Projeto de futuro AME. (Foto: Divulgação)
A Secretaria da Saúde (SES-GO) está com licitação aberta para construção de cinco unidades do Ambulatório Médico de Especialidade (AMEs). A entrega dos documentos e abertura das propostas está marcada para o próximo dia 26, às 9h30, na sala da Gerência de Licitações (GEL) da SES. O processo licitatório visa contratar empresa de arquitetura e engenharia que fará a elaboração de projetos para execução das obras de construção e serviços de cinco AMEs no Estado. As unidades ambulatoriais serão instaladas nas cidades de Formosa, Goianésia, Posse, cidade de Goiás e Quirinópolis e nos municípios que integram os Consórcios Intermunicipais de Saúde dessas regiões.

O objetivo da Secretaria é, em parceria com as administrações municipais, distribuir a demanda excessiva de Goiânia, que realiza, anualmente, cerca de 3 milhões de procedimentos de média complexidade em saúde, apenas em pacientes que vêm do interior para serem tratados na capital. Os AMEs são centros de diagnóstico e orientação terapêutica que reúnem cerca de 20 especialidades médicas, para atendimento aos pacientes encaminhados pela rede básica de saúde. Cada AME amplia a oferta de serviços ambulatoriais, facilitando o atendimento à população na cidade e região onde foi implantado. Consultas nas áreas de Urologia, Cardiologia, Oncologia, Endocrinologia, Dermatologia e outras especialidades serão oferecidas ao cidadão, com oferta, inclusive, de exames de média complexidade para diagnóstico desses atendimentos.

Segundo dados da SES, 41,75% de todas as demandas por serviços de média complexidade são realizados na capital em pacientes de outros municípios, o que demonstra um alto fluxo de atendimentos e sobrecarrega das unidades de saúde em Goiânia. Ao todo a SES pretende implantar 21 AMEs, contemplando todas as regiões, descentralizando o atendimento médico do Estado e desafogando o complexo médico hospitalar da capital. Em terrenos doados pelas prefeituras, o Estado construirá a obra, ao custo estimado de R$ 15 milhões cada unidade. Outras informações sobre o processo estão disponíveis na GEL (Rua SC 1, nº 299, Parque Santa Cruz, em Goiânia). Clique aqui para ler o Edital.

Fonte: Goiás Agora

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem