Durante esses últimos dias o município de Formosa celebrou a Festa do Espírito Santo. A festa mais aguardada pelos formosenses reuniu milhares de pessoas na cidade, nos distritos e nas zonas rurais. Promovida pela igreja católica a festa é organizada pelos leigos, que têm a missão de testemunhar e difundir o Evangelho.

A festa do Espírito Santo iniciou com a Alvorada no dia 11 às 4h, na Catedral Imaculada Conceição. Diversos músicos acompanhados de foguetes, carros de som e um público fervoroso percorreram o município de Formosa realizando o despertar do Espírito Santo.

As festividades deste sábado (19), iniciaram no divinódromo no café da manhã. De lá, seguiram para a Praça da Catedral, onde foi celebrada a missa de envio. Durante a missa foram coletadas doações para ajudar no pagamento das despesas, que são altas devido às refeições que são servidas durante toda festa. Geralmente, o almoço do Giro é calculado para milhares de pessoas.

Encerrando a missa, uma multidão (incluindo moradores de cidades limítrofes) seguiram em cortejo pelas ruas da cidade. Algumas pessoas andam descalças durante todo o percurso professando a sua fé. Ainda na manhã, várias casas servem lanches para os foliões que estão no cortejo. Durante todo o caminho é visto pessoas beijando a bandeira procurando e agradecendo graças. Após o Giro da manhã, é servido no divinódromo o almoço para milhares de pessoas. Lá acontece o encontro das folias da roça e da cidade, o ápice da festa.

Após o almoço a multidão se reagrupa e recomeça o cortejo percorrendo as ruas da cidade, até chegar na Praça da Catedral às 19h, onde é realizada a missa. Depois da missa as barraquinhas com comidas, bingos, leilões e bingão agitam a noite do formosense. Essas barraquinhas abrem todos os dias de festa após a missa.

A festa foi encerrada neste domingo (20). Os próximos festeiros serão Carlão, Nayara e Izânia.

Galeria










pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem