VAMOS GRAVAR ESTE NOME
Despontando, cada vez mais, no cenário governamental federal, a economista Ana Paula Vescovi, atual secretaria do Tesouro Nacional, acumula seriedade e grande experiência para ser a próxima Ministra da Fazenda.

ENERGIAS RENOVÁVEIS / ENERGIAS LIMPAS
Portugal, Alemanha e Inglaterra estão dando um show na utilização de energias renováveis ou energias limpas, adiantando-se para tornarem-se 100% independentes de outras formas de geração de energias elétricas, como: carvão, nuclear, hidroelétricas e termoelétricas. O Brasil, que tem um litoral excepcional, com muitos ventos, pode ativar e muito a energia eólica, que tem uma grande quantidade de dias de sol, podendo ativar demais a energia solar, não prepara um forte desenvolvimento dessas energias, perdendo o passo na história da geração de energia elétrica.

MAIS UMA PREOCUPANTE ADVERTÊNCIA DA NATUREZA AO SER HUMANO
O maior ser vivo do mundo, um coral com 2,5 mil quilômetros de extensão, na Austrália, está branqueando, quer dizer perdendo as cores, ou melhor ainda, está morrendo, entrando a região em processo de desertificação. Cadê a ONU?

ENQUANTO O BRASIL TÁ INDO A CHINA JÁ TÁ VOLTANDO
Enquanto, no Brasil, muita gente fica discutindo os motivos porque a China quer trocar o algodão tradicional nos tecidos, por cânhamo, fibra fabricada com a planta que dá origem a maconha, os chineses estão querendo fazer um produto mais resistente do que o algodão, especialmente depois que os cientistas falaram que a saída para diminuir o aquecimento global e o consequente degelo é cobrir as geleiras com cânhamo branco. Imaginem q quantidade     de tecido de cânhamo necessário para cobrir todas as áreas do planeta que ainda tem neve? Eles voam longe!

VIOLÊNCIA DOS VIDEOGAMES
Em Brasília, um menino de 11 anos mata outro de 10 anos por causa de um aparelho de videogame. Certamente, os jogos de violência, extremamente fortes, que incitam a matar e matar sem parar, motivam o horror de um ato violento desse, gerando uma enfermidade emocional, psicológica. A sociedade doente está destruindo cada vez mais a si mesma e depois chora nos frequentes velórios por homicídios, latrocínios e vítimas de trânsito causadas por bêbados ao volante, e faz passeatas depois.

A telemática, mudando o mundo a cada 24 horas, o terrorismo, as guerras, o tráfico de drogas, as terríveis pressões sociais e as desastrosas pressões ambientais, aumentando constante e gradativamente, vão, imperiosamente, mudar conceitos, atitudes, ideias, comportamentos, referências, objetivos existenciais, ideologias, estruturas, sistemas, formas de governo, desvanecendo o passado e alterando o presente para o enfrentamento do futuro.

O SER HUMANO E A NATUREZA
Alguém concluiu que o bicho homem é um animal racional. Uma pequena parcela, muito, muito pequena mesmo, até pode ser, concordo, mas a expressiva maioria não tem nada de racional. O ser humano teima em jogar uma partida de futebol da vida contra a natureza e busca de todas as formas possíveis e imagináveis ganhar dela, numa ambição e ganância absolutamente estarrecedoras. Explode umas bombas nucleares dentro e na superfície do planeta, como se não fossem causar terremotos e atiçar os vulcões, polui o ar que respira, as águas doces que bebe e as salgadas que lhe oferecem a vida marinha,  destrói  as nascentes, derruba as árvores nas beiras dos rios, tira o petróleo das profundezas da terra, deixando os buracos vazios, cobre a terra com asfalto, planta casas e prédios de concreto nas cidades, deixa os esgotos sem tratamento contaminar as águas subterrâneas,  derruba matas,  bosques e florestas, sem se importar com a aliança delas com os ventos e as águas... E mil loucuras mais. Sofre com a falta de água, como na caatinga do Nordeste brasileiro, e não planta uma árvore. Não trabalha em favor da natureza, apenas em alguns casos isolados. Não quer nem saber que mais de um milhão de quilômetros quadrados do território nacional estão em processo de desertificação.  Depois reclama de Deus e São Pedro quando não chove. É...  é difícil demais! Estamos pagando para ver o resultado desse jogo insensato, inconsciente e inconsequente, que a natureza, nossa Mãe Natureza, apelidada de meio ambiente, já está goleando. O brasileiro vai acordar um dia e saber, então perplexo, que esses probleminhas políticos e econômicos não passam de brincadeirinhas de crianças diante das revoltas e das cobranças da natureza

ACORDEM LOGO HABITANTES DO PLANETA
Por que os cientistas estão querendo cobrir a Groenlândia, os polos e as cordilheiras com uma manta de cânhamo branca? Porque a neve está derretendo assustadoramente, especialmente a da preocupante Groenlândia. Os Alpes já perderam quase 70% da sua cobertura de neve. Porque a neve reflete a luz do sol bloqueando um pouco mais o aquecimento global.

Uma palavra, no livro da vida existencial, pode fazer uma extrema diferença no dia a dia, porque criará uma armadura em nossa volta, uma barreira às emanações destrutivas dos perturbados e desarmonizados, que buscam envenenar a nossa vida: SOBRELEVAR.

RESPEITO, CONSIDERAÇÃO, EDUCAÇÃO E CIDADANIA
Vinha pela BR 345, em torno de 85 km por hora, quando tive de diminuir muito a marcha, em faixa contínua, porque um carro estava andando a cerca de 50 km por hora na minha frente, com alguns jovens gesticulando. Logo veio a faixa pontilhada, mas veio um carro atrás do meu buscando ultrapassar. Começando, então, a me ultrapassar, vi que era uma senhora no volante com um idoso ao lado, mas ao tentar ultrapassar o carro que estava na frente do meu a 50 km por hora, este acelerou, impedindo a ultrapassagem. Logo veio a faixa contínua e apareceu um carro na outra mão da via de duas mãos. Vendo a situação ruim para a motorista, diminui pra 20km por hora para ela voltar para nossa faixa. Ela voltou, mas como estava em velocidade de ultrapassagem, talvez nervosa, freiou forte e entrou de uma vez, saindo pelo acostamento por cima do mato. Ainda bem que não tinha nada para causar algum problema mais grave. O carro da frente foi embora. E eu parei e fui ver como estavam os passageiros, que nada sofreram além do susto. Assim com o carro e eles puderam seguir viagem. A falta de respeito, consideração, educação, tanto no trânsito como no dia a dia dos brasileiros, que formam a medida do cidadão, podia ter causado mais um acidente muito grave na estrada, onde morrem mais de 50.000 brasileiros por ano.

Um diretor da NEF-NEW ECONOMICS FOUNDATION na apresentação de um relatório sobre o meio ambiente planetário disse: “O relatório tenta visualizar que vivemos muito acima de nossos meios, tirando do cartão de crédito ecológico cada vez mais cedo. É como acontece nas finanças, em breve não se poderá pagar a dívida e a Terra entrará em falência. ”

Marcos Garzon
Escritor, empresário, advogado, publicitário, especialista em marketing de transformação, escritor com mais de 100 livros publicados e distribuído sobre o tema responsabilidade socioambiental. Curta e fique por dentro sobre a defesa do meio ambiente:
https://www.facebook.com/Marcos-Garzon-515090675191698/
https://www.youtube.com/watch?v=7pUGKqvp5oM

http://www.marcosgarzon.eco.br

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem