A BR-020, importante rodovia que liga Brasília a Fortaleza (CE) pode ser uma das novas vias que entrará em novas rodadas de contratos de concessão, informou o ministro dos Transportes, César Borges. A revelação aconteceu durante a assinatura do contrato de concessão da BR-040, que liga o Distrito Federal a Goiás, Minas Gerais e Rio.

"A BR-020, que é importantíssima, tem um trecho que não está concluído, no estado da Bahia, e nós temos interesse de concluir, se for possível, incluí-la no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e duplicar um trecho na saída de Brasília, que já tem um volume de tráfego considerável. Isso vai depender dos estudos de tráfego", pontua. O comentário do ministro estampou a coluna Cidades, do Jornal de Brasília dessa quinta-feira.

O trecho de 936,8 quilômetros da BR-040, que vai de Brasília (DF) a Juiz de Fora (MG), passando por Belo Horizonte (MG), foi licitado no dia 27 de dezembro do ano passado. A vencedora foi a empresa Invepar, que ofereceu uma proposta de tarifa de R$ 3,22 para cada 100 quilômetros, representando deságio de 61,13% sobre o preço máximo fixado pelo governo para a tarifa de pedágio.

A concessionária deverá duplicar 557 quilômetros nos primeiros cinco anos. A BR-040 liga Brasília ao Rio de Janeiro, passando por Belo Horizonte e Juiz de Fora. Outro trecho, de 180 quilômetros, entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora, já está concedido à Concer desde 1996. Com a nova concessão, toda a extensão da rodovia será administrada pela iniciativa privada.

Com informações da Agência Brasil e Jornal de Brasília

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem