Por Aldimar Nunes 
A saúde formosense nunca foi um "mar de rosas". Não venha criticar ou elogiar políticos por preferência política, faça uma análise imparcial de quem verdadeiramente necessita e frequenta o estabelecimento.

Formosa sempre foi criticada por habitantes do Distrito Federal por superlotar hospitais brasilienses mostrando a ineficácia do Governo Estadual em auxiliar a 10ª maior economia do Estado de Goiás. O problema não é somente das esferas municipais, que muitas vezes está “atolada” em dívidas suspeitas.

O HMF é alvo de campanhas de vários políticos, mas as promessas nunca são compridas. Em sua campanha Itamar afirmou que o Hospital Municipal de Formosa teria plantão permanente de médico pediatra, o que não foi cumprido.

Quem possui condições financeiras prefere não ser atendido no HMF pois no hospital não há um atendimento satisfatório. Há casos que para ser atendido o tempo de espera supera 3 horas e muitas vezes acaba agendando por não ter o atendimento específico.

Os casos de erros ocorre inclusive na alta cúpula do hospital, onde médicos esquecem de passar receita médica, erram em diagnósticos e caso a paciente não procure outro atendimento pode ter graves sequelas.

Ao invés de melhorar, o HMF e UPA sofreram um roubo ainda não informado de vários equipamentos caros (Veja fotos de repúdio abaixo).  E o UPA pode ainda sofrer suas atividades suspensas, prejudicando o atendimento imediato e trazendo lentidão ao sistema de saúde local.

A indignação da sociedade formosense é evidente, em passagens pela web vemos várias reclamações ao secretário de saúde e prefeito.

“Hoje fui ao Hospital Municipal para tentar consultar meu filho e me informaram que só teria pediatra às 19:00 e não era nem certeza, pois não tem dia certo para ter pediatra. Para saber sem tem pediatra você tem que ficar ligando no hospital! Eu pensei que algo iria mudar, mas até agora não vi mudança alguma", afirmou Fernanda Sabrynna que constatou o fato no dia 09 de fevereiro.

“Não sei como tem coragem de falar que a saúde de Formosa melhorou, fui levar minha irmã com o filho doente no HMF, ficamos aguardando 04 horas para atendimento, e ainda não foi atendido por pediatra, cadê as especialidades 24 horas que prometeram!!!! Uma vergonha um hospital onde atende urgência e emergência com apenas dois médicos!!!!! Até quando as pessoas teram que sair da sua cidade para procurar atendimento nas cidades vizinhas????? Até quando????”, relatou Elaine Araujo.

“Bom dia gente... queria não ter quer reclamar sobre isso, sera q mesmo pagando impostos não temos direito de ter uma saúde, pra que dizer sobre o hospital municipal de FORMOSA- GO, minha amiga ontem passou mal e os médicos que la estavam não dão o minimo para os pacientes eles aplicam injeção sem saber se a pessoa tem alguma alergia, e que medico e esse que vê a pessoa sofrendo de dor e diz que e mentira isso e um absurdo duvido se fosse da família deles se eles fariam isso cade nossos direitos pagamos impostos merecemos isso. QUE FALTA DE RESPEITO ISSO E UMA VERGONHA PRA FORMOSA AQUI FICA A INDIGNAÇÃO DE UMA PESSOA QUE VIVEU ISSO”, publicou Jaciane Trileia.

Veja fotos abaixo, de manifestantes que compareceram na Praça Rui Barbosa reivindicando saúde, educação e segurança.



Digo desde já que a saúde só tende a piorar. Com a instalação da fábrica de cimento problemas respiratórios se tornarão frequentes. Além das dermatoses ocupacionais. Fique ligado!

6 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Se os casos citados de sofridos pacientes esperando mais de 3 horas nesse Hospital Municipal de Formosa já nos deixam indignados, imaginem minha cunhada aguardando atendimento das 9h20 às 18h20 (9 horas de espera) neste dia 26/04/2013 ! Um absurdo!!! Desrespeito ao cidadão! Crueldade! Descumprimento do Juramento de Hipócrates feito na formatura ? "Péssimas" notas aos médicos presentes (ou seriam ausentes?) neste horário citado. Registre-se apenas menção honrosa da médica que, enfim, a atendeu!

    ResponderExcluir
  3. o hospital municipal eh uma mentira nao tem suporte pra acomodar pacientes em estado critico de vida a uti mais parece um ferro velho gostaria de saber se fosse um parente do prefeito itamar se ele deixaria ali e o secretario eh medico e nao da suporte nem pra categoria dele ate osmedicos que sao de ma classe melhor remunerada estao passando por humilhaçoes nao tem copos descartaveis paael para enxugar as maos e nem papel higienico para suasnecessidades que vergonha secretario de saude falava-se tanto em por um que represenrtasse a categoria dos medicos ali do hmf mais vc esta fazendo jus a atual admnistraçao itamar onde esta indo o dinheiro da upa que nao esta funcionando que vcs estao dizendo que esta em reforma esse dinheiro eh federal como explicar isso para a populaçao hein

    ResponderExcluir
  4. o hospital municipal eh uma mentira e a uti mais parece um ferro velho nao tem comndiçoes de acomodar um paciente em estado critico de vida os leitos tambem so tem camas sucateads eperigoso ate um paciente piorar de situaçao vital e a limpeza do hospital esta precaria nao por culpa dos funcionariso que tem que aguentar as represalias dos chefes que dizem que eles tem que se virarem por nao ter materiais que conrrespondam a natureza do trabalho eh muita humilhaçao o descaso e geral eu duvidava quando diziam que itamar barreto fez uma ma administraçao em taguatinga-df o que pedro ivo levou pra fazer de ruim em quatro anos itamar esta fazendo em 4 meses ate o secretario de saude tambem quem diria ate a categoria dele esta passando por humilhaçoes por serem medicos e terem um padar de vida melhor eu achei que teria mais privilegios e o quenao eh bem assim os medicos nao tem papel toalha para seca as maos nem copos descartaveis e pasmem nem papel higienico para suas necessidades e tabem o lixo hospitalar aquele que póde contaminar alguem com aids por exemplo fica exposto em um local que ate vi crianças brincando com seringas fica quase totalmente exposto isso eh como um material radioativo tem que ter lugar adequado que absurdo vamos denunciar tudo formosa eh uma cidade que tem um potencil grande de crescimento mais os politicos atuais e do passado nao querem que a populaçao enxerguem isso podemos tirar pelas campanhas que eles fizeram colocando pessoas falando caipira querendo chamar os formosenses de caipira como se formosa fosse estgnada em um passado que nao exista da forma que eles querem passsar formosa que sim respietar todas asculturas mas nao ter uma mente fechada para o avançao do cidadao e da cidade formosense

    ResponderExcluir
  5. o hospital municipal de formosa eh uma mentira a uti parace um fero velho com equipamentos sucateados os leitos precaris com camastambem sucateadas o local ondes eles guardam os perfurocortantes inadequado ficando muitas das vezes expostos ao ar livre onde ja vi crianças brincado com seringas que engraçado eh um caso de saude publi sendo que alguem pode pegar uma doença contagiosa aids por exemplo esse material e como algo radiotivo nao pode esta exposto assim e o que dizer do secretario que nao polpa nem sua classe ate os medicos estao pasando por constrangimentos quem diria nao tem papel toalha nos consultoruios nem copos descartaveis para beberem agua e ate papael higienico para suas necessidades cade vc prefeito itamar que esta acabamdo com a vontade dos funcionarios de trabalhar baixando o quinquenio e atea a insalubridae sofreu cortes a equipe do hmf esta muito reduzida e sobrecarregada impossibilitada de atender a populaçao com um atendimento exemplar a popoulaçao precisa saber que o prefeito nao esta nem ai para saude publi fora itamar

    ResponderExcluir
  6. Brasil Magno Bragasexta-feira, 24 maio, 2013

    Com certeza, o quadro do paciente mostrado como dermatite ocupacional , na verdade é um clássico de PSORÍASE. Tanto no H M F. como na maioria dos hospitais brasileiros, grande parte dos dermatologistas, tem poucas condições para tratar os portadores de PSORÍASE. Informo que no HRAN e no HUB,ambos em Brasilia, quintas e sextas feiras,pela manhã,existem dermatologistas experientes neste tratamento, que atendem exclusivamente pacientes portadores desta doença, Inclisive vários pacientes do Formosa. Este paciente precisa urgente de ajuda. Ajuda aí,ô ENTORNO URGENTE........ Não interessa em quem ele votou, doença não tem partido.O H M F está doente crônico, HÁ MUITO TEMPO e doença crônica não se cura de um dia para o outro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem