Durante sua mais recente visita à Finlândia, a delegação do Governo de Goiás, liderada pelo vice-governador Daniel Vilela, teve a oportunidade de conhecer a produção de satélites de alta precisão da startup finlandesa Iceye.
Estabelecida pela Universidade de Aalto, localizada em Espoo, a empresa é responsável pela maior “constelação” de satélites do tipo SAR (Radar de Abertura Sintética) no planeta, que realiza monitoramentos precisos, abrangendo desde eventos climáticos até estratégias de segurança e defesa. O Brasil já possui dois desses satélites, que estão atualmente dedicados ao monitoramento da Amazônia e são operados pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Além de detectar desmatamento, os satélites, que têm dimensões aproximadas de 1m³, também possuem a capacidade de monitorar e prever incêndios florestais, inundações e estratégias de segurança e defesa. No conflito atual contra a Rússia, a Ucrânia utilizou esses satélites para localizar mais de 7 mil objetos, incluindo armamentos, que estavam ocultos sob a folhagem das árvores.
A tecnologia emprega ondas de rádio que conseguem atravessar nuvens e visualizar áreas entre a vegetação. A missão foi acompanhada pelos secretários José Frederico (Ciência, Tecnologia e Inovação), Adriano da Rocha Lima (Geral de Governo), Alan Tavares (Administração) e Sérvulo Freire (Economia).
A delegação agora está a caminho de Singapura, um país reconhecido globalmente por sua excelência em tecnologia e inovação, graças ao seu ecossistema de inovação que estimula a formação de startups tecnológicas, bem como a capacitação em ciências, tecnologia, engenharia e matemática. A missão se estenderá até o dia 4 de junho.
Postar um comentário