VOCÊ SABIA QUAL É A MAIOR MANCHA DE POLUIÇÃO E LIXO DO PLANETA?
A maior mancha de sujeira do planeta, ocasionada pelos seres humanos, encontra-se no Oceano Pacifico, entre o Havaí e a Califórnia, resultante do lixo jogado nas praias, dos navios, conduzido pelas correntes marinhas que convergem naquela região, formando uma mancha de 1.000.000 km2, realmente um milhão de quilômetros quadrados. E o homem vai prosseguindo sua saga destruidora da Natureza. E, certamente, ela está começando a cobrar pesado.

VAMOS MUDAR O MUNDO?
Menos complicação, mais simplicidade. Menos ódio, mais amor. Menos orgulho, mais humildade. Menos ignorância, mais instrução. Menos tambores, mais violinos. Menos discursos, mais projetos. Menos teorias, mais ações. Menos armas, mais artes. Menos drogas, mais esportes. Menos violência, mais solidariedade. Menos criminalidade, mais trabalho. Menos ter, mais ser. Menos botas, mais sandálias. Menos egoísmo, mais compaixão. Menos álcool, mais fé. Menos promessas, mais realizações. Menos desejos, mais obras. Menos doutrinas, mais caridade. Menos críticas, mais elogios. Menos conflitos, mais fraternidade. Menos pressa, mais paciência. Menos vaidade, mais naturalidade. Menos concreto, mais natureza. Menos agressões, mais respeito. Menos prepotência, mais civilidade. Menos imposição, mais consideração. Menos aparência, mais interior. Menos artificialismo, mais consciência.

BANQUEIROS CARAS DE PAU
Algum juiz tem de abrir uma LAVA-JATO, qualquer outro nome serve, para analisar o crime que os banqueiros brasileiros se enquadram, talvez seja mais correto o de EXTORSÃO, que quer dizer cobrança de taxa abusiva, pois eles têm a ousadia, a liberdade e a cara de pau de cobrarem cerca de 435% ao ano o juros do cartão de crédito, cerca de 30 vezes mais do que a SELIC, do Banco Central, mais de 10 vezes do qualquer outro país do globo terrestre, numa afronta ao povo, que se submete calado, passivo, omisso, num obstáculo imenso aos esforços do governo para reabilitar a economia. Basta ver, na América do Sul, que o país que vem em segundo lugar no ranking da cobrança da taxa de juros é o Peru, onde os bancos cobram 43%... 43%! Inadmissível! Inacreditável! Acorda Brasil!

O CÚMULO DA IRONIA
A CAESB informou que vai começar o racionamento d'água dia 23/11, apresentando os dias que em que ocorrerão o racionamento e as cidades atingidas. Sem contar que estão fazendo um racionamento seletivo, pois não aparece na relação racionamento no Plano Piloto, Sudoeste, Noroeste e Lagos Sul e Norte, o cúmulo da ironia é realizar o racionamento logo em Vicente Pires, cidade construída em cima de umas 50 nascentes de água. Soterraram, mataram, passaram o asfalto em cima, construíram condomínios em cima de dezenas de nascente. Aquela região, quando aqui cheguei em 1966 era um brejo, com nascentes, córregos, riachos e rios que fluíam para o Lago Paranoá. Desde 1986 venho escrevendo e alertando sobre a situação do meio ambiente, apelido que demos a nossa Mãe Natureza. Alguns fantasmas de muitos amigos que já morreram devem estar rolando de rir nos túmulos, se não fosse uma situação trágica e estarrecedora.

A INVEJA
A inveja, neta da incapacidade com o desgosto, filha da incompetência com o complexo de inferioridade, sobrinha da ignorância, da ambição e da cobiça, esposa do ciúme, mãe da perversidade, do crime, da violência e da traição, tia da intriga, da difamação e da calúnia, avó do desassossego, da infelicidade e do infortúnio, é o mais arrasador, trevoso e infernal dos sentimentos humanos.

ESTRADAS BRASILEIRAS X POLÍTICOS BRASILEIROS
Com as chuvas, as estradas brasileiras, onde apenas tapam os buracos nas secas, tipo sonrisal, começaram a esburacar e os veículos de todos os tipos voltaram a sofrer os impactos e os motoristas a pagarem o pato. Por que, das 20 melhores estradas do Brasil, 19 encontram-se no Estado de São Paulo? Porque são privatizadas. Estradas com até 5 faixas em cada mão, telefone a cada 50 km, ambulância com os anjos do asfalto à disposição, bons acostamentos, asfaltos de grossa camada, dentre outros benefícios ao motorista que, logicamente, paga o pedágio, mas sente-se bem. Por que temos estradas no país que foram feitas há mais de 60 anos e ainda só tem uma via? Naquele tempo o trânsito era muito, mas muito menor do que hoje, daí verificarmos um incrível número de acidentes com batidas frontais, onde morrem em todo o território nacional cerca de 50.000 brasileiros por ano. A vida para os políticos não tem nenhum valor. Ora, estradas com duas mãos são impossíveis para a circulação nacional de veículos, porque são mortais, ainda mais em péssima situação de conservação. Por que os governos federais, estaduais e municipais não transferem as estradas para a iniciativa privada? Para onde vão os IPVA, as multas que pagamos pelos milhares de pardais existentes? Ah! Lembrei! As estradas, certamente, são potenciais fornecedoras de recursos para o propinoduto!

Marcos Garzon
Escritor, empresário, advogado, publicitário, especialista em marketing de transformação, escritor com mais de 100 livros publicados e distribuído sobre o tema responsabilidade socioambiental. Curta e fique por dentro sobre a defesa do meio ambiente:
https://www.facebook.com/Marcos-Garzon-515090675191698/
https://www.youtube.com/watch?v=y7ySuWB
http://www.marcosgarzon.eco.br

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem