Um internauta, que preferiu não se identificar, da cidade de Formosa, enviou para o Entorno Urgente uma sugestão sobre uma página do Facebook denominado 'Divulga Blitz FSA', que diz aos motoristas os locais onde as blitze estão operando.

A página em menos de 5 horas alcançou mais de 700 curtidas e em média 5 mil visualizações, no entanto, hoje (22) a página foi suspensa da rede social.
Mensagem disponível na página 'Divulga Blitz FSA'
Mesmo com a página suspensa, os internautas usaram os grupos da rede social e os próprios perfis para alertarem onde estão ocorrendo as blitze. Os usuários da rede conseguiram em tempo real anunciar sobre a montagem da barreira policial. Fotos da barreira montada para fiscalização estão sendo espalhadas por toda WEB.

Mídia Ninja

A mídia ninja desembarcou no município de Formosa nessa manhã e promete fazer uma cobertura íntegra, fora dos padrões do jornalismo tradicional.

A proposta é dar força a algo que já acontece, mas que encontra grande dificuldade: a divulgação de notícias de forma alternativa e independente. Mas não se trata apenas do compartilhamento de informações via redes sociais, e sim de algo mais ousado.

A sugestão do grupo é que as pessoas passem a agir como jornalistas e guerrilheiros, se colocando mais próximas à origem dos fatos e a fontes que, geralmente, ficariam de fora das reportagens “tradicionais” da grande imprensa. O objetivo final é contribuir para a construção de uma rede internacional de jornalismo independente.

A operação
A operação objetiva cobrar os débitos de IPVA dos últimos cinco anos, incluindo de 2013. Os trabalhos ocorrem em parceria com a prefeitura (guarda municipal), Detran e Polícia Militar. Atualmente Formosa conta com uma frota de 84 mil veículos e inadimplência de 10% desse valor. Ao todo, são 8.500 placas em débito com o imposto, o que representa R$ 6 milhões em IPVA atrasado.

Os veículos com o licenciamento em atraso só são liberados após o pagamento ou o parcelamento dos débitos. A identificação dos veículos inadimplentes com o IPVA é feita por meio de monitoramento eletrônico móvel (Reconhecimento de Caracteres Óticos – OCR). A operação em Formosa será por tempo indeterminado, conforme esclarece o delegado Luiz Antonio Grangeiro em sua entrevista ao 'O popular'.

Nota da Redação: A reportagem do Entorno Urgente não conseguiu maiores esclarecimentos sobre a suspensão da página 'Divulga Blitz FSA'. 


A polícia orienta que os internautas não usem destes meios para saber os locais de blitze, pois isto pode atrapalhar os trabalhos da polícia na apreensão de algo que pode ter sido denunciado, ou até mesmo um suspeito procurado pela polícia e também motoristas que se enquadra na lei seca.

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem