Marconi Perillo (PSDB) foi reeleito neste domingo (26), em segundo turno, o governador de Goiás. Perillo liderou as pesquisas de intenção de votos durante toda a campanha.

Com 100% das urnas apuradas, Marconi obteve 57,44% dos votos válidos (1.750.977 votos), contra 42,56% (1.297.592 votos) de Iris Rezende (PMDB). É a terceira vez que Marconi e Iris disputaram o segundo turno. Houve 2,68% dos votos brancos (90.917) e 7,59% nulos (258.019).

No município de Formosa com 100% das urnas apuradas, Marconi obteve 68,53% dos votos válidos (32.163 votos), contra 31,47% (14.772 votos) de Iris. Houve 3,92% dos votos brancos (2.114) e 9,07% nulos (4.895).

A candidatura de Iris foi marcada por uma disputa interna no partido. Após ver o empresário Júnior Friboi desistir da vaga de candidato ao Governo, Iris viu dissidentes do partido migrarem para a campanha tucana.

A campanha

Durante toda a campanha, a oposição se concentrou os ataques ao governador, explorando os principais problemas do Estado. A estratégia de defesa do governador deu resultado e garantiu sua reeleição.

Marconi e Iris Rezende (PMDB) participaram na sexta-feira (24) o último horário eleitoral na televisão antes da votação do segundo turno. Enquanto o tucano afirmou que ganhou mais "maturidade" ao longo dos últimos governos, o peemedebista ressaltou o programa que criou para levar energia elétrica para as zonas rurais.

Ambos os programas tiveram tempo de duração menor que os dez minutos a que cada político tem direito. Eles foram penalizados com base no artigo 55 da Lei nº 9.504/97, que fala sobre veiculação de imagens de realização de pesquisas onde seja possível ver manipulação de dados ou montagem para ridicularizar o adversário.

Em Formosa

A campanha de Perillo foi liderada por ex-prefeitos e do atual prefeito Itamar Barreto. A vice-prefeita e candidata a deputada estadual Argentina Martins (PSDB) foi uma das lideranças que foi às ruas pedir votos durante as eleições de 2014. O candidato a governador fez uma carreata na sexta-feira (24).

Já a campanha de Iris contou com o apoio e suporte do deputado estadual eleito Ernesto Roller (PMDB). Roller foi um importante cabo eleitoral, já que conquistou um eleitorado de 19 mil pessoas nessas eleições só em Formosa.

"Formosa mais uma vez mostra nas urnas carinho e respeito pelo Governador Marconi Perillo. Parabéns Governador por mais essa Vitória", diz a vice-prefeita Argentina Martins (PSDB).
Foto: Marcos Couto

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem