Vai acontecer em Formosa na próxima quinta-feira, 17, o Movimento por uma #Formosaverde, na Câmara Municipal de Formosa às 9h.

Entrevistamos a coordenadora do Fórum Permanente de Meio Ambiente, Cindy Lauper de Lara, sobre o apoio ao Movimento #Formosaverde.
Foto: Cindy 

Entorno Urgente: O que é o Fórum Permanente de Meio Ambiente de Formosa e como ele atua?
Cindy: O Fórum Permanente do Meio Ambiente (FOMA), incorporado pelo Código Municipal de Meio Ambiente (Lei º 545/11), o FOMA é um espaço de discussão das questões ambientais do município de Formosa (GO), e que digam respeito ao desenvolvimento sustentável, com a participação de membros do poder público, setor privado, do terceiro setor, além de associações e organizações não governamentais da sociedade civil. De livre iniciativa e organização por parte da sociedade civil, o FOMA fomenta a apresentação e pautas de discussões de interesse relativo à defesa, proteção e utilização sustentável dos recursos do meio ambiente do município.

Criado em 2011 e iniciado suas atividades em 2012, atualmente o FOMA encontra-se sob coordenação de: Cindy Lauper e Luely Suzel

EU: O Movimento por uma #Formosaverde tem um grande desafio. Um dos principais é plantar várias árvores para reduzir a temperatura da cidade. Por exemplo, plantar árvores frondosas nas ruas e árvores frutíferas no quintal. De que forma o Fórum vai auxiliar esse movimento, que é criado por moradores da cidade.
Cindy: O fórum se põe a disposição para auxiliar nesse projeto, lembrando que o fórum é instrumento da sociedade e a mesma pode usar ele da melhor forma possível. O fórum apenas ressalta a importância da elaboração de um plano de plantio, e está a disposição em ajudar nisso, bem como em todo o processo.


EU: Vocês do Fórum o que estão achando do Movimento para reduzir a temperatura da cidade de Formosa?
Cindy: O fórum teve conhecimento do projeto #formosaverde através do empresário Marcos Garzon, que nos recebeu para uma reunião e nos falou um pouco do plano para arborização da cidade. Sabemos que é de extrema importância o plantio e conservação de árvores, com elas temos diversos serviços ecossistêmicos importantes, que um deles você já até citou que é amenizar as altas temperaturas. Mas, devemos traçar um plano de ação para que isso seja feito da melhor maneira possível, uma vez que a cidade tem a rede de alta tensão aérea e várias tubulações espalhadas ao longo de todo o perímetro da cidade. O fórum é um instrumento de toda a sociedade, e eu posso dizer que nós gostamos da idéia, apoiamos e estamos dispostos a ajudar em tudo que possível.


EU: Para você, qual o maior desafio do #Formosaverde, e como pode ser superado?
Cindy: Para mim como gestora ambiental vejo que os maiores desafios são encontrar uma maneira de plantar árvores sem atingir nenhuma estrutura física da cidade, como sabemos a nossa cidade possui muitos encanamentos e fiação, o que deve ser bem estudado para não só escolher os melhores pontos bem como as melhores espécies a serem plantadas, e ressalto que essas devem ser mudas de espécies do cerrado. Outro aspecto importante é a conscientização da comunidade, para que as pessoas reconheçam o valor dessas plantas e possam zelar por elas.

EU: Acha importante a participação do Embaixador Luis Brun e do empresário Marcos Garzon – um dos primeiros a alertar sobre a destruição do homem ao planeta – para a discussão do tema
Cindy: Sim, achamos que toda ajuda ao meio ambiente é de extrema importância e sempre bem vinda. Acreditamos que o mundo precisa de empresários e governantes que vejam o valor do meio ambiente e a possibilidade de desenvolver sem destruir. Estamos à disposição do Marcos e do Luis para ajudar no que tange ao bem-estar socioambiental da cidade, e parabenizamos pela iniciativa que tiveram em também debater sobre meio ambiente em nossa cidade.

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem