “O comprometimento dos educadores com os profissionais de saúde, darão o êxito para esse programa” disse. A adesão ao programa, com diversos parceiros, envolvendo todos os profissionais de saúde e da educação, cuidará para manter em dia a execução desse projeto que é contínuo.

Com o programa estarão envolvidas 17 Unidades Básicas de Saúde da Família, 58 Escolas Municipais e Estaduais, alcançando um total de 17.113 mil alunos da rede pública.

Estavam presentes na abertura do programa: o prefeito Itamar Barreto, a subsecretaria de Educação do Estado de Goiás, Marília Ribeiro Magalhães, o Secretário Municipal de Educação, Rafael de Almeida Barros, o Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo César Faleiro de Lacerda, diretores de escolas, professores da educação, além de profissionais de saúde.

A implantação do PSE em Formosa será uma estratégia de integração da saúde e educação para desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós.

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem