BRASIL, MAIOR RESERVA DE ÁGUA DOCE DO PLANETA
O Brasil tem, ou tinha, 12% de toda água doce do mundo. Então, matam nascentes, desmatam sem parar as florestas, matas e bosques, destroem as matas ciliares que protegem córregos, riachos e rios, poluem os as águas doces, sugam água dos lençóis freáticos, contaminam com esgotos e chorumes as águas subterrâneas, puxam água dos rios para a irrigação, desperdiçam água pelos canos distribuidores, pela má gestão dos sistemas hídricos brasileiros. E o volume de água doce vai diminuindo... diminuindo... exclusivamente, em síntese, por conta da ignorância humana.

TEMPESTADES NUNCA VISTAS NO BRASIL
Desde 1986, venho avisando que a natureza estava emitindo os seus sinais de alerta, escrevendo o livro O Último Pedido, o último pedido da Mãe Natureza feito aos seres humanos. 30 anos depois, estamos vendo ventos fortíssimos, chuvas intensas e concentradas, onda invadindo praias, como antes nunca vimos no Brasil, secas, queimadas, desertificações... É uma situação planetária que está se agravando rapidamente e o Brasil não faz sua lição de casa sugerida pela ONU: ações abrandadoras, ações adaptadoras, divulgação, informação, orientação por parte do governo federal. Vemos, assim, cada vez mais preocupados, a natureza mostrar as suas crescentes reações potencializadas.

ALIENAÇÃO COMPLETA DOS HABITANTES DAS GRANDES CIDADES
A expressiva maioria, mais de 90%, daqueles que nascem e crescem nas grandes cidades desconhecem completamente a sua ligação umbilical com a Natureza, o seu verdadeiro berço, que o alimenta e o desedenta por toda a sua vida, "não sabe nem como nasce a água, pensa que vem da torneira", não sabe o valor da árvore frondosa e da frutífera, porque vive numa selva de pedra,  não conhece o germinar das plantas, verduras e legumes, não percebe a suavidade da brisa macia que balança as folhas, não valoriza as estrelas nem o luar, não sente o perfume da terra molhada depois da chuva, não vê significado na beleza das flores, nuca viu o orvalho da manhã rolando como pérolas pela relva, nunca pegou um ovo quente depois de "produzido" , nem bebeu um leite morno "saído" da vaca, não sabe o valor do café no bule, do bolo de milho e da galinhada feita no fogão a lenha. Não escutou o canto desafiador do João de Barro de manhã cedo, nem sabe que ele é o pássaro construtor, nunca escutou canto mais belo do que o do Sabiá... Na verdade mesmo, passa pela vida e não viveu.

VOCÊ É BURRA!
Estava esperando o sinal abrir para atravessar a rua a pé, há alguns dias, numa entre quadra comercial do Plano Piloto, quando escutei atrás de mim uma voz feminina dizer alto: - Você é burra mesmo!... Não entende nada!... E continuou a reclamar. Não me contive e olhei pra trás e vi uma adolescente, tipo patricinha, com a mãe, com certeza pela semelhança, bem vestida, elegante. A mãe estava com a cabeça baixa e me olhou rapidamente, realmente humilhada, mas não respondia à filha. O sinal abriu e atravessei a rua, ouvindo a menina falar e falar e a mãe nada. Subi na calçada oposta e não me contive, voltei a olhar. A mãe parecia que tinha vontade de se enfiar num buraco. Eu fiquei envergonhado por ela. A adolescente olhou pra mim, desafiadora, com olhos duros e perguntou: - Que tá olhando, velho?! Não respondi, mas continuei a olhar elas se afastando. E a filha falando e a mãe calada. Foi quando compreendi, " captei", que não existe sociedade que evolua ou se desenvolva onde não há respeito e educação. A juventude, que não tem mais barreiras, consideração, princípios e valores, pelo excesso de caprichos realizados pelo amor indulgente e permissivo, que não educa e orienta, está despreparada para enfrentar a dura realidade da vida.

ADMINISTRAR O IMPOSSÍVEL
Como um administrador público, seja prefeito, governador ou presidente, pode governar com o absurdo número de 35 partidos políticos, para negociar apoio às suas iniciativas. Você conhece quais são? Vamos tentar lembrar? PT, PMDB, PSDB, PTB, PSB, PDT, PMB, REDE, PROS, DEM, PTC, PSC, PMN, NOVO, SD, PRP, PEN, PPL, PRP, PV, PP, PSD, PR, PSOL, PSTU, PCB, PRB, PSI, PSL, PHS, PSDC, PTN, PCO, PCdoB, PTdoB. Vamos imaginar uma empresa com 35 sócios brigando por diretorias, departamentos, seções, pressionando por maior participação na sociedade, disputando poder, apenas pensando nos próprios interesses.  Não tem empresa que conseguiria enfrentar essas disputas internas e o mercado, não é mesmo? Assim é uma administração pública. Agora, vamos imaginar um absurdo maior: buscando o registro, como partido político, tem mais 70 organizações partidárias, mais 70 siglas. Uma insanidade política completa. Nenhuma democracia tem condições de aguentar esse circo!

Marcos Garzon
Escritor, empresário, advogado, publicitário, especialista em marketing de transformação, escritor com mais de 100 livros publicados e distribuído sobre o tema responsabilidade socioambiental. Curta e fique por dentro sobre a defesa do meio ambiente:
https://www.facebook.com/Marcos-Garzon-515090675191698/
https://www.youtube.com/watch?v=Gb87GC472zA

http://www.marcosgarzon.eco.br

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem