Na última sexta-feira (30), a Associação das Pessoas com Deficiência (Adffor), em parceria com a Secretaria de Educação realizou em Formosa o I Fórum da Acessibilidade e Inclusão. Todas as falas do evento foram interpretadas em Libras por Lucas Xavier e Elânia Pereira Rocha.

A ideia central foi dar voz às pessoas com deficiência e apresentar à sociedade e ao poder público local o Programa Formosa Acessível. Cerca de 250 pessoas participaram do encontro.

“A Adffor está convicta de que, depois de hoje, o debate sobre acessibilidade e inclusão vai se intensificar em Formosa, o que é imprescindível para o desenvolvimento das ações transformadoras. Agradecemos a parceria com a SME e acreditamos que muito ainda haveremos de realizar em conjunto”, destaca a Adffor.

Segundo dados do IBGE, em 2010 havia em Formosa 26.503 pessoas que se declararam com algum tipo de deficiência. Isso corresponde a 24,85% do total de habitantes. Desse total, 4.276 pessoas com deficiência auditiva, sendo 954 com deficiência severa ou totalmente surdas; 5.263 pessoas com deficiência motora, sendo 1.393 com grande dificuldade de locomoção e 293 cadeirantes; 15.656 pessoas com deficiência visual, sendo 2.673 com deficiência severa ou totalmente cegas; e 1.308 pessoas com deficiência mental/intelectual.

O objetivo geral do Formosa Acessível é: Promover inclusão e acessibilidade em Formosa, em especial com a eliminação de barreiras físicas e atitudinais que impedem as pessoas com eficiência ou com mobilidade reduzida de participarem da vida em sociedade de modo autônomo e pleno.

A seguinte relação de objetivos específicos está organizada em três áreas: a de conscientização e participação da sociedade formosense, a de conformação das políticas públicas à legislação existente e a de habilitar e fortalecer a Adffor para liderar (apoiar) a consecução desses objetivos.

Fotos











Confira todas as fotos em: https://www.facebook.com/entornourgente/photos_albums ou em www.flickr.com/photos/entornourgente/sets

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem