Foi lançado hoje, edital de licitação para contratar uma empresa para o transporte ferroviário, o investimento está avaliado em R$ 2 milhões.

A empresa que for contratada fará um estudo técnico sobre viabilidade econômica, operacional e ambiental para o transporte enter Luziânia (GO) e Brasília (DF). Hoje a ferrovia é usada para o transporte de cargas. O projeto é que o trem tenha quatro vagões e cada composição leve 800 pessoas, o que deve beneficiar 500 mil moradores do entorno. 
Linha Férrea Brasília-Luziânia C. Brasiliense

O transporte hoje é feito principalmente por meio de carros, causando grandes engarrafamentos e um número alto de acidentes.

"O entorno de Brasília já conta com trilhos para ligar as cidades. Com isso, o custo da realização do projeto será menor. Vamos retirar cerca de 40 mil carros das vias que ligam Luziânia a Brasília - contribuindo positivamente também com a diminuição dos riscos de acidentes nas rodovias", afirmou o diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado.

Para a implementação do projeto,será utilizado o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). De acordo com o diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, o transporte não polui, é 100% sustentável e poderá atender a 560 mil pessoas.“Estamos otimistas com o projeto. Os trilhos estão em bom estado e não deixarão de transportar as cargas”, explica.

PREVISÃO
O projeto inicial Luziânia-Brasília possivelmente começará em 2014, a previsão é que se faça um arco ferroviário entre Formosa (GO), passando por Planaltina (DF) com destino à estação ferroviária em Brasília (DF).

Também será implementado uma ferrovia que ligará Brasília-Anápolis-Goiânia.

Confira os gráficos do futuro sistema de trens, que utiliza o modelo ferroviário adotado pela capital francesa como solução para interligar o Distrito Federal e o Entorno. O Grand Paris (com uma extensão de 175km de ferrovias) circunda os arredores da Cidade Luz e promove o transporte de quem mora nas regiões mais afastadas ou em localidades próximas.
Modelo da linha Formosa-Brasília (clique na imagem para aumentar)

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem