ESQUERDA, CENTRO E DIREITA
O mundo passando por grandes transformações sociais e ambientais, enfrentando terrorismos, migrações de milhões de seres humanos, terremotos, furacões, secas, o Brasil destroçado, perdido num oceano de corrupções e roubalheiras vergonhosas,  enfrentando problemas sociais gravíssimos, ambientais inimagináveis, mas parece que não caiu ainda a ficha para uma expressiva maioria das pessoas, que, fechando os olhos para tantas ondas transformadoras, ficam presas a ideologias ultrapassadas, a partidos políticos que são verdadeiras peças de museu, a posições incoerentes de esquerda, centro e direita. Nenhuma criatividade, nenhuma inovação, nenhuma ideia construtiva e positiva. Um deserto da inteligência. Um absurdo inominável.

A CRIANÇA, O ADOLESCENTE E O POLÍTICO
A criança: - Mãeeeee! Cadê meu brinquedinho?  O adolescente: - Meus pais não me dão atenção. Meus professores não me respondem direito. A própria vítima do mundo E por aí vão a criança e o adolescente. O político parecendo uma criança fica brincando entre eles pra ver quem tem mais poder, e sempre responde que não sabe nada, que não fez nada, que estão perseguindo ele sem razão alguma, sentindo-se a vítima de tudo e todos, como um adolescente. Como os petistas podem se sentir vítimas de perseguição do judiciário, se têm mais processos contra os integrantes do PP, mais contra políticos do PMDB do que com eles? Como crianças atrás dos brinquedinhos de poder e como adolescentes que se sentem as vítimas do mundo. Consciência e maturidade, Brasil! Saudações jovens juízes, promotores e procuradores brasileiros.

EU NÃO SABIA
Virou costume, na história recente do nosso pais, ouvirmos estas três negativas palavras: - Eu não sabia. Na administração pública ou privada, desde uma administração condominial, de um clube, de uma micro, pequena, média ou grande empresa, de uma instituição, na administração de uma prefeitura, de um estado e de um país, quatro palavras são fundamentais, segundo o renomado guru de gestão, Vicente Falconi:  planejamento, execução, acompanhamento e correção. Assim, para o sucesso de uma administração, deve-se considerar estas fundamentais palavras. Seguindo-as, torna-se possível ter uma ampla perspectiva e avaliação geral do desempenho da administração realizada por cada área, setor, departamento, superintendência e diretoria, sendo muito difícil não saber que fatos delituosos estão sendo praticados. Ou, então, não saber mesmo por não saber administrar nada.

NOVO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU
Está assumindo o cargo de Secretário-Geral da ONU o português António Guterres. Um ibero-americano no posto que tem um grande destaque e poder internacionais, que assume com enorme esperança de todos os povos, porque é a oportunidade de oxigenação daquele organismo que tem portas abertas em quase todos os países do planeta. Estamos passando por um período de graves turbulências sociais, com diferentes pontos de guerra, separatismo, incalculável número de seres humanos refugiados de guerras, da falta de água e alimentos, dentre outros problemas ocorrentes. Oriundo da nação irmã, Portugal, a nossa expectativa do Brasil é muito grande, positiva, otimista em relação a esse mandato. Mas, assume ele também o relevante cargo num momento extremamente preocupante, pois imprevisível, de profundas transformações que estão acontecendo em todo o  meio ambiente planetário, no seio da nossa Mãe Natureza, pois vivemos num planeta que é um ser cósmico vivo, pulsante, que tem todos os seus complexos e inter-relacionados sistemas circulatórios e respiratórios, uma imensa fauna e uma exuberante flora, mas que vem sendo agredido de forma absurda pelos seus habitantes "racionais", que estão destruindo a morada terrestre. Portanto, diminuindo cada vez mais rápido a oportunidade de sobrevivência do homem na superfície da crosta terrestre. Torcemos e oramos mesmo para que António Guterres tenha essa percepção sobre o meio ambiente e que chegue com ideias novas, energizantes, especialmente com a ideia da criação da Rede de Televisão ONU Ambiental, que transmita 24h por dia informações e orientações sobre tudo aquilo que está acontecendo em todas as regiões do planeta, para que todos os povos possam apressaram-se em aplicar ações abrandadoras das mudanças climáticas e medidas adaptadores às mudanças que não podem ser mais revertidas, a fim de que cada nação acompanhe tudo aquilo que está sendo realizado numa determinada localidade e sirva esta de exemplo para todas as comunidades do globo terrestre. A situação do meio ambiente é muito pior do que a situação social, de vez que pode agravar num relance de desastre seriamente a vida humana na Terra.  Desejamos forças, criatividade e determinação a António Guterres, novo Secretário-Geral da ONU.

A HISTÓRIA DO SALMÃO BRANCO
O peixe, muito saboroso, vivia no Mar Cáspio e subia os rios para desovar, exatamente onde nasceram, porque apenas desovavam no seu berçário, como fazem os salmões vermelhos, uma tradição instintiva. O ser humano "racional”, então, resolveu fazer umas barragens nos rios, não deixando caminho para os salmões brancos passarem e subirem os rios. E, ainda, os seres humanos da região, vendo aquela quantidade enorme de peixes reunidos perto das barragens, resolveram pescar todos... dizimando a espécie!!!! E assim prossegue o homem em sua saga destruidora.

ATENÇÃO JOVENS EMPREENDEDORES
A Revista Exame, recentemente, apresentou uma matéria extraordinária, pouco divulgada pelas redes sociais, com o título: O Vale do Silício do Campo. No agronegócio, as startups estão tomando o caminho do interior paulista, na região de grandes universidades e um nível elevado de pesquisas, envolvendo Campinas, Piracicaba, São Carlos, Botucatu, desenvolvendo em poucos anos cerca de 3. 000 empresas de pequeno e médio porte, pois as pesquisas estão proporcionando boas ideias que estão sendo colocadas em prática pelas empresas, que tem investidores próximos para ajudar na implantação. Nos últimos anos, as pesquisas da região apresentaram 21.000 artigos científicos, muito mais do que todas as pesquisas de Israel, país líder mundial em fertilização de terras áridas, muito mais que as Universidades de Stanford e Berkeley juntas, que deram origem ao Vale do Silício, na Califórnia-USA. O Brasil que dá certo e pouco é divulgado. Vale a pena procurar as universidades daquela região para se informarem: USP, Esalq, Unesp, Unicamp, UFSCar e a Embrapa. Lembrando que a fortuna ajuda os audaciosos, os criativos e os inteligentes.

“Uma nova safra de startups está levando inovação ao campo e reinventando o agronegócio brasileiro” – Roger Marzochi.

“É um mercado no qual o Brasil tem potencial de ser líder global” – Luiz Fernando Sá.

Marcos Garzon
Escritor, empresário, advogado, publicitário, especialista em marketing de transformação, escritor com mais de 100 livros publicados e distribuído sobre o tema responsabilidade socioambiental. Curta e fique por dentro sobre a defesa do meio ambiente:
https://www.facebook.com/Marcos-Garzon-515090675191698/
https://www.youtube.com/watch?v=Gb87GC472zA

http://www.marcosgarzon.eco.br

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem