Neste sábado o município de Formosa completa 172 anos de emancipação política. Formosa foi emancipada pela Lei Provincial n.º 1 de 1 de agosto de 1843, desmembrando-se do município de Santa Luzia.

Em comemoração, a Prefeitura de Formosa realizou nesta manhã, na Praça Rui Barbosa diversas atividades. A programação de aniversário contou com atividades esportivas, culturais e sociais.

O evento iniciou na Praça Rui Barbosa às 8h com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais. O hasteamento das bandeiras foi ao som das bandas de Formosa, a programação contou com distribuição do bolo de aniversário, pedalada dos 172 anos, atrações musicais, brinquedos, além da distribuição de algodão doce.

O presidente do Conselho de Pastores, Pastor Ari fez a oração. Logo em seguida o representante do Bispo Dom José Ronaldo fez a bênção.

Nos dias 1 e 2 de agosto acontece o Festival Formosa de Voo Livre com Parapente, Asa Delta, Paraquedismo e Planador. As competições serão das 13h às 16, decolagem será da Rampa de São Pedro e o pouso no Aeródromo de Formosa.

Na área de esportes acontece a ‘Pedalada 172 anos’ logo em seguida no Centro Esportivo Saída Sul, vai acontecer os eventos esportivos. Haverá Futebol de campo (masculino), vôlei de areia, futevôlei, futsal feminino, futebol de golzinho, basquete 3x3, basquete de cadeirantes e skatistas na quadra.

Curiosidades

O primeiro nome de Formosa foi Arraial dos Couros. O que iria se tornar o município de Formosa, foi criada na segunda metade do século XVII como desdobramento do município de Luziânia, nessa época também Arraial. Sabe-se que as primeiras casas foram erguidas por negros fugindo da febre amarela, que estaria dizimando os moradores de um outro Arraial, o de Santo Antônio do Itiquira, na barra do rio Itiquira com o rio Paranã.

Em 1767, o padre Antônio Francisco de Melo celebrou a primeira missa na Casa de Oração de Couros.

Um marco histórico foi a instalação da Estação Fiscal de Registro da Lagoa Feia, em fevereiro de 1736, por ordem do rei de Portugal, que temia a evasão do ouro e o não pagamento dos tributos. Somente em 1843, o arraial foi elevado à categoria de vila e, pela primeira vez, apareceu o nome Formosa: Vila Formosa da Imperatriz.

O primeiro prefeito de Formosa foi o Sr. Lázaro de Melo Álvares, em 1844.

Galeria

Confira as fotos









pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem