O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás teve um aumento de 5,9% em fevereiro de 2025, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. Esse crescimento foi principalmente impulsionado pelo desempenho favorável da agropecuária, que cresceu 15%, e pela indústria, que teve um aumento de 3,4%. Por outro lado, o setor de serviços teve uma queda de 4,5%.

Essas informações estão presentes no relatório mensal publicado pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB). O documento destaca que na indústria, os setores que mais se sobressaíram foram os serviços industriais de utilidade pública, com um crescimento de 7,6%, a construção civil, com 5,6%, e a indústria de transformação, que teve um aumento de 2,2%.

O desempenho positivo da agropecuária foi sustentado pelo crescimento na produção de grãos no estado, especialmente soja e milho, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os serviços, houve um aumento significativo nos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios, que cresceram 12,9%, assim como os serviços de informação e comunicação (2,9%) e os serviços prestados às famílias (2,0%).

Variações
No acumulado do ano, o PIB goiano teve um crescimento de 4,9%, com taxa positiva na agropecuária (15,3%) e na indústria (2,3%). Em relação à variação acumulada nos últimos 12 meses, houve um crescimento de 3,3%, com a indústria registrando 4,3%, os serviços com 2,8% e a agropecuária com 1,2%.

Na comparação mensal, com ajustes sazonais, o PIB de Goiás apresentou um aumento de 1,1% em fevereiro em relação a janeiro de 2025.

Com informações da Agência Cora

pessoas comentaram

Postagem Anterior Próxima Postagem