Uma equipe de filmagem da Imagina Filmes do Rio de Janeiro (RJ), veio à Formosa na última quarta-feira (16), para filmagens na Escola Municipal Projeto Paranã.

O documentário a ser realizado pela produtora de filmes, será sobre o Mais Educação, um programa do governo que garante atividades em tempo integral na escola.

O foco do documentário, que inclusive é patrocinado pela UNESCO, é ver como o programa Mais Educação está mudando a vida das pessoas fora da zona urbana. O projeto da UNESCO vai viabilizar 10 documentários pelo Brasil, mostrando cada característica.

O documentário será reproduzido no Seminário Internacional sobre Educação Integral.

A Escola Municipal Projeto Paranã promove o ensino fundamental, médio e possui o programa Mais Educação que garante atividades em tempo integral. Localizada a 56 quilômetros de Formosa, a escola superou muitas dificuldades e se destacou por ser uma de poucas que conseguem levar a comunidade para dentro da escola.

Diretora da Escola Municipal Projeto Paranã
concedendo entrevista para o documentário
Talvez um dos maiores patrimônios da Escola Municipal seja a Horta que possui a extensão de 1 hectare. Ela é composta por produtos orgânicos, que é um alimento sadio, limpo, cultivado sem agrotóxicos e sem fertilizantes químicos.

Nela é cultivada cebolinha, coentro, alface, beterraba, cenoura, couve, abobrinha, tomate, quiabo, jiló, pepino, etc. que são utilizados na alimentação escolar. “Vagner é fantástico” elogiou a diretora Ana Paula ao coordenador da Horta. A escola inclusive faz a distribuição dos legumes, verduras e frutas para outras escolas. Vale ressaltar que na horta cada turma tem o seu canteiro para cuidar.

A UnB, comissão da ONU para Alimentação e Agricultura, Ministério da Educação e 5 países visitaram a horta. A horta portanto, acabou se tornando parte da vida dos alunos que implementaram a ideia em suas casas. Segundo estimativa da diretora Ana Paula Monteiro, mais de 20 famílias criaram hortas em suas casas pelo pedido dos alunos.

Por meio de concursos que instigam a capacidade e a criatividade dos estudantes, a escola promove o interesse do aluno para a educação.

Galeria

Confira as fotos da visita no álbum da fanpage do Entorno Urgente no facebook.

1 Comentários

  1. Aldimar, parabéns pela reportagem! Excelente texto, excelente trabalho! Você é muito abençoado!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem