Nesta quinta (6), a Associação das Pessoas com Deficiência de Formosa – Adffor – reuniu-se com o Chefe do Executivo local, Itamar Barreto, com o Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Faleiro, e com o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Udival Gomes.

Pela manhã, a Adffor reuniu-se com o Secretário de Saúde e o Presidente do Conselho, para discutir as parcerias e, principalmente, tratar de questões que estão atrapalhando a concessão do Passe Livre para as pessoas com deficiência: ilegibilidade dos laudos e demora no atendimento por parte do médico especialista.
De pronto, o Secretário mostrou-se empenhado em resolver a questão. Sugeriu que a Associação verificasse com o Prefeito a possibilidade de um/a assistente social ir à Adffor uma vez por semana, para atender as pessoas, realizar a triagem e marcar o atendimento com o/a médico/a especialista, que é quem atesta a deficiência. De sua parte, a Adffor deve disponibilizar o formulário, nos moldes do que é exigido para o Passe Livre federal.
Udival Gomes, por sua vez, colocou-se à disposição, para dar maior concretude à parceria que já existe com o Conselho Municipal de Saúde.
Outras ações deverão ser discutidas posteriormente, após a reunião do dia 13 de março, às 14 horas, com todo o secretariado municipal.
À tarde, o prefeito Itamar Barreto esteve na sede da Associação, acompanhado do Secretário de governo, Marcelo Magalhães.
A Adffor falou de sua proposta para Formosa e pontuou algumas questões, dentre elas a viabilidade de um/a assistente social realizar atendimento na sede da Associação, uma vez por semana. O prefeito mostrou-se empenhado em colocar em prática as ações propostas pela Adffor e, de imediato, atendeu à demanda inicial.
Depois, várias outros itens da pauta foram discutidos: acessibilidade nos prédios públicos; cumprimento e, se necessário, revisão da legislação; projeto para eliminar barreiras, em particular nas calçadas e espaços públicos; elaboração de projetos e políticas públicas com a participação da Adffor; participação da Adffor na elaboração do Plano de Municipal de Mobilidade Urbana, até o final de 2014, como determina a Lei; elaboração de projetos para busca de recursos federais; obediência à regra de destinar o percentual de 5% das residências do Minha Casa Minha Vida para pessoas com deficiência; e doação de terreno para construção da sede da Associação. O debate foi profícuo, e o prefeito afirmou que quer começar já a executar os termos da parceria, que devem ser fixados nos próximos dias.
A Adffor destacou que quer ser protagonista das ações em prol de uma Formosa Acessível e reiterou seu intento de firmar parcerias com toda a sociedade formosense e com todas as instâncias de poder público, dos três poderes e das três esferas.
Na próxima semana (13), a Adffor se reúne com todo o secretariado municipal, para apresentar a proposta Formosa Acessível e discutir parcerias.
Dia 22 de março, em parceria com o Instituto Itiquira, será realizado o I Sarau + Brechique da Acessibilidade e da Inclusão. Em 16 de abril, o I Fórum da Aessibilidade e da Inclusão, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Se você quer ser parceiro/a da Adffor, por uma Formosa Acessível, entre em contato:
https://www.facebook.com/groups/pessoacomdeficienciafsa/requests/?notif_t=group_r2j
https://www.facebook.com/adffor
8404 6128 – Lúcia Resende (relações públicas)

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem