Mais 25.140 vagas para os cursos de Formação Inicial Continuada e para os cursos técnicos em 2013 foram abertas pela Secretaria da Educação, após conseguir pactuar com as instituições parceiras do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Estado de Goiás. Os estudantes do ensino médio da rede estadual devem preencher a ficha de inscrição fornecida pelos parceiros e entregar na secretaria da escola em que estudam. Depois, os próprios alunos farão as matrículas diretamente na instituição onde o curso será realizado.

As aulas do Pronatec terão início no próximo dia 18 para os alunos remanescentes dos cursos técnicos iniciados no ano passado. Os interessados em entrar no programa a partir de agora terão todo o primeiro semestre para fazer a inscrição. Concorrem às vagas dos cursos de Formação Inicial Continuada (de 160 a 300 horas de aula) os alunos com idade a partir de 16 anos matriculados no ensino regular ou EJA do ensino médio. Já os cursos técnicos, que duram dois anos, são oferecidos para estudantes das 2ª e da 3ª séries do ensino médio regular, com idade a partir de 16 anos.

ProfissionalizaçãoDas mais de 25 mil novas vagas, 17 mil são para cursos de curta duração. As demais são para cursos técnicos de longa duração. Após a conclusão, todos os alunos são certificados pela Secretaria da Educação. O objetivo do Pronatec é possibilitar aos estudantes a profissionalização técnica enquanto dão continuidade à formação acadêmica. Ou seja, eles podem entrar no mundo do trabalho com uma qualificação inicial.

Os cursos para os alunos que querem fazer a formação em no mínimo 160 horas e no máximo 300 horas são para agricultor familiar, auxiliar administrativo, vendedor, recepcionista, modelista, inglês básico, espanhol básico, mecânico industrial, padeiro, confeiteiro, pedreiro de alvenaria, costureiro, auxiliar de biblioteca, almoxarife, desenhista da construção civil, auxiliar de cozinha, auxiliar de pessoal e outros. Para os que querem o curso técnico de dois anos, as opções são de técnico em redes de computadores, em administração, em edificação, logística, química, cooperativismo, agricultura, eletrotécnica, informática, mineração, açúcar e álcool, design de interiores, guia de turismo, metalurgia e agroecologia, entre outros.

Neste momento, as instituições que ofertam os cursos estão visitando as escolas e deixando as fichas de inscrição. Os alunos farão os cursos no contra turno das aulas regulares. Receberão material didático, uniformes e subsídio para a alimentação. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos estudantes para as matrículas junto às instituições parceiras.

Mais informações: (62) 3201-3239 e 3201-3220.Fonte: AGECOM

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem